7 Lições de vida que você pode aprender com Sr. Miyagi (e, por que não, com Daniel San)

Crédito: Reprodução

Eu me lembro claramente de uma tarde de domingo ensolarado, depois de uma macarronada, quando meu irmão e eu assistimos Karate Kid – A Hora da Verdade, pela primeira vez na TV. Não preciso falar que foi só o filme terminar que nós dois começamos a demonstrar nossos ausentes dotes marciais um com o outro.

+ 17 Ensinamentos com o Sr. Miyagi
+ Grandes Lições de vida que aprendi com os filmes

Pra variar, nossos pais acabaram nos afastando antes que o chute da garça acertasse a cara de alguém. Mas minha admiração pelas artes marciais começou alí.

Mais do que isso, eu me tornei muito fã do Senhor Miyagi, aquele senhor pacato, de voz mansa e jeito de falar confuso. Apesar disso, todas as vezes seguintes que assisti ao filme, me pegava escutando bem os conselhos e tentava seguir sua filosofia.

O tempo passou e, apesar do filme não ter envelhecido bem – hoje parece muito mais lento do que na época, além de me dar conta que Daniel San era um moleque chato pra caralho -, ainda tenho profunda admiração pelo longa que marcou a minha vida.

Dele, consegui extrair valiosos conselhos (que podem servir tanto para uma criança quanto um adulto) e quero compartilhar com você. Se liga!

1. Situações adversas podem servir de combustível para o seu crescimento

Crédito: Reprodução

Situação do filme: Daniel muda de cidade contra sua vontade. Lá, ele precisa lidar com uma vida diferente em um bairro rico, mesmo com sua mãe solteira e sem grana. Ele precisa recomeçar sua vida, fazer amizades e conviver com um grupo de garotos que não vão muito com sua cara.

O que aprender: a sua vida é recheada de mudanças. Mudar de bairro, cidade, colégio, emprego, status de relacionamento, enfim… É preciso ter coragem e confiança em si para começar de novo quantas vezes forem necessárias. Isso fará você aprender coisas novas e amadurecer. Caso contrário, você vai permanecer estagnado, desmotivado e não vai sair do lugar.

Além disso, você vai ter que lidar com dificuldades que fogem do seu controle. Muitas vezes o mundo vai parecer injusto. Mas isto não é desculpa para aceitar a derrota. Situações desconfortáveis são um componente fundamental para seu crescimento.

2. Haverá momentos em que você apanhará na vida. Você precisa aprender a sobreviver ou vai sofrer eternamente como uma vítima

Situação do filme: Depois de uma briga inesperada com o valentão da cidade (Johnny), Daniel se torna o alvo implacável do seu abuso, devido ao ciúme que tem da sua ex-namorada (Alli) que está dando bola para Daniel.

Daniel nunca desiste na garota, apesar da adversidade, e nunca recua de uma briga com qualquer um dos membros do Cobra-Kai. Se você prestar a atenção, a única razão pela qual o caras do Cobra-Kai se saem melhor que ele está no fato de sempre agirem em grupo.

O que aprender: Existe dois tipos de pessoa no mundo: as vítimas e os sobreviventes. As vítimas vão atribuir a culpa e os fracassos da sua vida para os problemas que tiveram. Elas sempre se queixarão das circunstâncias. As vítimas não admitem quando cometer um erro, é como se o universo conspirasse contra, sempre. Ela prefere trazer alguém para baixo com eles do que levantar alguém do fundo do poço. Ela é sempre usa da negatividade e inveja o sucesso alheio.

Já os sobreviventes tentam resolver os problemas e seguem em frente. Isso não significa que são perfeitos. Eles têm falhas, mas aprendem com seus erros, agem com responsabilidade e aceitam suas carências e deficiências. Ao invés de perder tempo reclamando das circunstâncias, eles gastam o tempo pensando em alternativas para sair do buraco.

Prefira cercar-se de sobreviventes a vítimas. Com os sobreviventes você tem ajuda, você pode aprender e se motivar ao invés de ficar choramingando sobre suas perdas.

3. Encontre um bom mentor, tenha humildade e aprenda com ele

Crédito: Reprodução

Situação do filme: Após apanhar de seis membros Cobra-Kai, Daniel é salvo inesperadamente pelo Sr. Miyagi, que dá um coro em todos os seis com facilidade. Neste momento, Daniel percebe que Sr. Miyagi é um mestre em artes marciais e aproveita a oportunidade para aprender com ele.

O que aprender: Em todos os momentos da vida você vai precisar de um bom mestre ou mentor para aprender. Quando você encontrar esta pessoa, torne-se um bom aluno e absorva o máximo que puder. Se você souber ouvir e seguir seus conselhos, ele vai querer você sob sua tutela. Ele chegou lá por uma razão. Ele sabe o que está falando.

Torne-se uma esponja de conhecimento e aplique os seus bons hábitos em sua rotina diária. Esqueça o que você acha que sabe e siga sua orientação plenamente.

4. Enfrente seus medos

Crédito: Reprodução

Situação do Filme: Com a orientação do Sr. Miyagi, Daniel confronta toda a academia Cobra-Kai, incluindo o mestre mal-caráter. Eles concordam em acertar as diferenças em um próximo torneio de karate e, promovem a não agressão momentânea para ambos treinarem para a luta.

O que aprender: Você deve enfrentar seus medos para poder superá-los. Se você tentar escapar de seus problemas, vai estar sempre descontente e nunca vai encontrar a paz. A confiança vem depois que você supera as adversidades. Depois de superá-las você não volta a mesma condição, e estará em um patamar acima do anterior.

5. Comprometa-se

Situação do filme: Antes de começar seu treinamento, o Sr. Miyagi solidifica um compromisso com Daniel pedindo 100% da sua dedicação. Sr. Miyagi usa um bom exemplo para ilustrar o quão comprometido Daniel precisa estar:

“Andar na estrada. Andar do lado direito, seguro. Andar do lado esquerdo, seguro. Andar no meio, mais cedo ou mais tarde, te pegam que nem uva! Karate é mesma coisa, ou seu karate diz sim, ou diz não. Se seu karate mais ou menos, te esmagam como uva!”.

O que aprender: Você deve comprometer-se para que os bons resultados apareçam. E o que é compromisso? É se dedicar a uma causa, pessoa ou obrigação completamente. Um compromisso é uma promessa a si mesmo e aos outros que você acredita no que você está fazendo 100%, se você não está comprometido, então você pode estar mentindo para si mesmo e, mais cedo ou mais tarde, as pessoas vão perceber ou seus atos falarão por sí.

6. Persista e trabalhe duro

Crédito: Reprodução

Situação do filme: Durante os primeiros dias de treinamento, Daniel estranha o ‘método’ do Sr. Miyagi, que mais parece que está tratando-o como um serviçal da sua casa, pintando cercas, encerando carros, etc… Falta confiança e humildade para Daniel, que desafia o seu mentor. É neste momento então que o garoto percebe que estava treinando o tempo todo sem saber e fica profundamente envergonhado por duvidar do seu mentor.

O que aprender: Muitas pessoas estão mais preocupada em conhecer truques e fórmulas mágicas que servirão de atalho para o sucesso. A maioria não está nada interessada no quão trabalhoso é o caminho até chegar lá. Na maioria das profissões, no estudo acadêmico e mesmo nos hobbies que você for desenvolver (esportes e artes marciais), o topo só é alcançado depois de muito trabalho duro, repetição e rotina.

7. Seja ético e não trapaceie

Situação do filme: Na semifinal do torneio, a ordem do mestre do Cobra-Kai para seu discípulo foi que machucasse Daniel San de forma desleal para que os dois saíssem do torneio e seu outro aluno conquistasse o título. No entanto, seu plano é frustrado e Daniel volta para a luta decisiva depois de truque do Sr. Miyagi.

Na luta final o mesmo pedido é feito para atingir no machucado de Daniel de forma desleal e impedir que continuasse a luta. Apesar da lesão, Daniel acerta o famoso golpe da garça, vence de forma leal, humilha a academia rival, ganha o respeito do adversário e ainda fica com a garota (embora que só por este filme).

O que aprender: se você quer um sucesso por um longo período, precisa permanecer ético em todas as coisas que faça. Você pode até trapacear para obter resultados imediatos mas, eventualmente, vão te pegar e sua reputação estará manchada. Você nunca sabe quando a pessoa ao lado que você enganou pode ir para outra empresa e você vai precisar de uma ajuda ou indicação dela. Se você está tratando todos de forma ética e de forma consistente com respeito, você vai ganhar credibilidade e o seu potencial será ilimitada.

No entanto, se você é antiético e enganador, sua má reputação vai correr longe.

Além disso, nunca se gabe do que você vai fazer (ou do que está fazendo) até que você realmente faça. Deixe que os seus resultados e sua ética de trabalho fale por você.

Se você assistiu o filme, assista novamente agora com essas lições em mente. Se nunca viu, dê uma chance para este clássico dos anos 80. Siga as lições atemporais de Sr. Miyagi e aplique agora em sua própria vida adulta e não esqueça de ensiná-las a seus filhos.

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »