Hoje em dia muita gente toma suplementos. Seja pra ajudar a ter resultados, seja pra fazer aquele lanche entra as refeições, o fato é que o consumo de suplementos tem aumentado.
Isso acontece principalmente pois as pessoas estão aprendendo sobre eles e perdendo o medo de experimentar. Primeiramente, lembramos que SUPLEMENTOS NÃO TEM NADA A VER COM ANABOLIZANTES.
- Top melhores lojas para comprar suplementos
- Funções dos suplementos alimentares
- 5 hábitos matinais que podem estar te fazendo engordar
Não vamos falar sobre isso nesse port, mas se você ainda acha que são sinônimos, dá uma pesquisada rápida no google pra ver o tamanho da bobagem.
Então, vamos descrever cada um dos principais suplementos do mercado, pra você ficar por dentro quando o pessoal for conversar sobre isso:
Proteína
(ou o que a turma chama de “WHEY PROTEIN”)
Nem toda proteína é Whey Protein, tá? Whey Protein é a proteína do soro do leite. De qualquer forma, esses suplementos só de proteína são um bom jeito de adicionar proteína na nossa dieta. Serve tanto pra quem quer ganhar massa muscular, quanto pra quem quer manter o peso ou até emagrecer e definir a musculatura. Também pode ser tomado entre as refeições ou após o treino de musculação. Ah, tem as barrinhas de proteína também.
Servem pra mesma coisa, porém, a sua absorção adequada vai depender da mastigação correta, o que, convenhamos, é bem difícil. Melhor beber, rs.
Carboidratos
Podem ser líquidos, em pó ou em gel (meu preferido). Basicamente servem para dar energia para treinar. Fazer exercício sem um estoque adequado de carbos vai fazer você render bem menos.
Creatina
Muito útil para melhorar a performance nos treinos de musculação mais pesados. Vem sendo muito pesquisada e apresentando bons resultados para quem quer aumentar a massa muscular. Efeitos colaterais de uso por períodos prolongados ainda não estão muito claros, portanto, é bom controlar o uso e fazer pausas periódicas (sugestão: pausa mensal a cada trimestre).
Hipercalóricos
(apelidado popularmente de “MASSA”)
São vendidos em pó e contém carboidratos e proteínas. Alguns são enriquecidos com vitaminas e minerais. Dependendo do caso, podem funcionar como substituto de alguma refeição. É bastante útil pra quem quer ganhar massa muscular. Incluir 2 refeições diárias com hipercalóricos entre as 3 principais refeições (café, almoço e janta) é um bom jeito de aumentar de peso, sem ganhar gordura corporal.
Termogênicos
Já falamos deles em outro post. Eles têm uma vantagem: aceleram o metabolismo, fazem com que gastemos mais calorias em repouso e dão um “gás” a mais no treino. Porém, tem muitas desvantagens e podem ser deixados de lado. Qualquer resultado que você queira pode ser atingido sem o uso de termogênicos. Economize.
BCAA, Glutamina e outros aminoácidos
Estão presentes em muitos hipercalóricos e suplementos de proteínas. São vendidos isoladamente também. Apesar de muita gente jurar que conseguem resultados com eles, os estudos ainda não são muito claros quanto à eficácia e aos efeitos colaterais da suplementação isolada desses aminoácidos. Por isso, prefiro não recomendar. Não porque ache que vai fazer mal. Mas principalmente porque talvez você gaste dinheiro à toa.
O principal de tudo é: tenha paciência e LEIA A INFORMAÇÃO NUTRICIONAL SEMPRE. De tudo. Isso ensinará você a comparar os diferentes suplementos e saber o que está comprando. Comprar marcar baratas muitas vezes também pode ser uma má ideia. Prefira fabricantes conhecidos e que tenham um telefone ou email pra você ligar em caso de problemas. Bons treinos e boa suplementação!
>> Texto colaborativo de Diego Paladini. Personal trainer, mestre em Educação Física e MBA em Marketing. Cansado de ver tanta gente sedentária, resolveu dar dicas sobre como ter mais qualidade de vida na correria do dia a dia (Confira mais dicas em Saúde na Rotina).
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso