‘Atletas de fim de semana’ reduzem riscos à saúde

Você é daqueles caras que tentam entrar na vida saudável, mas desistem das atividades por faltar tempo e regularidade durante a semana para conciliar trabalho, estudo e o exercício?

+ 10 Exercícios simples que você pode fazer em casa
+ Exercícios abdominais para fazer agora

Um recente estudo realizado na Inglaterra e Austrália revelou que usar o sábado e o domingo para fazer atividades físicas pode ser o suficiente para gerar benefícios à saúde.

Pesquisadores da Universidade Loughborough, na Inglaterra, e da Universidade de Sydney, na Austrália, analisaram a saúde monitoraram 64 mil pessoas durante 18 anos.

E concluíram que, independentemente da frequência da prática de exercícios ao longo de uma semana ou de quanto tempo uma pessoa se exercita, os benefícios à saúde são similares desde que sejam seguidos alguns parâmetros.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Dá pra ser um atleta de final de semana

A pesquisa é uma boa notícia para os “atletas de fim de semana”, aquelas pessoas que, pela falta de tempo ou rotina atribulada, só realizam a atividade física nos dias de folga.

Em comparação com quem não fez qualquer exercício, as pessoas que se exercitaram de alguma forma – regular ou irregularmente – apresentaram menos risco de morrer de câncer ou doenças cardiovasculares, que podem levar a infartos e acidente vascular cerebral, o AVC.

Os “atletas de fim de semana” que cumpriram sua cota semanal em apenas dois dias reduziram suas chances de problemas vasculares em 41% e de câncer em 18% se comparados com pessoas sedentárias.

Já quem praticou exercícios regularmente de três a mais dias da semana reduziu os riscos em 41% e 21%, respectivamente. Ou seja, a diferença não é bem pouca.

Mesmo quem praticou alguma atividade física, ainda que ela fosse considerada “insuficiente” (uma vez por semana, apresentou uma queda dos riscos de 37% para doenças vasculares e 14% para câncer, assinalou o artigo publicado na revista científica JAMA Internal Medicine.

Recomendações

Vale lembrar que a recomendação dos especialistas é de que pessoas com idades entre 19 e 64 anos façam ao menos 150 minutos (2h30) de atividade aeróbica moderada, como pedalar ou caminhar em ritmo mais acelerado, semanalmente.

Se você tiver menos tempo e mais pique, pode optar por 75 minutos (1h15) de atividade aeróbica intensa, como corrida ou jogar tênis. Ainda é possível combinar sessões de diferentes intensidades, como correr por 30 minutos duas vezes por semana e caminhar uma vez por 30 minutos.

Exercícios de força, como musculação, devem ser praticados duas ou mais vezes na semana, envolvendo todos os músculos.

Qualquer minuto é válido

Gary O’Donovan, autor do estudo e especialista em atividade física e saúde da Universidade Loughborough, diz que o importante é se exercitar. Além disso, vale também adotar outros hábitos positivos que contribuem para a saúde, como uma alimentação mais saudável, redução de consumo de bebidas alcoólicas.

O estudo não foi capaz de estabelecer uma relação de causalidade direta e precisa entre a prática de atividade e a redução dos riscos à saúde. Mas diversas pesquisas mostram que os exercícios somado a uma dieta saudável diminuem as chances de desenvolver uma série de doenças, como câncer, problemas cardíacos e diabetes tipo 2, assim como ajudam no controle de peso, da pressão arterial e na redução de sintomas de depressão.

Justin Varney, chefe para saúde de adultos e bem-estar da Public Health England, agência do departamento de Saúde do governo britânico, diz que “o máximo de benefícios é obtido com 150 minutos (2h30) de atividade física moderada por semana. Mas cada minuto ajuda, e se exercitar por só 10 minutos já gera benefícios à saúde”, ressalva Varney.

Por isso, se você for um atleta de fim de semana, não tem desculpa. Deixe a preguiça e o sedentarismo de lado, não tente tirar o atraso da semana toda, pegue leve, mas mãos à obra!

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »