Um fato recente ocorrido com o novo ministro da Educação, professor Carlos Alberto Decotelli, comprovou um hábito comum praticado pelo brasileiro: cometer erros no Currículo. Segundo levantamento da empresa DNA Outplacement, mentir no currículo é praticado por cerca de 7 em cada 10 profissionais no Brasil.
- Confira as coisas que você pode fazer para ser mais respeitado e produtivo no trabalho
- Se você vai fazer home office, precisa ler isso!
Assim, o caso do ministro não é isolado. Pelo menos quatro outros ministros deste governo já tiveram certas inconsistências apontadas em seus currículos (Abraham Weintraub, Ricardo Vélez Rodriguez, Damares Alves e Ricardo Salles).
Mas, isso não é uma prática comum só a políticos e figuras públicas. Segundo levantamento da Catho, 92,2% dos recrutadores pegaram mentiras no ato em etapas de processos seletivos.
Assim, para você não ser pego flagra, conheça as cinco mentiras mais comuns dos candidatos, segundo a psicóloga e assessora de carreira da Catho, Elen Souza:
Principais erros no currículo
Upgrade da experiência profissional
Você tinha o cargo de simples assistentes, mas aponta nas atividades as responsabilidades de um verdadeiro CEO da empresa? Ou mesmo coloca como experiências atuações em companhias que nunca trabalhou?
Em uma simples ligação para a empresa você pode ser desmascarado. Além disso, redes sociais profissionais como o LinkedIn são ainda mais fáceis de desmascarar as incorreções.
Formação anabolizada
Coloca no currículo cursos que sequer participou? Inclui títulos que não concluiu? Ou dá aquela aumentada substancial em atividades que praticou?
Parece sedutor, mas não caia no desejo de praticar isso. Profissionais do RH já têm por costume fazer checagens de informações, tanto no MEC quanto na instituição citada. A simples apresentação de um certificado pode fazer cair a sua máscara.
Habilidades técnicas inexistentes
Sua habilidade com excel é avançada mesmo ou você está forçando a barra? Incrementar habilidades que não tem ou dar uma inflada nas suas qualidades podem ser desmascaradas em simples testes práticos durante o processo.
Além de denunciar a verdade, vai queimar seu filme de vez na empresa.
Segunda língua
Partir do inglês básico para o avançado. Ou então colocar espanhol fluente só porque fez uma viagem para a Argentina ou entendeu a série A Casa de Papel não vai servir.
Apesar de incluir uma segunda língua ofereça destaque nas pesquisas de CV, os próprios testes no processo de seleção vai tornar clara os seus erros no currículo.
Lembre-se que muitos recrutadores fazem não só testes de fluência, mas podem conduzir uma entrevista na língua estrangeira que você anunciou dominar.
Apresentação dos Resultados
No momento em que o candidato precisa apresentar conquistas ou resultados do emprego anterior, algumas pessoas acabam mentindo sobre eles ou mesmo assumindo para si conquistas de outros.
Nessa hora, um recrutador pode pedir para descrever a forma como conseguiram alcançar o resultado ou meta. Dessa maneira, caso você não esteve dentro do processo de tomada de decisões, será muito notável seu nível de desconhecimento e enrolação.
Veja neste vídeo como fazer um bom currículo
8 Dicas práticas para melhorar seu currículo
Vamos deixar as coisas mais práticas ? Dessa forma, trago a thread do Twitter de Victor Jamé (@victorjame), que trabalha com marketing e tem uma marca de roupas. Ele levantou principais dicas e erros no currículo mais comuns.
Além disso, apontou como consertar suas falhas. Se liga:
Além de ser melhor, a verdade é paupável
1. NÃO MENTE, PORRA;
SE O SEU INGLÊS É INTERMEDIÁRIO, NÃO PÕE AVANÇADO, NEGO
Acredite, as empresas valorizam mais quem fala a verdade, mas explicita que está disposto a aprender, do que quem mente e chega na hora do vamo ver não corresponde.
— Victor Jamé (@ovictorjame) June 17, 2020
Objetividade é tudo
2. ADAPTE SEU CURRÍCULO À VAGA;
Batidíssimo, mas importante. Leia as características que a vaga pede, vê as que batem com as suas e acrescente no seu currículo. Recrutadores não tem tempo de ler tudo, então seja objetivo e certeiro.
— Victor Jamé (@ovictorjame) June 17, 2020
Estética na medida certa
Obs: o Canva é uma ótima ferramenta para fazer bons currículos. Os designs já estão prontos e você pode só acrescentar as informações.
Têm currículos lá bem tumultuados também, então escolha direitinho que vai dar tudo certo.
Link: https://t.co/B91LhONZCE
Seguindo…
— Victor Jamé (@ovictorjame) June 17, 2020
Saiba extrair as experiências
No meu currículo, eu disse que essa experiência me acrescentou em “atendimento ao cliente, lidando diretamente com o público, com fluxo de caixa, gestão de estoque”
Consegue sacar?
— Victor Jamé (@ovictorjame) June 17, 2020
Exemplos práticos sempre é mais interessante
5. RESSALTE SEUS PONTOS POSITIVOS;
Mas da forma certa:
Em vez de criar uma lista com todas, como quase todo mundo faz, tente conectá-los com suas experiências profissionais, apontando como colaboraram para sua carreira.
— Victor Jamé (@ovictorjame) June 17, 2020
Esqueça as qualidades clichês!
6. NÃO SEJA O BOBÃO PRÓ-ATIVO E ANSIOSO;
Ok, seja pró ativo, é importante. MAS TODO MUNDO PÕE ISSO NO CURRÍCULO CARA, JÁ É ATÉ PIADA INTERNA DE RH
a questão aqui é FUJA DO ÓBVIO, não seja a pessoa que tem como ponto forte ser proativo e negativo ser ansioso!
— Victor Jamé (@ovictorjame) June 17, 2020
Gaste um tempinho também nesta rede social!
7. USE O LINKEDIN
Se eu pudesse eu tatuava isso na minha testa. O Linkedin é uma rede social profissional, feita para criar conexões entre profissionais. As empresas num geral são MUITO ativas lá, além de disponibilizarem vagas e etc.
Enfim, USE O LINKEDIN
— Victor Jamé (@ovictorjame) June 17, 2020
Revise bastante e, se não estiver seguro, mande para alguém que manje revisar
9. REVISE, REVISE E REVISE;
Gente, sério, currículo com erro de português nem passa da porta, de verdade.
Revisa uma vez, revisa de novo, e depois revisa mais uma vez. Vai na minha, vai valer a pena, eu te prometo.
— Victor Jamé (@ovictorjame) June 17, 2020
PS: Aliás, se o Víctor tivesse revisado antes de publicar no twitter, veria que ele pulou da dica 8 para a 9!
Fonte: Exame
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso