6 Dicas infalíveis pra você que vai começar a faculdade agora

Acabou de entrar na faculdade? Um mundo novo te espera. Veja como encará-lo!

O pior já passou, certo? O vestibular ficou para trás, você já fez a matricula e, agora, é só alegria. Você vai estudar só o que você quer, conhecer gente nova e fundamental para a sua carreira, viver uma fase de descobertas e realizações livre de imposições sociais e da chatice da escola e do cursinho. Está pronto?

+ Veja como se livrar dos trotes violentos na faculdade 

Bom, as coisas não são bem assim. É claro que a faculdade representa tudo isso que falamos acima, mas ela não é só maravilhas e também não é sinônimo de felicidade garantida e festas o tempo todo.

Na verdade, a faculdade é, sim, uma das melhores fases da sua vida, mas é um momento que exige responsabilidade e foco, afinal, o contraste entre a escola e a universidade pode ser assustadoramente bruto.

Quer saber como lidar com isso da melhor maneira? Veja nossas dicas infalíveis para encarar a faculdade:

Viva toda a faculdade

6 Dicas infalíveis pra você que vai começar a faculdade agora

A faculdade não é só o que acontece dentro da sala de aula. A faculdade, para ser inteiramente vivida, precisa ser explorada. Conheça o centro acadêmico do seu curso, vá pelo menos em uma reunião da atlética e, é claro, vá para o bar. Mesmo se você não bebe, vale a pena curtir algumas tardes ou noites no bar com a galera da sua sala – ou com qualquer outra pessoa da faculdade.

O bar vai te fazer criar laços, firmar amizades e ganhar intimidade com as outras pessoas e te fazer realmente viver a época da faculdade.

Além de fazer amizades, o bar é o primeiro e mais importante networking que você vai ter na sua vida: os contatos que você fizer dentro do bar podem te ajudar, e muito, no futuro próximo. Eu já consegui, por exemplo, estágios com amigos que fiz no bar.

Mas não espere um retorno imediato: muitas vezes, a pessoa que você conheceu no bar em 2017 vai te ajudar só em 2023. Por isso, não diga não quando te convidarem para beber uma no bar, mesmo que você só vá para beber suco de laranja e comer petiscos.

Tente fazer parte da atlética

6 Dicas infalíveis pra você que vai começar a faculdade agora

Você pode achar que é besteira, mas a vida na atlética pode te ensinar muita coisa! Fazer parte da atlética pode te trazer amizades e, de quebra, te fazer aprender muito sobre contabilidade. Você vai amadurecer muito porque vai criar responsabilidades de forma quase que imediata e aprender com seus erros ao se preparar para o mercado de trabalho – na marra.

É claro que você vai se divertir com os jogos e com os roles da galera da atlética mas, mais do que isso, você vai aprender a lidar com crises, trabalhar em equipe e gerenciar eventos.

Pesquise sobre as Empresas Junior

6 Dicas infalíveis pra você que vai começar a faculdade agora

Elas funcionam como laboratórios para você treinar o que aprende na faculdade. As aulas são fundamentais, mas você pode aprender muito mais se for além delas. Aliás, fazer parte de uma Empresa Junior vai ser ótimo para te fazer arrumar um estágio, afinal, é uma experiência interessante para acrescentar no seu currículo que, no começo da faculdade, provavelmente está bem vazio.

Amplie suas referências culturais

6 Dicas infalíveis pra você que vai começar a faculdade agora

Durante a aula, quando o professor falar de algum livro ou filme complementar ao tema abordado, pesquise sobre eles. Pode parecer algo simples, mas faz uma diferença tremenda na sua vida.

A faculdade é importante para ampliar sua bagagem cultural, mas o professor não vai pegar na sua mão, te levar na biblioteca ou na porta do cinema e te mandar ler determinado livro ou ver determinado filme, você vai precisar fazer isso sozinho e ter o discernimento para identificar quais são as obras importantes.

É, acredite: é esse discernimento e essa curiosidade que vão te agregar a cultura e o conhecimento necessário para se destacar na sua carreira.

É você quem faz o seu curso

6 Dicas infalíveis pra você que vai começar a faculdade agora

Uma frase clichê, mas extremamente verdadeira: é você quem faz o seu curso. Não importa se você tem os melhores professores e uma grade de matérias incrível, se você não se dedicar, sua experiência na faculdade vai ser péssima.

Diferente do colégio, na faculdade você não é realmente obrigado a nada. Pode matar aula se quiser, passar todas as noites no bar, atrasar para entregar trabalho ou simplesmente não estudar para as provas.

Nenhum professor vai ligar para os seus pais para avisar que você está se comportamento mal, você só vai saber disso quando pegar DP ou se ferrar em alguma matéria.

Por isso, se dedique e se esforce para tirar o máximo de proveito do seu curso. Vá além do que é dito em sala de aula, pesquise, puxe o professor para conversar depois da aula, debata os temas abordados com os outros alunos, faça os trabalhos com dedicação e você vai ver que vai conseguir sugar o máximo de conhecimento possível dos seus anos acadêmicos.

Um diploma sozinho não tem valor algum

6 Dicas infalíveis pra você que vai começar a faculdade agora

Se você não estudar, não se dedicar, fizer o networking, puxar todo o conhecimento possível dos anos que passou na faculdade, não importa se você se formou: você não vai ser um bom profissional porque tem um diploma.

Maturidade não é poder beber no bar, transar, dirigir, viajar sozinho ou ir para os jogos universitários. Maturidade é conseguir arcar com seus erros, aprender além do que te ensinam e se dedicar para conseguir um bom emprego e tirar boas notas sem a necessidade de alguém puxando a sua orelha o tempo todo.

Faculdade é difícil e seguir todas essas dicas pode parecer complicado quando você precisa trabalhar depois ou antes da aula, mas é a dedicação que separa os meninos dos homens e é ela que vai te fazer ir cada vez mais longe.

A faculdade, no fim das contas, é um estágio da vida. Se você passar por ela com louvor, a probabilidade se tornar um grande profissional é alta. Então, tenha coragem e boa sorte!

Maria Confort
Maria Confort

Jornalista, cinéfila, fanática por literatura e, por isso, apaixonada pela ideia de entender pessoas.