5 hábitos matinais que podem estar te fazendo engordar

Todos já passamos por isso: você se compromete a perder alguns quilos, mas eles parecem tão empenhados em ficar por perto que você quase enlouquece. Você diminuiu na quantidade de lanches impróprios de madrugada, parou de comer fast food, largou até o happy hour mas não perde peso de jeito algum. Então, o que você está fazendo de errado?

“O maior erro que as pessoas cometem quando tentam perder peso é começar o dia com o pé esquerdo”, diz Susan Peirce Thompson, Ph.D., presidente do Instituto de Perda de Peso Sustentável. Aqueles primeiros momentos de vigília estabelecem as bases para as escolhas que você fará no resto do dia – e todos os dias depois – por isso é vital estabelecer bons hábitos.

Você dorme demais

5 hábitos matinais que podem estar te fazendo engordar

Todo mundo já ouviu falar que dormir pouco pode te fazer ganhar peso, graças ao níveis elevados do hormônio estimulante do cortisol no organismo. Mas o oposto – dormir demais – pode ser até pior. Um estudo publicado no periódico PLOS One descobriu que dormir mais de 10 horas por noite também aumentou o risco de ter um IMC maior comparado com aqueles que dormem entre sete e nove horas por noite.

Então, não exagere.

Você se prepara para sair no escuro

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Se você mantém as janelas fechadas depois de acordar, você pode estar perdendo os benefícios da luz solar, de acordo com outro estudo publicado no jornal PLOS One.

Os autores do estudo sugerem que as pessoas que curtiram um pouco de sol logo no início da manhã tiveram IMCs significativamente menores do que aqueles que não o fizeram, independentemente do quanto elas comessem. De acordo com o estudo, apenas 20 a 30 minutos de luz do dia é suficiente para afetar o IMC, mesmo quando está nublado. Isso porque seu corpo sincroniza seu relógio interno – incluindo seu metabolismo torrencial – usando as ondas de luz azul do sol da madrugada como guia.

Você não arruma a cama

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Uma pesquisa da National Sleep Foundation descobriu quem arruma a cama antes de dormir está 19% mais propenso a ter uma boa noite de sono em comparação com aqueles que não fazem o mesmo. O mesmo resultado foi descoberto comparando pessoas que arrumavam a cama de manhã daquelas que simplesmente deixavam a cama bagunçada.

A correlação é simples: pessoas que arrumam a cama para dormir garantem um sono mais confortável e sem interrupções – como um travesseiro mal colocado que força o pescoço, por exemplo, ou uma colcha pesada que impede, sutilmente, a qualidade do seu sono profundo. E, como já falamos acima, um sono de qualidade é garantia de um corpo funcionando da melhor maneira possível.

O mesmo vale para a manhã: quem arruma a cama de manhã costuma seguir outros hábitos saudáveis, como preparar um café da manhã agradável. Isso pode parecer bobeira mas Charles Duhigg, autor de The Power of Habit, escreve em seu livro que arrumar a sua cama na manhã pode gerar outros bons comportamentos, como fazer um almoço saudável. Ao mesmo tempo, Duhigg também escreve que aqueles que fazem suas camas regularmente são melhores em manter orçamentos – uma demonstração de força de vontade que pode ser transferida para manter sua contagem de calorias sob controle.

Você não se pesa pela manhã

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Quando os pesquisadores da Universidade Cornell rastrearam 162 homens e mulheres acima do peso durante dois anos, descobriram que aqueles que se pesavam todos os dias eram mais bem sucedidos quando se tratava de perder peso – e não engordar de novo. E o melhor momento para fazer isso é pela manhã, quando seu peso está “naturalmente mais baixo”, diz Lisa Jones, porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética da Pensilvânia. A medida será mais precisa (depois de uma noite de metabolização, você estará carregando menos peso de água), e você vai se sentir motivado a continuar emagrecendo.

Você pula o café da manhã

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Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv descobriram que as pessoas que faziam dietas bem sucedidas comiam um café da manhã balanceado com cerca de 600 calorias de proteína magra, carboidratos e um pouco de açúcar. Elas relataram sentir menos fome e menos desespero para comer besteira no resto do dia em comparação com aqueles que comeram um café da manhã fraco.

Elas também eram melhores em manter seus limites calóricos. Além disso, elas tiveram níveis mais baixos do hormônio da fome depois das refeições. Os pesquisadores sugerem que é possível que a satisfação de suas vontades logo de manhã possa ajudar a impedir que você se sinta privado de alimento, inconscientemente achando que morrer de fome no fim do dia.

E aí, descobriu o que está fazendo de errado? Então, é hora de mudar!

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