5 Melhores exercícios físicos para ter um corpo mais saudável, segundo Harvard

exercícios físicos - Melhores exercícios físicos

Quais são os melhores exercícios físicos que você pode fazer para ter um vida mais saudável?

Um estudo recentemente divulgado pelo departamento da Harvard Medical School apontou uma lista de melhores atividades que todas as pessoas – independente da faixa etária – podem e devem fazer para melhorar a saúde e diminuir os riscos de algumas doenças.

A professora de medicina I-Min Lee comandou a pesquisa que montou a lista que faz parte do guia Starting to Exercise. Esta publicação é responsável por ranquear os melhores exercícios e mostrar dicas de como manter a rotina e a motivação na hora de praticar alguma atividade física.

O estudo revela que alguns dos exercícios citados podem fazer maravilhas para a saúde. Assim, ajuda no controle do peso, fortalecem os ossos, protegem as articulações e até melhoram sua memória.

5 Melhores exercícios físicos para ter um corpo mais saudável (segundo Harvard)

1. Natação

natação - Melhores exercícios físicos

Indicado para quem sofre com problemas nas articulações, a natação, assim como outros esportes aquáticos, como a hidroginástica, proporciona muitos benefícios para o corpo.

Dessa maneira, ela alivia tensões do corpo, contribuindo na queima de calorias, tonificando os músculos e melhoram até o estado mental da pessoa.

2. Tai Chi Chuan

Tai Chi Chuan - Melhores exercícios físicos

Essa atividade não é tão comum, mas já foi cientificamente comprovado que o Tai Chi Chuan ajuda no controle da perda de memória.

O fundamental é que essa arte marcial chinesa combina benefícios para a mente e para o corpo. Como ela trabalha com movimentos suaves, provoca relaxamento do corpo e ajuda a aliviar todo o estresse.

Aliás, o melhor é que o estudo ainda apontou que a arte marcial é indicada para todas as idades. Para o público da melhor idade, em especial, ela ajuda da sustentação do equilíbrio.

3. Musculação

musculação - Melhores atividades

A musculação não é somente uma atividade física que proporciona benefícios de fortalecimento ou aumento da massa muscular.

Dessa maneira, segundo a médica I-Min Lee, treinamentos de força ajudam também no controle do peso e na preservação da função cerebral. Por isto, está na lista dos melhores exercícios físicos.

4. Caminhada

caminhada -

Não estou falando de corrida! Uma simples e democrática caminhada está na lista de melhores exercícios para você fazer.

Dessa forma, melhora os níveis de colesterol, ajuda a fortalecer os ossos, controla a pressão arterial e melhora humor e na memória.

O fundamental para praticar esta atividade física é escolher um tênis confortável. Além disso, o ritmo e a frequência também precisam ser levados em consideração para que a atividade proporcione algum tipo de resultado.

Aliás, para quem está começando, 15 minutos por dia em um ritmo moderado já são suficientes. Ao logo do tempo, o ritmo pode ser intensificado e o tempo aumentado para até 60 minutos diários.

5. Exercícios Kegel

Exercícios de kegel - melhores atividades físicas

Mais desconhecido de todas as atividades, os exercícios Kegel fortalecem a musculatura da pelve e ajudam na prevenção de problemas nessa região.

Ele é indicada para homens e mulheres, e atua prevenindo a incontinência urinária.

Aliás, estudos também indicam que a prática pode impactar também na melhora do desempenho sexual e, consequentemente, no humor.

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »