Metas para 2020: 10 passos para mudar de hábitos e de vida

Metas para 2019: 10 passos para mudar de hábitos e de vida

Traçou suas metas para 2020, mas está com medo de não conseguir colocá-las em prática por causa dos seus hábitos ruins? Nós listamos 10 passos para mudar de hábitos e de vida!

De acordo com Charles Duhigg, autor de O Poder do Hábito, os hábitos são um ciclo de três etapas. Primeiro, você recebe uma sugestão (por exemplo, uma hora do dia às 15h), executa uma rotina (caminha até a máquina de café, por exemplo) e recebe uma recompensa (o café).

Entender como os hábitos funcionam é a chave para entender como mudá-los. Depois de mudar de hábitos, você pode controlar sua vida e seu tempo. E, finalmente, alcançar as metas com as quais você sonhou por tanto tempo.

Comece tendo plena consciência da sua rotina

Metas para 2019: 10 passos para mudar de hábitos e de vida

Você segue pelo seu dia sem pensar, porque, afinal, tudo se tornou um hábito.

Porém, experimente reservar algum tempo nos próximos dias para escrever tudo o que você faz durante o dia e quando você toma cada atitude.

Inclua o tempo que você gasta mexendo no celular, por exemplo: você pode se surpreender com o que vê.

Você está gastando mais tempo em atividades do que imaginou? Você está executando sem pensar tarefas que não precisa realizar? Depois de ver alguns dias com clareza e consciência, você pode entender melhor o que está fazendo. E como cada hábito se alinha ou não aos objetivos maiores da sua vida.

Metas para 2020: Pare de dizer “sim” para tudo

Metas para 2019: 10 passos para mudar de hábitos e de vida

Vamos supor que a equipe de marketing peça que você participe de uma reunião mesmo sem estar no projeto e, ao dizer sim, você se compromete e acaba perdendo um tempo importante e atrasando outras entregas.

Dizer sim é um hábito. A sugestão, parte do ciclo que falamos acima, é alguém fazer um pedido, e a recompensa é que você evita um sentimento de culpa. Ou, quem sabe, você passa a se sentir necessário.

Mas o hábito não está te fazendo bem porque você está sendo carregado pelas decisões dos outros e, no fim do dia, você acaba prejudicando coisas que são importantes para você.

Da próxima vez que alguém lhe pedir para fazer alguma coisa, tome um minuto e quebre o laço de hábito. Saia do automático. Realmente pense sobre o pedido antes de responder.

Este é um dos passos mais importantes para mudar de hábitos.

Descubra o que é importante para você – e o que não é

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Digamos que você esteja gastando muito tempo em determinada situação pelo simples poder do hábito. Por exemplo: você anda fazendo hora extra sem a real necessidade de realizar essa tarefa. Pelo contrário, só está se matando com horas extras para agradar o seu chefe.

Porém, quando você se senta e pensa sobre o que é importante para você, percebe que precisa priorizar a sua familiar ou, quem sabe, a sua saúde – com a prática de atividades físicas, por exemplo. Então, onde o excesso de trabalho se encaixa? É importante para você ou não? É realmente fundamental para a empresa? Outra pessoa pode realizar a atividade extra no seu lugar? Você já conversou com o seu chefe sobre isso?

Estamos todos ocupados. Mas precisamos aprender a mudar hábitos que envolvem fazer coisas que não se alinham com nossos objetivos maiores. Por isso, é importante ter tempo para descobrir quais são seus objetivos maiores: família, trabalho, saúde.

Esteja consciente do que é importante para você. Para que você possa priorizar seus dias de acordo com isso! Se você não fizer isso, será difícil conseguir mudar de hábitos.

Se você não tem um sistema de produtividade, crie um

Metas para 2019: 10 passos para mudar de hábitos e de vida

Um sistema de produtividade não precisa ser complicado. Tem que ser algo que funcione para você. Basicamente, um sistema de produtividade é uma maneira de garantir que:

  • Você está fazendo tarefas que se alinham com seus objetivos
  • Você sabe quais são essas tarefas
  • Você sabe quando vai fazê-las

Todo mundo tem um sistema diferente. Alguns gostam de usar planejadores de papel, outros preferem um aplicativo no celular. Não importa como você quer fazer isso. Mas você precisa controlar sua própria agenda.

Faça um novo hábito de planejar seu dia ou sua semana regularmente. Por exemplo: todos os dias às 17h eu levarei 15 minutos para planejar o dia seguinte. A sugestão – aquele ponto do ciclo do hábito que falamos no começo do texto – será a hora do dia. A rotina é planejar. A recompensa é criar um dia equilibrado e produtivo.

Metas para 2020: Comece devagar

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Quando algo é um hábito, está bem enraizado em nossa rotina. Nós executamos um hábito quase sem pensar. Então, quando pensamos em como mudar hábitos, precisamos começar devagar.

James Clear, autor de Hábitos Atômicos, fala sobre uma regra chamada de “1%”. Ele diz:

Hábitos não parecem representar muito em um determinado dia. Mas ao longo de meses e anos, seus efeitos podem se acumular em um grau absurdo

Basicamente, você só precisa descobrir como mudar os hábitos em 1% por dia para ver um benefício significativo ao longo de um ano.

Então comece com um pequeno hábito. Quando o relógio bate 15h e você percebe que se levantou para ir até a máquina de café, por exemplo, mude o seu caminho e siga para o bebedouro, por exemplo, ou vá dar uma volta no quarteirão. Escolha uma coisa e faça uma mudança. E então siga em sua rotina.

Lembre-se disso durante todo o processo para mudar de hábitos.

Pare de ouvir todos os seus pensamentos negativos

Metas para 2019: 10 passos para mudar de hábitos e de vida

“Eu não sei como fazer isso.” “Eu não tenho tempo suficiente.” “Eu vou falhar e então as pessoas vão me julgar.” Algum desses pensamentos soa familiar?

Para muitas pessoas, esses pensamentos são reproduzidos em um loop constante.

Mudar é assustador. A ideia de fazer algo novo, ou algo que as pessoas possam julgar, pode fazer seu coração bater e secar a boca. Para o seu corpo, a sensação é a mesma que o coração de um homem das cavernas sente ao ser perseguido por um tigre. Então seu cérebro quer responder da mesma maneira. Quer fugir e se esconder.

Mas adivinhe? Esses pensamentos são um hábito também. O gatilho é que você quer tentar algo novo. A rotina é dizer a si mesmo que você não pode fazer isso. E a recompensa é ficar na mesma rotina. Uma rotina segura, mas que te prende e te impede de fazer progresso em direção aos seus objetivos.

Mas lembre-se: você não vai ser devorado por um tigre.

Então, da próxima vez que você ouvir essa voz na sua cabeça dizendo que você não pode fazer isso. Para fugir do medo. Lembre-se, é um novo hábito, não um tigre.

Faça um plano para quando as coisas correrem mal

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O psicólogo Peter Gollwitzer surgiu com o poderoso conceito de “planejamento e-se”. A ideia básica é esta: faça um plano que diz que, se X acontecer, eu farei Y. Aliás, essa é uma boa dica para lidar com ansiedade.

Gollwitzer mostrou que esse comportamento pode ter um enorme impacto no sucesso da mudança de hábitos.

Digamos que você geralmente durma até o último minuto antes de ter que se levantar para o trabalho. Mas você está buscando começar o hábito de correr no período da manhã, e quando você acorda, percebe que está chovendo o suficiente para você não querer estar fora. O que você faz?

Sem um “planejamento e-se”, você provavelmente vai virar de lado e voltar a dormir. Porém, se você fez um plano na noite anterior, saberá como agir: por exemplo, mesmo com chuva você pode correr na esteira do prédio ou fazer exercícios em casa.

Dessa forma, você não vai voltar para sua antiga rotina.

Metas para 2020: Concentre-se no seu esforço

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Aqui está um segredo sobre todos que você conhece. Todo mundo já falhou. Todos, desde Steve Jobs até o colega de trabalho no cubículo ao seu lado.

Mas o que faz a diferença é como você gerencia esse fracasso. Você considera o fracasso uma razão para desistir? Ou você reformula isso como uma experiência de aprendizado? Aceitar o fracasso é uma maneira de permanecer nessa rotina. Para continuar fazendo o que é seguro. Mesmo que isso não te faça feliz. Aceitar o fracasso é um hábito.

Mas se você puder se concentrar no seu esforço, nas suas tentativas de mudar, você pode aprender continuamente com quaisquer erros e continuar seguindo em frente.

John Wooden, o lendário treinador de basquete, diz que você não é um fracasso até começar a se culpar. O que ele quer dizer é que você ainda pode estar no processo de aprender com seus erros.

Comemore pequenas vitórias

Metas para 2019: 10 passos para mudar de hábitos e de vida

Uma das formas mais poderosas de reforçar a forma de mudar hábitos e fazer novos é se recompensar por isso. Como Charles Duhigg escreveu em O poder do hábito:

Estudos de pessoas que criaram com sucesso novas rotinas de exercícios, por exemplo, mostram que são mais propensos a manter um plano de exercícios se encontrarem uma recompensa clara, como uma cerveja ou uma noite fora sem culpa.

Portanto, não subestime as alterações positivas que você fizer. Recompense-se e comemore.

Continue tentando

Metas para 2019: 10 passos para mudar de hábitos e de vida

Deixe de lado a ideia de que você precisa ser perfeito no processo, ou que precisa fazer tudo de uma só vez. Aprender a mudar hábitos leva muito tempo e é algo que precisa ser refinado constantemente.

Mas quando você está se sentindo para baixo ou frustrado, lembre-se que você escorregar não significa que você precisa desistir e voltar aos seus velhos hábitos.

Se você manter seus objetivos maiores em mente, vai conseguir descobrir o que funciona para você.

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