Termogênicos para o treino

Termogênicos para acelerar o seu treino

Se você treina ou começou a malhar há pouco tempo, provavelmente já ouviu falar em termogênicos. Mas será que eles fazem mal? Como eles agem no organismo? Quais são as marcas mais confiáveis?

+ O que você precisa saber sobre suplementos alimentares 

Vamos responder todas essas perguntas e tirar suas dúvidas de uma vez por todas!

O que são termogênicos

Termogênicos para acelerar o seu treino

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Resumidamente, os termogênicos estimulam a queima de gordura e ainda melhoram a concentração e desempenho físico. Mas isso funciona mesmo? E como o medicamento age no corpo?

Todos os dias, nosso corpo realiza o processo termogênico – é daí que vem o nome do produto. Ele acontece quando o nosso organismo transforma nutrientes em energia para manter o calor e fazer com o que tudo continue funcionando do jeito certo.

O combustível mais utilizado para obter essa energia é, é claro, o tecido adiposo – ou, como a gente conhece BEM: a gordura.

A gente já faz esse processo mesmo quando estamos parados, mas dá pra estimular a termogênese com atividade física (é óbvio) para gerar aumento de calor e, surpreendentemente, com comida. Pois é. Alguns alimentos aceleram esse processo!

A cafeína, por exemplo, presente no café, estimula a produção de uma substância chamada noradrenalina que aumenta a freqüência cardíaca e eleva o calor do corpo e a termogênese.

O consumo dos alimentos que agem dessa maneira aumentou entre aqueles que querem emagrecer e que fazem atividade física. Consequentemente, a indústria farmacêutica se aproveitou da onda e criou os suplementos termogênicos.

Aqueles com base de cafeína prometem que a pessoa tenha mais resistência durante os treinos e consiga queimar mais calorias e existem outros tipos que agem durante o processo de digestão.

Como eles agem no organismo

Termogênicos para acelerar o seu treino

Eles aumentam a temperatura corporal e os batimentos cardíacos. Como falamos anteriormente, isso dá mais disposição e energia para treinar. O sangue circula em velocidade mais elevada e as veias ficam dilatadas. Porém, as substâncias termogênicas nos suplementos legalizados pela ANVISA é inferior à necessária para emagrecer sem a prática de atividades físicas regulares.

A presidente do departamento de obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Rosana Radominski, disse o seguinte em uma entrevista para o Terra: “A efedrina ajudaria a perder peso se ingerida em altas doses, mas aí vêm os riscos”. Com isso, o efeito desses produtos é como o de um placebo. O mesmo acontece com suplementos a base de L-Carnitina e Taurina – aminoácidos já produzidos pelo organismo. “Eles também não aumentam o gasto de energia e não ajudam a emagrecer”, disse Rosana.

O personal trainer Bruno Franco, também em entrevista para o Terra, disse que os termogênicos à base de efedrina e anfetaminas tinham um efeito mais rápido, mas os produtos vendidos hoje com substâncias legais não promovem o mesmo efeito: “As doses de taurina e cafeína são baixas, por isso os termogênicos aumentam muito pouco o gasto calórico”, disse o personal.

Muitas pessoas acabam aumentando a dose para compensar a concentração da substância, mas isso é um perigo!

Quando ingerir

Termogênicos para acelerar o seu treino

É fundamental saber a hora de ingerir o medicamento para reduzir os efeitos colaterais e os riscos do consumo. Você só pode tomar termogênico antes dos treinos e apenas nos dias em que for malhar. Não tome antes de dormir e nem ingira o medicamento por muito tempo para não sobrecarregar o organismo.

O consumo excessivo pode levar a problemas cardiovasculares, neurológicos, desencadear ansiedade generalizada ou uma síndrome do pânico. Por isso, visite um médico e faça uma consulta especializada antes de começar a tomar termogênicos.

A recomendação dos fabricantes é ingerir três cápsulas, três vezes por dia, junto com as principais refeições.

Therma Pro Hardcore

Termogênicos para acelerar o seu treino

Esse termogênico é feito à base de extrato de guaraná e tem altas concentrações de cafeína. Você deve ingerir duas cápsulas 30 minutos antes do treino e, se você não tem uma rotina certinha, o ideal é consumir duas cápsulas de Therma Pro 15 minutos antes do café da manhã.

Vale dizer: ele não tem outros elementos nutricionais adicionais, como carboidratos ou vitaminas.

Compre

Oxylin Pro Arnold

Termogênicos para acelerar o seu treino

A fórmula desse termogênico ajuda a reduzir o apetite e cria uma sensação de satisfação – o que, é claro, melhora o humor e o bem estar. O recomendado é consumir uma cápsula por dia conforme orientação do seu médico.

Compre

Lipo 6 e Lipo 6 Black

Termogênicos para acelerar o seu treino

Esses dois termogênicos estão entre os melhores e mais conhecidos do mercado. O Lipo 6 Black oferece vários benefícios apesar de ser considerado uma das versões mais agressivas da linha. A combinação da cafeína e da sinefrina em sua composição pode ser perigosa para quem tem problemas cardíacos, então, não tome se você não está com os exames em dia e se não consultou um médico.

Compre

OxyElite Pro

Termogênicos para acelerar o seu treino

O foco deste termogênico é queimar gordura na região abdominal e reduzir o apetite. Ele também tem em sua composição ativos estimulantes que aumentam a sua energia, melhorando o desempenho durante a atividade física.

A venda do OxyElite Pro com dimetilamilamina (DMAA) foi proibida no Brasil. Por isso, a USPLabs inovou desenvolvendo uma nova formula que não possui a substância.

A sugestão do fabricante é consumir uma cápsula de preferência 15 a 30 minutos antes do café da manhã (se você treina todos os dias, é claro).

Compre

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »