8 coisas que acontecem quando você para de beber álcool

Talvez aquela taça diária de vinho recomendada pelos especialistas tenha dobrado ou triplicado, ou, quem sabe, você anda exagerando na quantidade de latinhas de cerveja que bebe ao longo da semana.

Se você quer fazer um detox, melhorar sua dieta ou tentar evitar um problema grave de vício em bebidas alcoólicas, largar o álcool pode ser complicado – mas os benefícios valem o esforço, diz Dr. Damon Raskin, um médico de Los Angeles certificado para tratar dependentes de álcool.

“Dar um tempo no álcool, mesmo que esse tempo dure apenas algumas semanas, é uma boa ideia, especialmente se você consome regularmente mais que o limite diário recomendado”, explica Raskin.
Além disso, se você acha que a bebida está afetando seu trabalho ou relacionamentos – por mais que você não goste de admitir – é hora de considerar dar um tempo na bebida.

Para te dar uma força, veja 8 coisas que acontecem quando você para de beber álcool:

Você vai dormir melhor

8 coisas que acontecem quando você para de beber álcool

Um estudo recente divulgado no jornal Alcoholism: Clinical & Experimental Research apontou que beber antes de dormir aumenta os padrões de ondas alfa no cérebro – um tipo de atividade cerebral que geralmente ocorre quando você está acordado, mas está descansando. O resultado? Um sonho “quebrado”.

Outro compilado de 27 estudos apontou que por mais que o álcool possa fazer com que algumas pessoas peguem no sono com maior facilidade, ele afeta seriamente a qualidade do sono depois desse período de repouso inicial. Ou seja: beber antes de dormir acaba com a qualidade do seu sono. E se você ainda não sabe, os benefícios de uma noite de sono bem aproveitada incluem um humor melhor, aumento da concentração e do desempenho mental.

Você vai comer menos

8 coisas que acontecem quando você para de beber álcool

De acordo com um estudo publicado no American Journal of Nutrition, o álcool é um dos maiores impulsionadores do consumo excessivo de alimentos. Isso pode acontecer porque o álcool aumenta os nossos sentidos, de acordo com um novo estudo publicado na revista Obesity.

Os pesquisadores descobriram que algumas mulheres que receberam uma “infusão” de álcool equivalente a cerca de duas bebidas comeram 30% mais alimentos que aquelas que receberam uma solução salina.

Mesmo uma intoxicação leve aumentou a atividade cerebral das mulheres no hipotálamo, tornando-as mais sensíveis ao cheiro dos alimentos e incitando-as a comer mais.

Mas talvez você queira comer mais doces

8 coisas que acontecem quando você para de beber álcool

O açúcar aumenta os níveis da dopamina química de “recompensa”, que alimenta os sentimentos de prazer, diz Raskin. O álcool faz o mesmo. Portanto, é muito possível que, quando você largar uma substância, você vai desejar a outra. “Não se surpreenda se você tentar obter o mesmo prazer comendo algo doce”, diz ele.

Você vai emagrecer

8 coisas que acontecem quando você para de beber álcool

O álcool tem uma maneira furtiva de aumentar sua ingestão diária de calorias sem que você perceba. Uma margarita pode conter 300 calorias ou mais, principalmente por causa do açúcar – e uma deliciosa piña colada pode ter 450 calorias!

Um estudo apontou que os homens consumiram 433 calorias adicionais naqueles dias que eles bebem uma quantidade “moderada” de álcool. Para as mulheres, são 300 calorias. Corte o álcool da sua dieta – e não os substitua por sobremesas – e você começará a perder peso sem muito esforço.

Sua pele vai melhorar

8 coisas que acontecem quando você para de beber álcool

Dentro de alguns dias, você notará sua pele mais bonita e hidratada. Isso porque o álcool é um diurético, e ele te faz fazer mais xixi, diz Raskin. O álcool também diminui a produção do hormônio antidiurético, o que ajuda o corpo a reabsorver a água. (Menos água no corpo é igual a pele feia).

O ressecado nas suas bochechas e ao redor do nariz também podem começar a desaparecer e outras condições da pele – como a caspa, eczema ou rosácea – também podem melhorar, diz Raskin.

Você vai economizar dinheiro

8 coisas que acontecem quando você para de beber álcool

Beber – especialmente um bom vinho ou whisky – é um hábito caro. Tire um tempo para fazer as contas, somando o que você gasta em bebidas em casa e na rua. O resultado pode te fazer parar de beber rapidinho.

Talvez você se sinta deslocado, mas fique forte!

8 coisas que acontecem quando você para de beber álcool

É importante entender que em alguns momentos você pode sentir que está de fora, principalmente em festas e isso pode ser bem desagradável, diz Raskin. “As pessoas costumam usar o álcool como um lubrificante para as emoções, e quando elas param de beber podem se sentir agitadas e inquietas”, acrescenta.

Porém, você precisa ficar firme e entender que o ser humano se acostuma com absolutamente tudo nessa vida, e a pausa é por um bem maior: o seu.

O risco de câncer vai diminuir

8 coisas que acontecem quando você para de beber álcool

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o uso de álcool tem sido associado a um risco aumentado de câncer de boca, fígado, mama, cólon e reto. O risco aumenta quanto mais você bebe. Por outro lado, estudos múltiplos demonstraram que o consumo moderado de álcool pode diminuir a probabilidade de problemas cardíacos. Mais pesquisas sugerem que o risco de AVC, diabetes e mortalidade podem crescer ligeiramente quando você abandona a bebida – assumindo que você era um bebedor leve antes de abandonar de vez o álcool.

E aí, se convenceu?

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »