5 erros que você comete depois de malhar e que acabam com o seu treino

5 erros que você comete depois de malhar e que acabam com o seu treino

Já parou para pensar nos erros que você comete depois de sair da academia? Não, né?

Normalmente, o foco do nosso treino está apenas nos exercícios físicos, mas nós nos esquecemos que o que vem depois da musculação e do aeróbico também é muito importante para o sucesso da nossa rotina fitness.

Veja 5 erros que você comete depois de malhar e que acabam com o seu treino:

Parar o exercício de uma vez

5 erros que você comete depois de malhar e que acabam com o seu treino

Quando corre na esteira, por exemplo, você conta os segundos para apertar o botão vermelho e, de fato, pula fora do aparelho assim que o tempo acaba? Bom, isso está errado: saiba que o término abrupto do exercício não é bom para o corpo. Segundo André Feldman, cardiologista do hospital São Luiz, durante a atividade física nós ativamos o sistema nervoso simpático, que acelera os batimentos cardíacos e aumenta a pressão do sangue.

Parar de repente dá um “choque” no organismo, que ativa o sistema parassimpático, responsável por dilatar os vasos sanguíneos e diminuir a pressão arterial. Isso pode causar tontura, fraqueza e até desmaio. O ideal é desacelerar aos poucos e dar tempo para o organismo se acostumar com a troca de atividade –ou término do treino –, evitando sustos, de acordo com o professor de musculação da Academia Competition, Rafael Reis, em entrevista para o portal Uol.

Ir comer alguma besteira

5 erros que você comete depois de malhar e que acabam com o seu treino

Você pensa que merece comer alguma besteira pelo esforço que fez na academia? Bom, é isso o que muita gente pensa, porém, isso é um erro tremendo. No pós-treino, o corpo precisa dos nutrientes certos para se recuperar do esforço e fazer com que os resultados apareçam. De forma geral, uma mistura de proteínas e carboidratos é o ideal: a proteína é essencial para a construção muscular e o carboidrato repõe a energia perdida.

Se você quer gordura, tente um pós-treino com frango, salada de rúcula e alface e carboidratos de lenta absorção, como batata-doce: “Quem quer ganhar massa pode investir em um pouco mais de carboidrato: monte o prato com 60% de mandioquinha e 40% de frango, por exemplo”, aconselha Oppermann em entrevista para a Uol. E, mais importante ainda: se afaste de lanches pesados! Depois do treino, o corpo possui uma janela anabólica, momento em que a entrada de nutrientes nas células é facilitada, para repor rapidamente os nutrientes perdidos. Se você comer alguma coisa gordurosa, em vez de o organismo aproveitar as substâncias ingeridas e “direcioná-lás” para os músculos, ficará com a digestão lenta e não conseguirá repor ou associar os nutrientes da forma correta.

Ficar muito tempo com a roupa suada

5 erros que você comete depois de malhar e que acabam com o seu treino

Ficar com a roupa molhada pode fazer mal para a sua pele e para a sua saúde. É bem possível, aliás, que você fique com brotoejas: “Elas ocorrem quando a pessoa transpira em excesso, mas o líquido fica retido na pele e não consegue ser eliminado”, explica Alessandra Romiti, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia. As pequenas bolhas geralmente são inofensivas e basta esperar desinchar. Porém, elas podem ficar avermelhas e inflamadas. Aí, é melhor ir ao médico. Você também pode ter uma coisinha chamada foliculite, causada pelo atrito constante da roupa molhada com a pele. Isso tampa os folículos pilosos e forma cravos ou acne mecânica. Permanecer com roupas molhadas ainda cria um ambiente quente e úmido, propício para a proliferação de fungos que provocam frieiras, micoses e candidíase.

Ir direto para o happy hour

5 erros que você comete depois de malhar e que acabam com o seu treino

Há exceções, mas fazer isso sempre é bastante prejudicial: “Claro que tudo bem se for um dia, no seu aniversário. Mas tomar bebidas alcoólicas após fazer exercício não é uma escolha inteligente”, diz Carlos Werutsky, médico do esporte e nutrólogo da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia).

Você precisa lembrar que o álcool é calórico e não tem nutrientes para repor o que você perdeu no treino. Além disso, possui moléculas tóxicas que sobrecarregam o fígado, que se ocupa metabolizando o álcool e pode esquecer de metabolizar hormônios importantes para a construção muscular e recuperação pós-treino.

Para piorar tudo, durante a atividade física você fica desidratado por causa do suor, e o álcool potencializa a desidratação –o que pode causar sintomas como fraqueza, dor de cabeça e tontura, além de cãibras, segundo a nutróloga Liliane Oppermann.

Se não tiver jeito e você for encontrar os amigos no bar depois do treino, beba muita água e invista na água de coco, rica em eletrólitos que perdemos no suor e que fornece energias, mas deixe a cerveja para outro momento.

Você demora pra comer

5 erros que você comete depois de malhar e que acabam com o seu treino

Logo depois de praticar alguma atividade física, o seu corpo passa a implorar por nutrientes – e você só consegue esses nutrientes comendo. O melhor é não esperar mais do que meia hora para comer: assim, os níveis de açúcar no sangue podem ser mantidos estáveis, espantando a fadiga e a fome muito intensa, que leva a escapadas da dieta.

A proteína, aliás, é um nutriente essencial para a recuperação do corpo e para construir massa magra. No entanto, em excesso, ela pode sobrecarregar o rim e causar deficiência de outros nutrientes importantíssimos para o bom funcionamento do corpo. O melhor é comer a proteína junto com um carboidrato complexo: grãos integrais, legumes, frutas e vegetais fornecem a energia que o corpo precisa, enquanto a proteína faz seu trabalho junto aos músculos.

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »