Você já notou como algumas pessoas parecem abençoadas com a capacidade de convencer com suas palavras? Eles são confiantes e oradoras poderosas – que sabem como entregar com êxito as suas mensagens.
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Infelizmente, para a maioria de nós, não temos naturalmente essas habilidades. Por exemplo, quando precisamos falar em uma reunião de equipe, podemos gaguejar, nos perder nas nossas palavras e fugir da nossa mensagem central. Geralmente, isso nos faz soar fraco e ineficaz.
Felizmente, existem várias técnicas que você pode usar para aumentar instantaneamente a sua credibilidade e autoridade.
Apresente os dois lados de cada argumento
Uma pesquisa recente sobre a psicologia do consumidor apontou que mostrar os dois lados de um argumento te transforma em alguém mais persuasivo. Quem faz isso transmite a imagem de alguém que pesquisou sobre o tema e, consequentemente, “tomou um lado” porque analisou meticulosamente os dois.
Dê as informações-chave no começo da sua apresentação
Você está familiarizado com um conceito conhecido como o “efeito primazia?” Se não, se liga no que você precisa saber:
O “efeito primazia” afirma que a informação dada no início de uma apresentação tem um impacto mais forte e duradouro do que a informação apresentada mais tarde.
Em outras palavras, para ter o maior impacto, você deve colocar suas principais mensagens e benefícios no início de sua apresentação. Ao fazer isso, sua audiência perceberá imediatamente suas informações (e você) como sendo favoráveis, úteis e instrutivas.
Claro, você não quer dar todas as suas informações-chave logo no início, mas faça o suficiente apenas para capturar a atenção do seu público. Se a sua apresentação é dividida em seções, em seguida, inicie cada uma dessas seções com idéias fortes e histórias memoráveis.
Ao iniciar de forma impactante, você vai aumentar a sua autoconfiança, e, ao mesmo tempo, cativar seu público.
Jogue fora a combinação de palavras: “eu acho que”
Um problema comum entre aqueles que não mandam bem no discurso é que muitas vezes eles começam frases com: “Eu acho …”.
Nas conversas do dia a dia, esta frase é perfeitamente aceitável e normal. No entanto, se você quiser ser um comunicador persuasivo, então você definitivamente deve tirar o “eu acho” de suas frases. Isso vai te fazer soar claro e decisivo.
Vamos listar dois exemplos e você vai pensar qual é o mais convincente:
“Eu acho que nosso produto é de alta qualidade e tem bom valor.”
“Nosso produto é de alta qualidade e tem bom valor.”
É óbvio, não é? O segundo exemplo vai direto ao ponto, e transborda confiança e força, enquanto o primeiro exemplo deixa uma impressão fraca.
Sempre que você precisa apresentar informações, adote as três dicas acima para parecer mais seguro e confiante. Seu público – seja ele universitário ou profissional – vai compreender suas informações mais rapidamente e de forma mais prática.
Experimente.
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