Animação emocionante ajuda a entender a Depressão

Vídeo explica o mal e mostra a melhor forma de se livrar dele

Essa é a primeira vez que assumo publicamente isto, mas já passei por um momento de Depressão. E assim como muitos, tentava esconder o problema em mim mesmo, afastando-me de pessoas próximas e sendo corroído por algo silencioso, angustiante e extremamente solitário.

+ Conheça as trocas simples para ser mais feliz
O que aprendi nos meus 10 anos de relacionamentos

Eu não fiz parte de uma minoria. A depressão atinge cerca de 350 milhões de pessoas no mundo inteiro.

Você mesmo pode estar passando pelo problema agora e não ter se tocado. Seja por preconceito, por medo de expor seus sentimentos ou mesmo por não conhecimento, este mal que atinge tantas pessoas, somente 10% conseguem ter acesso a estratégias de prevenção ou tratamento.


Veja o vídeo com os sintomas, causas e tratamentos da Depressão

Para conscientizar as pessoas sobre o tema, a Organização Mundial da Saúde resolveu criar, em parceria com o escritor e ilustrador Matthew Johnstone, uma animação que apresenta de maneira simples e direta o que é a depressão e, o mais importante, como se livrar dela.


Visualize o vídeo aqui

Para isso, usa uma metáfora do ‘grande cão negro‘, apontando alguns sintomas e como este problema prejudica a vida de qualquer um.

Pontos como o diálogo, aceitar o problema, buscar o tratamento e até fazer atividade física são os grandes responsáveis por domesticar o problema que às vezes parece aterrador.

A metáfora do cão preto foi usada pelo escritor inglês Samuel Johnson, em 1780, para descrever sua própria depressão e popularizada primeiro-ministro britânico Winston Churchill, que também enfrentou o problema.

Confira a emocionante animação e repense seu modo de enfrentar os problemas. Já adianto que buscar vícios, isolar-se do mundo e não compartilhar o mal com pessoas próximas não vão te ajudar a acabar com a Depressão.

Compartilhe
Leonardo Filomeno
Leonardo Filomeno

Jornalista, Sommelier de Cervejas, fã de esportes e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso