Como encontrar tempo para a sua saúde mental? Tente estes 3 passos

Encontrar tempo para a saúde mental é fundamental para criar resiliência e suportar os problemas profissionais e pessoais sem pirar. Veja como.

Coisas de homem

Se você trabalhou em casa em algum momento desde março de 2020, há uma boa chance de ter trabalhado mais do que nunca. Uma pesquisa recente sugere que o home office aumentou a jornada média de trabalho em 2,5 horas em alguns países. O que nos leva a uma dúvida: como encontrar tempo para cuidar da saúde mental tendo que trabalhar mais horas por dia?

Some a isso a indefinição entre trabalho e lazer (ou obrigações e cuidados) e o medo em relação à segurança no emprego e você tem um esgotamento. Reservar um tempo para você e seu bem-estar nunca foi tão importante, mas também nunca foi tão difícil.

Não é egoísmo se concentrar em si mesmo. Na verdade, é algo essencial. Se você acha que está cada vez mais difícil evitar o excesso de trabalho, vai precisar se “defender”. E aqui estão três passos para começar a colocar a saúde mental em sua rotina sem muito esforço.

Faça uma pausa para respirar e peça ajuda

A respiração profunda é uma ótima técnica

Quando você está atolado em tarefas, pode parecer que tudo e todos só te arrastam mais para baixo ainda. Mas na maioria dos casos as pessoas nem sabem que você está sobrecarregado. É necessário pedir o que você quer e o que está precisando, em vez de achar que os outros vão simplesmente adivinhar.

Peça coisas e distribua responsabilidades sempre que possível. Se não sabe como, pergunte a si mesmo quem poderia ajudá-lo agora. Considere o que pode ser delegado ou terceirizado, mesmo que temporariamente.

Redefina seus limites

Estresse no trabalho

Mesmo que algumas partes do mundo estejam reabrindo cheias de regras, nossos dias de trabalho ainda têm limites bem mal definidos. Se você não sai de casa para ir ao trabalho nem tem para onde voltar depois de desligar o computador, a manhã emenda na tarde e na noite sem marcos significativos. Resultado: o trabalho engole horas e momentos antes destinados a sua vida estritamente pessoal.

Se seus limites estão desgastados, reserve um tempo para reforçá-los. Pegue seu calendário e examine a semana que vem, por exemplo. Marque uma série de compromissos ​​consigo mesmo – podem ser exercícios matinais, intervalos para leitura, uma caminhada no meio da tarde ou uma pausa para preparar o jantar. E sempre que alguém sugerir uma reunião no início da manhã ou tarde da noite sugira um horário que não atrapalhe esses compromissos e sua rotina de autocuidado.

https://www.youtube.com/watch?v=Vo_UsWRdPQ0

Durante uma semana, um mês ou um ano muito agitado da vida é fácil deixar seu bem-estar mental e físico para depois. Mas é nessas horas que ele é mais importante. Você não vai prosperar sob pressão se não estiver saudável e descansado. Veja algumas maneiras para praticar autocuidado ao longo do dia.

Leve a sério a recuperação pós-estresse

Técnicas de respiração podem ajudar a relaxar os músculos

Não trabalhar não é o mesmo que descansar. Você pode se afastar fisicamente de seu trabalho (indo do notebook até o sofá ou saindo do escritório, por exemplo), mas ainda assim ser consumido por ele pensando em problemas variados.

Descansar e se recuperar cria resiliência. E ela nos prepara para enfrentar desafios profissionais e pessoais. Mas a recuperação não acontece automaticamente – pesquisadores a descreveram como um processo que restaura os “recursos energéticos e mentais” de um trabalhador. E isso é essencial para prevenir um burnout.

Pense assim: o tempo livre deve ser sua recompensa. O descanso é mais do que uma forma de se preparar para mais trabalho. Uma vida plena e completa também inclui amigos, família, lazer e propósito. A pandemia tirou muito disso, mas não podemos deixá-la corroer nossos limites. Devemos encontrar tempo para a saúde mental.

Compartilhe
Felipe Blumen
Felipe Blumen

Historiador, jornalista de lifestyle e fã de foguetes, Corinthians, gibis e outras bagunças.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso