Entrar em um webnamoro pode ser uma grande cagada. Mas flertar e manter os contatos em dia pela internet, aplicativos e redes sociais faz parte do romance moderno – sobretudo em tempos de pandemia. Então é preciso saber se virar para não transformar seu relacionamento online em um pesadelo.
Com alguns cuidados básicos você já evita cair em ciladas e ser enganado por pessoas mal-intencionadas. Tem muita gente por aí que quer te fazer de trouxa, acredite. Mas também é perfeitamente possível encontrar amor nas redes.
Vá na manha e veja as dicas a seguir para saber como ter um relacionamento online saudável e seguro.
Nunca compartilhe informações pessoais
Essa dica vale para qualquer tipo de interação que você tiver na internet, mas principalmente para um relacionamento online que estiver começando. É normal querer saber o que a pessoa faz da vida, mas não é ok ficar perguntando em qual escola estuda, em qual rua mora ou quantas pessoas moram na casa.
Quando você é adulto e fala naturalmente que faz a faculdade tal, vive com os pais e mora em determinado bairro, tudo bem. Mas se for menor de idade e te perguntarem isso logo de cara, desconfie e avise alguém.
Dê aquela stalkeada básica
Você precisa saber se aquela pessoa existe de verdade, certo? Então dê a boa e velha stalkeada no perfil dela nas redes sociais (isso é, desder a linha do tempo vendo todos os posts). Veja se as publicações não são todas recentes, se a pessoa foi marcada em fotos de amigos, se os comentários nas fotos são de outros perfis que existem.
Da mesma maneira, fique atento a seu próprio perfil. Fotos que mostram seu uniforme, a fachada da escola ou a de casa podem ser meio perigosas. Por quê? Se alguém estiver querendo te aplicar um golpe vai saber onde procurar sem nem precisar perguntar. E não queremos isso.
Faça chamadas de vídeo
Sério, não existe relacionamento online sem isso. Se a pessoa não topar sem dar uma desculpa muito boa pode ter certeza que você está sendo enganado. E mesmo se usar uma ótima desculpa, insista no vídeo outra vez.
Só assim você sabe que a pessoa é a mesma das fotos, que ela existe e, dependendo de como ela se comportar, que gosta mesmo de você. Repita a dose e faça quantos vídeos forem necessários até se sentir confortável e os assuntos renderem.
Garanta que outras pessoas saibam do relacionamento
Nada de segredos na hora de ter um webnamoro ou algo parecido. Quando perceber que a conversa engatou e você tem afinidade com a outra pessoa, conte a amigos ou parentes que conheceu alguém e o que está rolando. E mantenha essas pessoas atualizadas sobre as fases do relacionamento: “estamos nos conhecendo”, “nos falamos por vídeo’, “vamos marcar um encontro”, etc.
Do mesmo jeito, comente com a namoradinha ou namoradinho virtual que outras pessoas sabem dos seus planos. A ideia é jogar um verde mesmo. Porque se for alguém se escondendo por trás de um perfil falso ela vai desconversar ou pular fora na hora. E assim você se livra de golpes.
Muita atenção na hora de marcar um encontro
O item anterior é importante para que você possa marcar um primeiro encontro (depois da pandemia) com mais segurança. Alguém sempre deve saber que você vai se encontrar com a pessoa, então não tope um date sem dizer pelo menos a seus amigos onde você vai e quando. Você pode até achar exagero, mas é assim que muita gente acaba se dando mal.
Escolha um lugar público e movimentado que você já conheça e que possa chegar e sair sem depender de carona. Além de evitar problemas maiores, estar em um local familiar vai te deixar mais confortável – e você sabe que segurança é tudo na hora de impressionar alguém.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso