Tênis de corrida caros realmente melhoram desempenho, segundo a ciência

Tênis de corrida caros realmente melhoram seu desempenho, segundo a ciência

Créditos: Pinterest

Trazemos más notícias – ou boas, dependendo do ponto de vista: usar tênis de corrida caros realmente melhoram o seu desempenho.

Porém, isso não tem relação com o preço – apesar do fator psicológico da necessidade de usar um tênis caro com frequência, afinal, você depositou muito dinheiro nele.

A principal causa desta afirmação é o simples fato da qualidade do equipamento.

O que a ciência tem a dizer sobre tênis de corrida caros

Tênis de corrida caros realmente melhoram seu desempenho, segundo a ciência

Descobriu-se que os corredores novatos que possuem equipamentos mais sofisticados são 4% mais “econômicos” do que aqueles com equipamentos mais básicos, segundo um estudo.

O benefício dos sapatos testados – o Nike’s Zoom Vaporfly, que pode custar até 200 dólares em uma edição de ponta – é bem menos perceptível para veteranos fanáticos por fitness.

Os cientistas dizem que a conservação de energia se deve à placa de fibra de carbono na sola do sapato, poupando energia para o usuário ao usar a articulação do tornozelo, o que permite economizar energia e colocá-la em funcionamento mais rapidamente.

Mais detalhes sobre o estudo de tênis de corrida caros

Tênis de corrida caros realmente melhoram seu desempenho, segundo a ciência

Os pesquisadores escrevem no estudo: “A economia metabólica dos tênis parece ser devido a: (1) armazenamento de energia superior na espuma da entressola, (2) os efeitos inteligentes da alavanca da placa de fibra de carbono na mecânica da articulação do tornozelo e (3) os efeitos de endurecimento da placa na articulação.

O tênis da Nike melhora a economia de corrida em 4% em média, levando à especulação de que poderia levar a uma maratona em menos de duas horas.

Mas, infelizmente, uma economia melhorada de quatro por cento não se traduz em um aumento correspondente nos tempos de corrida.

Testes de esteira na Universidade do Colorado Boulder descobriram que aqueles que correm dois quilômetros em mais de nove minutos mostraram melhorias muito maiores do que aqueles que conseguem cobrir a distância em menos de nove minutos quando usam melhores tênis de corrida.

Isso se traduz em um corredor casual, que normalmente completa uma maratona em aproximadamente quatro horas e 30 minutos, observando uma melhora de 1,17% no tempo que leva para completar as 40 quilômetros.

Isso resulta em um aumento de três minutos e sete segundos, descobriram os cientistas.

Uma multiplicidade de fatores, incluindo o aumento da resistência do ar, significa que o impacto em velocidades mais altas é muito menor.

Para um atleta de elite completar uma maratona em um tempo de duas horas, a porcentagem de melhora cai para apenas 0,67% – uma melhora de menos de um minuto no total.

A relação é realmente mensurável?

Tênis de corrida caros realmente melhoram seu desempenho, segundo a ciência

Quando falamos sobre tênis de corrida caros, precisamos entender este ponto.

Pesquisadores dizem que a falta de uma relação linear entre qualidade de equipamentos e economia de funcionamento é uma surpresa.

O coautor do estudo, Wouter Hoogkamer, da University of Colorado Boulder, explicou: “Durante muito tempo, a maioria das pessoas presumiu que havia um relacionamento linear diretamente proporcional: que se você melhorasse a economia em execução em X por cento, poderia correr X por cento mais rápido”.

Os pesquisadores testaram corredores de hoje em dia em uma esteira com e sem ajudas, como tênis de corrida caros, depois de beber suco de beterraba, por exemplo.

Eles também estudaram dados de tempos de corrida que retrocederam décadas, incluindo o quanto os atletas estavam usando melhoras ou táticas como “elaboração” – correndo na corrente de um atleta na frente para diminuir a resistência do ar.

Shalaya Kipp, coautora do estudo, acrescentou: “Os corredores recreativos assumem que esses auxílios só beneficiarão os atletas de elite quando a realidade é que eles podem se beneficiar ainda mais do que as elites”.

Ou seja: talvez realmente seja interessante investir em tênis de corrida caros para melhorar o seu desempenho – mas a falta de dinheiro não deve te impedir de correr.

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »