7 coisas que você precisa saber sobre beber na adolescência

7 coisas que você precisa saber sobre beber na adolescência

Beber na adolescência pode não ser correto – tanto psicologicamente, quanto legalmente – porém, é um fato: beber na adolescência é algo que rola.

Rolou comigo, rolará com meus filhos, rolou com você ou provavelmente ainda vai rolar (dependendo da sua idade, é claro).

Porém, beber na adolescência é um tabu. Nós simplesmente dizemos aos adolescentes: “não pode beber antes dos 18 anos!”, quando, na realidade, deveríamos estar dizendo.

“Você provavelmente vai ter a oportunidade de beber. Vão te oferecer bebida alcoólica e você provavelmente vai ficar curioso e experimentar. Bom, já que isso vai acontecer, veja como agir e como ficar seguro”.


Confira o vídeo com as piores histórias de bebida na adolescência!

Infelizmente, nós não discutimos isso, e justamente por não discutirmos, muitos adolescentes acabam se viciando em álcool e inclusive morrendo por consequência do abuso de álcool antes mesmo dos 18 anos.

Dito isso, vamos aos fatos e, posteriormente, vamos falar de amigo para amigo e te dar conselhos sinceros sobre beber na adolescência:

Beber na adolescência é algo perigoso

7 coisas que você precisa saber sobre beber na adolescência

A ingestão precoce de álcool é a principal causa de morte de jovens de 15 a 24 anos de idade em todas as regiões do mundo.

O dado está no Guia Prático de Orientação sobre o impacto das bebidas alcoólicas para a saúde da criança e do adolescente, lançado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Beber na adolescência costuma começar em casa

7 coisas que você precisa saber sobre beber na adolescência

Segundo estudos científicos citados em um guia distribuído pela Departamento de Adolescência da SBP em 2018, quase 40% dos adolescentes brasileiros experimentaram álcool pela primeira vez entre 12 e 13 anos, em casa.

A maioria deles bebe entre familiares e amigos, estimulados por conhecidos que já bebem.

Entre adolescentes de 12 a 18 anos que estudam nas redes pública e privada de ensino, 60,5% declararam já ter consumido álcool.

Beber na adolescência pode aumentar a possibilidade de se tornar alcoólatra no futuro

7 coisas que você precisa saber sobre beber na adolescência

Os médicos apontam que quanto menor a idade de início da ingestão de bebida alcoólica, maiores as possibilidades de se tornar um usuário dependente do álcool ao longo da vida.

De acordo com pesquisas, o consumo antes dos 16 anos aumenta significativamente o risco de beber em excesso na idade adulta.

“O indivíduo adolescente está numa idade em que parte do cérebro ainda está se formando e que o comportamento impulsivo é muito grande.

Quem bebe precocemente tem muita chance de usar o álcool de forma abusiva na vida adulta”, explicou Luciana Silva, presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Beber na adolescência pode causar outros problemas físicos e psicológicos

7 coisas que você precisa saber sobre beber na adolescência

Para especialistas, beber na adolescência pode levar a uma série de consequências nocivas.

Os adolescentes que exageram no consumo podem ter sequelas neuroquímicas, emocionais, déficit de memória, perda de rendimento escolar, retardo no aprendizado e no desenvolvimento de habilidades, entre outros problemas.

Beber na adolescência pode gerar comportamentos de risco

7 coisas que você precisa saber sobre beber na adolescência

Ao beber na adolescência, os jovens ficam mais expostos a situações de violência sexual e tendem a apresentar comportamento de risco, como praticar atividade sexual sem proteção, o que pode causar gravidez indesejada e à exposição a doenças sexualmente transmissíveis.

Beber na adolescência pode te envolver em situações de violência

7 coisas que você precisa saber sobre beber na adolescência

O alcoolismo entre 12 e 19 anos também eleva a probabilidade de envolvimento dos jovens em acidentes de trânsito, homicídios, suicídios e incidentes com armas de fogo.

“A mortalidade nessa faixa etária está intimamente ligada ao consumo precoce do álcool”, alerta a médica.

Beber na adolescência pode prejudicar o seu crescimento

7 coisas que você precisa saber sobre beber na adolescência

Na época do estirão puberal – a famosa espichada que ocorre na adolescência -, por exemplo, é extremamente contra-indicado contato com o álcool, uma substância tóxica que se distribui por todos os órgãos do organismo.

Saber como começar a beber é importantíssimo

7 coisas que você precisa saber sobre beber na adolescência

Se você tem a sorte de ser íntimo da sua família, beber em casa é uma boa forma de entender o que é a bebida alcoólica e como consumi-la de maneira consciente.

Em um almoço de domingo, por exemplo, o pai ou a mãe podem mostrar para o filho que a ingestão de álcool não deve acontecer com o mero objetivo da intoxicação, ou seja, de buscar “o barato da bebida”.

Degustar faz parte da ingestão da bebida alcoólica e, ao ter ciência disso, o consumo excessivo e desesperado tende a diminuir.

Como adolescente, você precisa saber que beber fora de casa implica risco maior de sofrer vários tipos de acidentes e atos violentos.

Há estudos categóricos provando isso, como falei anteriormente.

Portanto, não podemos pegar na sua mão e dizer para você esperar ter consciência e estar dentro da lei para ingerir bebida alcoólica, mas podemos te mostrar todos os principais pontos sobre o assunto para você ter plena noção dos seus atos.

Ponto extra: você não precisa beber para ser aceito

7 coisas que você precisa saber sobre beber na adolescência

Muitos adolescentes começam a beber para serem aceitos em determinados grupos e ambientes. Você não precisa disso! Se você não quiser beber, não beba.

Não se sinta obrigado a fazer algo porque “todo mundo está fazendo” ou porque “você vai ser considerado uma criança” se não fizer. Acredite: eu sei. Eu já passei por isso.

Já passei por situações bem desagradáveis de “amigos” me zoando porque eu não queria beber um copo de vodka e nem uma cerveja em uma festa.

Bom, para começar, alguns anos depois que descobri que eles não eram meus amigos de verdade e, além disso, eu percebi que não ter bebido por pressão me tornou uma pessoa mais segura de mim mesma.

7 coisas que você precisa saber sobre beber na adolescência

Então, não caia nesse papo. Amigos de verdade não agirão dessa forma!

E por fim, lembre-se: beber de forma exagerada vai acabar com o seu rolê.

Se, por sorte, nada de ruim que falamos anteriormente acontecer, você não vai lembrar da festa, não vai ter boas memórias – porque não terá memória alguma, afinal – e ainda pode pagar mico e passar vergonha.

No fim das contas, seja responsável e se divirta com equilíbrio.

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »