Se você treina ou começou a malhar há pouco tempo, provavelmente já ouviu falar em termogênicos. Mas será que eles fazem mal? Como eles agem no organismo? Quais são as marcas mais confiáveis?
+ O que você precisa saber sobre suplementos alimentares
Vamos responder todas essas perguntas e tirar suas dúvidas de uma vez por todas!
O que são termogênicos
Resumidamente, os termogênicos estimulam a queima de gordura e ainda melhoram a concentração e desempenho físico. Mas isso funciona mesmo? E como o medicamento age no corpo?
Todos os dias, nosso corpo realiza o processo termogênico – é daí que vem o nome do produto. Ele acontece quando o nosso organismo transforma nutrientes em energia para manter o calor e fazer com o que tudo continue funcionando do jeito certo.
O combustível mais utilizado para obter essa energia é, é claro, o tecido adiposo – ou, como a gente conhece BEM: a gordura.
A gente já faz esse processo mesmo quando estamos parados, mas dá pra estimular a termogênese com atividade física (é óbvio) para gerar aumento de calor e, surpreendentemente, com comida. Pois é. Alguns alimentos aceleram esse processo!
A cafeína, por exemplo, presente no café, estimula a produção de uma substância chamada noradrenalina que aumenta a freqüência cardíaca e eleva o calor do corpo e a termogênese.
O consumo dos alimentos que agem dessa maneira aumentou entre aqueles que querem emagrecer e que fazem atividade física. Consequentemente, a indústria farmacêutica se aproveitou da onda e criou os suplementos termogênicos.
Aqueles com base de cafeína prometem que a pessoa tenha mais resistência durante os treinos e consiga queimar mais calorias e existem outros tipos que agem durante o processo de digestão.
Como eles agem no organismo
Eles aumentam a temperatura corporal e os batimentos cardíacos. Como falamos anteriormente, isso dá mais disposição e energia para treinar. O sangue circula em velocidade mais elevada e as veias ficam dilatadas. Porém, as substâncias termogênicas nos suplementos legalizados pela ANVISA é inferior à necessária para emagrecer sem a prática de atividades físicas regulares.
A presidente do departamento de obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Rosana Radominski, disse o seguinte em uma entrevista para o Terra: “A efedrina ajudaria a perder peso se ingerida em altas doses, mas aí vêm os riscos”. Com isso, o efeito desses produtos é como o de um placebo. O mesmo acontece com suplementos a base de L-Carnitina e Taurina – aminoácidos já produzidos pelo organismo. “Eles também não aumentam o gasto de energia e não ajudam a emagrecer”, disse Rosana.
O personal trainer Bruno Franco, também em entrevista para o Terra, disse que os termogênicos à base de efedrina e anfetaminas tinham um efeito mais rápido, mas os produtos vendidos hoje com substâncias legais não promovem o mesmo efeito: “As doses de taurina e cafeína são baixas, por isso os termogênicos aumentam muito pouco o gasto calórico”, disse o personal.
Muitas pessoas acabam aumentando a dose para compensar a concentração da substância, mas isso é um perigo!
Quando ingerir
É fundamental saber a hora de ingerir o medicamento para reduzir os efeitos colaterais e os riscos do consumo. Você só pode tomar termogênico antes dos treinos e apenas nos dias em que for malhar. Não tome antes de dormir e nem ingira o medicamento por muito tempo para não sobrecarregar o organismo.
O consumo excessivo pode levar a problemas cardiovasculares, neurológicos, desencadear ansiedade generalizada ou uma síndrome do pânico. Por isso, visite um médico e faça uma consulta especializada antes de começar a tomar termogênicos.
A recomendação dos fabricantes é ingerir três cápsulas, três vezes por dia, junto com as principais refeições.
Therma Pro Hardcore
Esse termogênico é feito à base de extrato de guaraná e tem altas concentrações de cafeína. Você deve ingerir duas cápsulas 30 minutos antes do treino e, se você não tem uma rotina certinha, o ideal é consumir duas cápsulas de Therma Pro 15 minutos antes do café da manhã.
Vale dizer: ele não tem outros elementos nutricionais adicionais, como carboidratos ou vitaminas.
Oxylin Pro Arnold
A fórmula desse termogênico ajuda a reduzir o apetite e cria uma sensação de satisfação – o que, é claro, melhora o humor e o bem estar. O recomendado é consumir uma cápsula por dia conforme orientação do seu médico.
Lipo 6 e Lipo 6 Black
Esses dois termogênicos estão entre os melhores e mais conhecidos do mercado. O Lipo 6 Black oferece vários benefícios apesar de ser considerado uma das versões mais agressivas da linha. A combinação da cafeína e da sinefrina em sua composição pode ser perigosa para quem tem problemas cardíacos, então, não tome se você não está com os exames em dia e se não consultou um médico.
OxyElite Pro
O foco deste termogênico é queimar gordura na região abdominal e reduzir o apetite. Ele também tem em sua composição ativos estimulantes que aumentam a sua energia, melhorando o desempenho durante a atividade física.
A venda do OxyElite Pro com dimetilamilamina (DMAA) foi proibida no Brasil. Por isso, a USPLabs inovou desenvolvendo uma nova formula que não possui a substância.
A sugestão do fabricante é consumir uma cápsula de preferência 15 a 30 minutos antes do café da manhã (se você treina todos os dias, é claro).
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso