Passar o dia inteiro sentado é tão ruim quanto fumar

Passar o dia inteiro sentado é tão ruim quanto fumar

Reprodução

Caminhou pela manhã ou até mesmo fez aquela corrida rápida e seguiu para o trabalho com a sensação de missão cumprida? Calma. Sua saúde não está salva se você passou o resto do dia sentado na frente do computador. Sim! Malhar não faz tão bem se você não levantar da cadeira durante o restante do dia.

A partir de cinco horas sentado, os efeitos do exercício começam a ser anulados e cresce o risco de doenças cardiovasculares. Pesquisas citadas no site do American College of Cardiology alertam: muitas horas nessa posição aumentam o perigo de infarto e acidente vascular cerebral.

Um outro estudo, da Rede de Saúde da Universidade de Toronto, no Canadá, afirma que o sedentarismo (em latim, “sedere” significa sentar) também é capaz de subir em 91% o risco de diabetes do tipo 2 e doenças mais graves.

Tudo isso tem feito os cientistas afirmarem que ficar sentada pode ser tão prejudicial para a saúde quanto fumar.

A ciência explica

Passar o dia inteiro sentado é tão ruim quanto fumar

Reprodução

Ainda não se convenceu? Afinal, você malha, faz exercícios e se mexe por alguns minutos do seu dia, então, como pode ser tão ruim ficar sentado depois disso?

Bom, a verdade é que diminuir a permanência sentada evitaria mais de 430 mil mortes a cada ano no mundo.

A conclusão é de uma equipe de pesquisadores da Universidade de São Paulo que acaba de fazer uma revisão dos estudos existentes sobre o assunto. Eles também recalcularam o tempo máximo na cadeira para prolongar a vida: apenas três horas por dia! Segundo o jornal HuffPost, essa é uma meta difícil de ser cumprida, especialmente por quem mora em metrópoles em que o trajeto de carro até o trabalho demora quase isso, sem contar o tempo de expediente.

Mas é preciso dar um jeitinho, afinal, passar muito tempo imóvel engorda, sobrecarrega a coluna e dificulta a circulação. É claro que fazer exercícios com certa frequência melhora um pouco o cenário, mas, mesmo assim, evite ficar o restante do dia grudado na cadeira.

O que você pode fazer para reverter a situação

Passar o dia inteiro sentado é tão ruim quanto fumar

Reprodução

A solução é mais simples do que você pensa – principalmente se você já fizer exercícios regularmente. Se você trabalhar fora de casa, experimente conversar com seus colegas de trabalho em pé, caminhando de um canto para o outro do escritório e discutindo questões importantes no caminho para o café.

Levante da mesa do refeitório ou do restaurante e tome o cafezinho no balcão, por exemplo, e vá até a mesa do seu colega em vez de mandar um e-mail.

Em casa ou no escritório, levante da cadeira a cada uma hora para ir até o bebedouro e tome pelo menos 100 mililitros de água. Com isso, você dilui o sangue e reduz o risco de formação de trombos (coágulos de sangue na circulação sanguínea).

Baixe um aplicativo no celular para te lembrar de sair para caminhar. O aplicativo Medida Certa, por exemplo, é grátis para iPhone e Android, e vai te ajudar ase movimentar durante o dia. Mas, se não quiser fazer o download de um app para isso, programe o alarme do seu celular para pequenas caminhadas ao longo do dia.

Também é importante ao banheiro sempre que sentir vontade. Nada de enrolar! Assim, você evita segurar o xixi por muito tempo, o que aumenta os batimentos cardíacos e a pressão arterial, estressando o sistema cardiovascular.

Alguns exercícios também são práticos e podem te ajudar: em pé, suba e desça o calcanhar, apoiando-se na ponta dos dedos para estimular os músculos da panturrilha e melhorar o retorno do sangue para o coração. Repita por 30 segundos em cada lado, pelo menos uma vez de manhã e à tarde.

E, por último, em vez de falar no telefone sentado, opte por conversar em pé. Assim, você pode caminhar mais vezes durante o dia.

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »