O que aprendi nos meus 10 anos de relacionamento

Confira as preciosas lições para ter e manter uma vida a dois

Diz o velho ditado que mais difícil do que conquistar uma mulher diferente a cada dia é conquistar a mesma mulher diariamente. Se você passou por um relacionamento longo, sabe muito bem o quão intensos, apaixonantes, complicados e complexos eles podem ser.

Não costumo datar os textos que escrevo aqui, mas este é uma exceção. Ele foi escrito em 4/9/2014, exatamente 10 anos depois da primeira noite que saí e fiquei com uma garota falante, de muitos amigos, roupas moderninhas, postura decidida e com a personalidade totalmente diferente da minha.

Ao contrário do que os filmes românticos retratam, não foi amor à primeira vista. O nosso foi um sentimento de construção diária, de erros e aprendizados, de perdas e ganhos, traumas, conquistas, términos, choros e alegrias.

O nosso relacionamento não pode ser resumido em um álbum, ele está mais para uma coletânea. Durante esse tempo junto, vimos muitos casais próximos surgirem e acabarem. Se conseguimos levar até aqui o nosso, foi aparando as arestas de dentro da relação.

Depois de passar esses 10 anos juntos, eu gostaria de poder compartilhar com vocês um pouco do que aprendi (ou ainda estou aprendendo) nesse tempo todo que passei com ela. Não sei se o nosso relacionamento vai durar a vida inteira ou apenas mais alguns dias, mas posso dizer que só de ter convivido este tempo todo com ela já valeu a pena.

O que aprendi nos meus 10 anos de relacionamento

1# Coisas ruins vão acontecer: a vida é cheia de surpresas desagradáveis e, ao decidir ficar com alguém, você naturalmente vai passar por muitas delas.

2# Você desenvolverá diversos níveis de sentimento: paixão, amor, ódio, tristeza, alegria, etc…para estar com alguém você precisa aprender a conviver com todos estes sentimentos e mais outros tantos.

3# O relacionamento vai passar por provações: a tendência natural da vida (e dos seres humanos) é tentar separar as pessoas. As provações acontecerão e, a cada vez que passar por uma, seu relacionamento dará um passo de maturidade grande.

4# Não deixe pequenos problemas virarem monstros: a maioria dos casais separam-se não por grande coisas, mas por pequenas que vão se acumulando no caminho. Resolva-os.

5# Sexo realmente não é tudo, nem para os homens: boa parte dos homens podem ter mais vontade de transar que mulheres, mas não será o sexo que vai segurar um relacionamento.

6# São nas dificuldades que você conhece a parceira: quando as coisas vão bem é fácil ficar juntos. Mas, somente quando as dificuldades chegarem que você vai descobrir se a pessoa ao lado é companheira ou não.

7# Desistir não é o caminho: na vida como um todo, desistir é o ato mais covarde e fácil de fazer. Ao invés de partir para esta opção, tente, tente e tende mais uma vez.

O que aprendi nos meus 10 anos de relacionamento

8# Antes de tocar o foda-se, peça um tempo para si: atitudes extremas são traumáticas e podem separar para sempre duas pessoas que se gostam. Antes de colocar um fim em tudo, peça um tempo para respirar, enxergue de fora e vá com mais calma.

9# Términos são traumáticos: se você encarou um término e quis, ainda assim, voltar, esteja certo que carregará este peso por muito tempo (ou para sempre).

10# A ignorância é uma benção: não adianta se martirizar querendo saber o que ela fez quando não estavam juntos ou mesmo quando deram um tempo. Isso só vai machucá-los, além de não dar em nada.

11# Fale o que sente: demonstrar seus sentimentos não é sinal de fraqueza, e sim de maturidade.

12# Tenha projetos em comum: pode ser a compra de um apartamento, uma atividade física ou mesmo uma série de TV, sempre procurem ter algo em comum para fazer. Isto faz com que se aproximem.

13# Não procure a perfeição: pessoas perfeitas não existem. Ao invés de procurar a mulher ideal e utópica, procure alguém que você possa conviver e aceitar os erros dela.

14# Nem todos os dias são flores: relacionamentos não são feitos só de dias alegres. Aprenda a conviver com os espinhos da relação.

15# Não existe vencedor em uma briga de casal: estar em um relacionamento é como estar em uma canoa, se um ganha a discussão e o outro perde, a canoa perde o equilíbrio e afunda. Nenhum consegue se salvar.

6

16# Desligue do trabalho: é difícil (eu ainda não aprendi), mas o segredo para ter momentos felizes e poder voltar com fôlego renovado ao trabalho é desligar ou deixar os problemas profissionais da porta de casa para fora.

17# Há sempre tempo para recomeçar: se você realmente gosta, se vale a pena ficar junto, você pode voltar atrás, ser um cara melhor e recomeçar do zero.

18# Para ficar junto é preciso ceder: se você quer alguém para fazer suas vontades e desejos, não se relacione. Ficar juntos é compartilhar, conviver e, acima de tudo, ceder.

19# Aprenda a lidar com os amigos dela: um dos segredos para ter harmonia no relacionamento é aprender a lidar com amigos e colegas dela. Caso contrário, você terá os piores inimigos possíveis.

20# Limite suas discussões: Quando menos pessoas estiverem envolvidas nas suas discussões, melhor. Pois, vocês dois até podem relevar a briga no dia seguinte, mas as pessoas em volta, não.

O que aprendi nos meus 10 anos de relacionamento

21# Saia da rotina: procure sair da mesmice, do trabalho/casa/estudo. A escapada serve para aquecer a relação.

22# Construa uma rotina: programe-se para o dia-a-dia com ela, esteja ciente das atividades dela e que ela esteja das suas.

23# Respeite os espaços: vocês não nasceram juntos e, provavelmente, não irão morrer juntos. Respeitar o espaço conserva e reacende a relação. Além de ser um respiro necessário.

24# Reconheça seus erros: este é o primeiro passo para tentar resolver brigas e discussões.

25# Desculpa é uma palavra mágica: pode ser muito difícil de sair da sua boca, mas você não imagina o quão mágica ela pode ser. Use sem moderação.

26# Surpreenda: rotina e cotidiano são grandes fatores broxantes para a relação. Surpreendê-las com flores em datas inoportunas, jantares no meio da semana são ótimas estratégias.

27# Tenha amor próprio: nem sempre vale a pena insistir. Quando a coisa vai muito mal é preciso saber o momento de desligar, dar um passo atrás e reconhecer que o relacionamento não tem mais jeito.

28# Importância de crescer juntos: um casal mantém o amor quando os dois continuam admirando-se com o passar dos tempos. Procure fazer cursos, aprender, crescer como pessoa, isto pode ser um bom afrodisíaco.

29# Não seja dependente: dependência, tanto feminina quanto masculina, não é nada legal para o relacionamento. Pois, em um momento de discussão, as coisas são jogadas na cara. Tente ser autossuficiente.

O que aprendi nos meus 10 anos de relacionamento

30# Não criar expectativas em cima das outras pessoas: pois a probabilidade de você ser frustrar é imensa. Deixe o barco correr.

31# Goste bastante antes de partir para decisões sérias: a rotina e o convívio ajudam a desmistificar a aura mágica que a parceira tinha quando cada um morava em seu canto. Se não tiver muito sentimento, as coisas acabam na página 5.

32# Cuidar é um exercício diário: o trabalho, os problemas, as doenças vão deixar o relacionamento no automático e isto pode ser um tiro no pé. Nunca deixe de preocupar-se com ela, mesmo com perguntas simples (mas sinceras) do tipo: Como foi o seu dia hoje?

33# O silêncio pode ser o melhor remédio: muitas vezes a arte de sair de uma boa briga está em calar do que falar. Espere os ânimos esfriarem antes de sair disparando insultos como se fosse uma metralhadora.

34# Autoconfiança e segurança são essenciais: sem isto, seu relacionamento está fadado ao fracasso.

35# O Amor não tem limite: você pode até achar que não consegue conviver com uma pessoa por muito tempo, mas quando ama alguém, descobre que o sentimento pode ser renovado a cada dia.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »