O caminho para o sucesso profissional é longo e muitas vezes sinuoso. É uma combinação de trabalho duro, perseguir suas paixões e conhecer as pessoas certas.
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Mas há passos que você pode tomar imediatamente para se aproximar de seus objetivos. Abaixo, coletamos um monte de estratégias rápidas e práticas – apoiadas por pesquisas e opiniões de especialistas – para ter mais sucesso no trabalho.
Como ser mais respeitado e produtivo no trabalho
Você aprenderá como impressionar seu chefe (e deixar seus colegas de trabalho igualmente impressionados) e continuar produtivo mesmo quando estiver se sentindo sem inspiração.
Leia as nossas principais dicas:
Apareça no horário – ou mais cedo
Uma atitude simples,, mas pode ter certeza que agindo assim o seu chefe vai gostar mais de você.
Uma pesquisa da Escola de Negócios Michael G. Foster, da Universidade de Washington, sugere que os funcionários que chegam cedo ao escritório são geralmente percebidos por seus gerentes como mais conscientes e recebem classificações de desempenho mais altas do que os funcionários que chegam mais tarde.
E não importa se aqueles que chegam mais tarde ficarem até mais tarde dentro do escritório.
Na Harvard Business Review, os autores do artigo escrevem:
“Em três estudos separados, encontramos evidências de um estereótipo natural em ação: em comparação com pessoas que optam por trabalhar no início do dia, as pessoas que escolhem trabalhar no final do dia são implicitamente consideradas menos conscientes e menos eficazes em seus trabalhos “.
A única ressalva? Se o seu chefe é um cara que curte trabalhar no fim do dia, ele provavelmente não vai te julgar tão duramente por aparecer um pouquinho mais tarde.
Esteja bem vestido
Pesquisas sugerem que se vestir de maneira mais formal pode fazer com que você se sinta (e também se pareça) mais poderoso.
Em um estudo de 2014, publicado no Journal of Experimental Psychology, homens usando terno se mostraram mais bem sucedidos em reuniões e negociações do que aqueles que não se vestiram da mesma forma.
Mas lembrando: o “bem vestido” precisa se encaixar no seu ambiente de trabalho. Se o ambiente for mais descontraído, estar “bem vestido” pode simplesmente ser uma calça sarja no seu tamanho e uma camisa lisa ou com estampa moderna.
Jogue conversa fora com o CEO da empresa na pausa do café (ou com qualquer figura de poder)
Colidir com o CEO inesperadamente pode soar como o começo de um pesadelo, mas não precisa ser.
Segundo a especialista em etiqueta e civilidade Rosalinda Oropeza Randall, “é uma oportunidade para se mostrar”. Se você não conhece a pessoa muito bem, apresente-se e diga em qual departamento você trabalha. Depois, leia a linguagem corporal dele para ver se ele está interessado em conversar mais.
Se você já é bem íntimo do seu CEO, pode simplesmente dizer algo como: “Você tem planos para o final de semana?” de um jeito descontraído.
Enfim: torne-se presente.
Tire uma hora para dar o seu máximo
A especialista em gerenciamento de tempo e autora Laura Vanderkam recomenda dedicar a primeira hora do seu dia de trabalho a um projeto importante.
Ela chama isso de “hora do poder”. Como Vanderkam disse anteriormente ao Business Insider, “temos que escolher conscientemente gastar menos tempo com e-mail e economizar tempo para o importante trabalho que nos interessa”.
Escute música antes de começar uma tarefa importante
Você pode pensar que ouvir música ajuda você a fazer as coisas mais rapidamente, mas, na verdade, pesquisas sugerem que isso faz com que você seja menos produtivo na maioria das tarefas.
Por exemplo, um estudo de 2010 descobriu que as pessoas tiveram um desempenho pior em uma tarefa de memória quando ouviram música em segundo plano, em comparação a quando elas trabalhavam em silêncio.
De acordo com Daniel Levitin, um neurocientista e músico, a melhor aposta é ouvir música por 10 a 15 minutos antes de começar a trabalhar, então você está relaxado e de bom humor.
Faça uma pausa para o almoço com colegas de trabalho
Uma pesquisa descobriu que 80% dos trabalhadores almoçam em suas mesas.
E, no entanto, sair do escritório, mesmo durante 15 a 30 minutos, durante o horário de almoço, pode ser benéfico. Como professora da Universidade da Califórnia, a Davis Graduate School of Management disse à NPR: “Sabemos que criatividade e inovação acontecem quando as pessoas mudam seu ambiente, especialmente quando se expõem a um ambiente natural”.
Enquanto isso, um estudo de 2015 descobriu que almoçar com colegas de trabalho pode aumentar o desempenho da equipe. Especificamente, os bombeiros que prepararam e comeram juntos mostraram um comportamento mais cooperativo.
Encontre um mentor
Seu gerente não deve ser a única pessoa no trabalho para lhe dar feedback.
De acordo com Suzanne Bates, CEO da Bates Communications e autora do novo livro “Todo o Líder que Você Pode Ser”, os líderes de sucesso geralmente têm mentores ou colegas de trabalho com os quais trocam feedback regularmente. Bates diz que ter um mentor pode ajudá-lo a crescer mais rapidamente em seu trabalho.
Ela recomenda escolher alguém que trabalhe em um departamento diferente dentro da empresa. É ainda melhor se você trabalhou com essa pessoa em um projeto interdepartamental.
Enquanto isso, o autor de best-sellers Simon Sinek diz que os líderes mais bem-sucedidos têm um “amigo” ou alguém que também aspira à liderança. Os amigos trocam regularmente conhecimento e conselhos para evitar que os outros fiquem presos nas armadilhas da riqueza e da fama.
Peça um feedback para a sua equipe
Não se esqueça de solicitar feedback de pessoas que estão por perto.
Kim Scott, um ex-executivo do Google e da Apple, e autor de “Radical Candor: seja um patrão sem perder sua humanidade”, recomenda perguntar a seus companheiros de equipe (e até mesmo pessoas em cargos mais “baixos”) se “Existe algo que eu poderia fazer ou parar de fazer que tornaria mais fácil trabalhar comigo?”
Então – e esta é a parte difícil – espere silenciosamente por seis segundos. Seus funcionários terão que apresentar algumas críticas construtivas apenas para tornar as coisas menos difíceis.
Fale durante uma reunião
Sim, pode ser assustador – mas vale a pena.
Jenna Lyons, ex-presidente e diretora executiva de criação da J.Crew Group Inc., disse ficar impressionada com os funcionários que falam e compartilham ideias.
“Acho impossível entender a posição de uma pessoa se ela não participar da reunião”, disse ela.
“Encontre sua voz, e certifique-se de levantar sua opinião; você deve estar contribuindo apoiando o ponto de alguém ou levantando críticas construtivas e ponderadas. E nunca tenha medo de apresentar uma ideia”, disse Lyons.
No fim do dia, reflita sobre suas conquistas
É mais simples do que você pensa.
Um paper de 2014 feito por pesquisadores da Harvard Business School e de outros países descobriu que 15 minutos de redação reflexiva são suficientes para torná-lo mais bem-sucedido no trabalho.
No estudo, os funcionários de uma empresa de terceirização indiana passaram os últimos 15 minutos do dia de trabalho refletindo sobre o que aprenderam naquele dia. Os resultados mostraram que o segundo grupo se saiu cerca de 23% melhor em uma avaliação final.
“No estudo de campo, pedíamos às pessoas que trabalhassem menos”, disse um dos autores do estudo ao Business Insider. “É contra-intuitivo, porque você acha que quer usar esses 15 minutos para continuar trabalhando, mas isso realmente leva ao melhor desempenho.”
Planeje o próximo dia
Não espere até amanhã de manhã para descobrir o seu planejamento. Especialistas no assunto disseram ao Business Insider que é importante colocar seus objetivos mais importantes para o próximo dia no papel.
Essa prática também ajuda você a parar de se fixar nas obrigações de trabalho – e, na verdade, relaxar um pouco. Um estudo de 2015, publicado no Journal of Occupational and Organizational Psychology, descobriu que escrever sobre como você planeja concluir qualquer tarefa inacabada no dia seguinte permitiu que muitas pessoas parassem de pensar nessas tarefas além do necessário.
Por fim, esforce-se para melhorar sempre. Busque aperfeiçoamento e sempre tente ser um profissional melhor do que era no dia anterior!
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