Erros no Currículo: 8 Dicas práticas para não vacilar (e 5 mentiras mais comuns nos CVs)

erros currículo

Um fato recente ocorrido com o novo ministro da Educação, professor Carlos Alberto Decotelli, comprovou um hábito comum praticado pelo brasileiro: cometer erros no Currículo. Segundo levantamento da empresa DNA Outplacement, mentir no currículo é praticado por cerca de 7 em cada 10 profissionais no Brasil.

Assim, o caso do ministro não é isolado. Pelo menos quatro outros ministros deste governo já tiveram certas inconsistências apontadas em seus currículos (Abraham Weintraub, Ricardo Vélez Rodriguez, Damares Alves e Ricardo Salles).

Mas, isso não é uma prática comum só a políticos e figuras públicas. Segundo levantamento da Catho, 92,2% dos recrutadores pegaram mentiras no ato em etapas de processos seletivos.

Assim, para você não ser pego flagra, conheça as cinco mentiras mais comuns dos candidatos, segundo a psicóloga e assessora de carreira da Catho, Elen Souza:

Principais erros no currículo

Upgrade da experiência profissional

erros currículo

Você tinha o cargo de simples assistentes, mas aponta nas atividades as responsabilidades de um verdadeiro CEO da empresa? Ou mesmo coloca como experiências atuações em companhias que nunca trabalhou?

Em uma simples ligação para a empresa você pode ser desmascarado. Além disso, redes sociais profissionais como o LinkedIn são ainda mais fáceis de desmascarar as incorreções.

Formação anabolizada

como fazer um currículo

Coloca no currículo cursos que sequer participou? Inclui títulos que não concluiu? Ou dá aquela aumentada substancial em atividades que praticou?

Parece sedutor, mas não caia no desejo de praticar isso. Profissionais do RH já têm por costume fazer checagens de informações, tanto no MEC quanto na instituição citada. A simples apresentação de um certificado pode fazer cair a sua máscara.

Habilidades técnicas inexistentes

erros currículo

Sua habilidade com excel é avançada mesmo ou você está forçando a barra? Incrementar habilidades que não tem ou dar uma inflada nas suas qualidades podem ser desmascaradas em simples testes práticos durante o processo.

Além de denunciar a verdade, vai queimar seu filme de vez na empresa.

Segunda língua

erros no CV

Partir do inglês básico para o avançado. Ou então colocar espanhol fluente só porque fez uma viagem para a Argentina ou entendeu a série A Casa de Papel não vai servir.

Apesar de incluir uma segunda língua ofereça destaque nas pesquisas de CV, os próprios testes no processo de seleção vai tornar clara os seus erros no currículo.

Lembre-se que muitos recrutadores fazem não só testes de fluência, mas podem conduzir uma entrevista na língua estrangeira que você anunciou dominar.

Apresentação dos Resultados

como fazer um currículo

No momento em que o candidato precisa apresentar conquistas ou resultados do emprego anterior, algumas pessoas acabam mentindo sobre eles ou mesmo assumindo para si conquistas de outros.

Nessa hora, um recrutador pode pedir para descrever a forma como conseguiram alcançar o resultado ou meta. Dessa maneira, caso você não esteve dentro do processo de tomada de decisões, será muito notável seu nível de desconhecimento e enrolação.


Veja neste vídeo como fazer um bom currículo

8 Dicas práticas para melhorar seu currículo

Vamos deixar as coisas mais práticas ? Dessa forma, trago a thread do Twitter de Victor Jamé (@victorjame), que trabalha com marketing e tem uma marca de roupas. Ele levantou principais dicas e erros no currículo mais comuns.

Além disso, apontou como consertar suas falhas. Se liga:

Além de ser melhor, a verdade é paupável

Objetividade é tudo

Estética na medida certa

Saiba extrair as experiências

Exemplos práticos sempre é mais interessante

Esqueça as qualidades clichês!

Gaste um tempinho também nesta rede social!

Revise bastante e, se não estiver seguro, mande para alguém que manje revisar

PS: Aliás, se o Víctor tivesse revisado antes de publicar no twitter, veria que ele pulou da dica 8 para a 9!

Fonte: Exame

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »