Como ser bem sucedido: descubra a real definição do sucesso!

Como ser bem sucedido: fogos sobrevivendo na água

Como definir sucesso na vida? Como ser bem sucedido?

A única pessoa que pode responder à pergunta acima é você. Eu não sou capaz de prescrever a definição definitiva de sucesso, pois isso não é possível. Cada pessoa está pensando diferentemente em ser próspera na vida e está definindo o sucesso de outra maneira, então não pode existir uma definição adequada para todos.


Como ser bem sucedido

Por isso, é muito importante que você saiba exatamente como definir sucesso na sua vida! Tome consciência do que realização, sucesso e prosperidade em geral significam para você em sua vida.

Alguns podem definir sucesso como tendo carros luxuosos e uma enorme mansão, enquanto outros consideram uma vida cheia de alegria e felicidade com sua família como o verdadeiro significado do sucesso.

Depois de ter descoberto o que é importante para você, você é capaz de se concentrar em suas visões e objetivos.

Mas como fazer isso?

Como ser bem sucedido: o significado do sucesso

Como ser bem sucedido:pessoa meditando

Um dos passos mais importantes para alcançar o sucesso na vida é conhecer o significado do sucesso para sua vida pessoal.

O verdadeiro significado do sucesso vai muito além das definições comuns de sucesso, como ter muito dinheiro, ser rico, ter muitos imóveis e títulos conquistados.

Muito pelo contrário: o verdadeiro sucesso na vida não pode ser medido com os fatores acima mencionados, mas sim com a quantidade de pessoas que são capazes de viver uma vida melhor e mais avançada por causa do que você criou.

Esse é o significado do sucesso. Não os troféus que as pessoas estão colecionando em suas vidas. A mídia e a sociedade frequentemente concluem que viver uma vida bem-sucedida significa ser extraordinariamente rico e ter muitos bens. Mas o significado do sucesso é viver uma vida feliz e tornar este mundo um lugar melhor para todos.

Então qual é a definição de falhar?

Como ser bem sucedido: grupo de estudantes comemorando formatura

O oposto do sucesso é o fracasso, pois significa falhar ao tentar atingir metas ou objetivos.

Além dessa definição regular de fracasso, também pode-se dizer que até pessoas ricas e bem-sucedidas falham em suas vidas. Basta pensar nos ricos e famosos e em todos os seus escândalos, vícios e suicídios.

Todos eles eram pessoas extraordinárias, mas muitos deles também estavam extremamente infelizes com suas vidas e não conseguiam ver o significado do sucesso.

A riqueza não pode ser definida com dinheiro, mas com valores em sua vida que fazem de você uma pessoa feliz: como amizade, relacionamentos e sua família.

Como alcançar o sucesso?

Como ser bem sucedido: pessoa comemorando vitória

No momento em que você define o significado do sucesso para você, a única maneira de alcançá-lo é dar os passos adiante na realização de suas metas ou objetivos. No momento em que você pára de tentar constantemente agradar aos outros e satisfazer as expectativas deles, só então você pode encontrar alegria nas coisas que já está fazendo – ou vai começar a fazer.

Então, faça o que falamos anteriormente: defina o que é sucesso para você. Você pode criar metas de curto e longo prazo. Minhas metas de curto prazo, por exemplo, consistem em escrever diariamente e realizar minhas tarefas. Minhas metas de longo prazo, por exemplo, incluem concluir meu livro e ganhar um aumento.

Então, estipule essas metas e trabalhe nelas! Nós já fizemos uma matéria completa com dicas de como criar metas que realmente serão alcançadas, dê uma olhada nela aqui.

Pare de esperar

Como ser bem sucedido: homem comemorando uma conquista

Liberar-se das limitações do que os outros percebem como sucesso é uma tremenda oportunidade de definir a vida em seus próprios termos.

Você aprende a parar de ir atrás de coisas que simplesmente não importam – mas em determinado momento você pensou que sim – e, em vez disso, você começa a se concentrar nas coisas que o ajudam a diferenciar o progresso da procrastinação.

As emoções infrutíferas de raiva, inveja e ressentimento não devem desempenhar nenhum papel na realização de seus esforços e na capacidade de ter sucesso; essas são apenas distrações.

Quanto mais você se esforça para ser melhor do que ontem, mais sucesso você sentirá porque o progresso, às vezes, pode ser sentido. Você pode sentir isso em seu corpo ao progredir e trabalhar duro para concluir um projeto. Você pode ver isso quando refletir de volta quando começou, e os saltos que você levou para chegar onde está hoje.

Depois de remover o véu do que o sucesso realmente significa para você, só então você pode começar a alcançá-lo diariamente e em suas próprias expectativas.

Não espere para começar a viver assim. Você pode começar hoje. De fato, você deve começar hoje, porque viver continuamente todos os dias com expectativas que não são suas é um dia que não é verdadeiramente seu.

Pare de se comprar com os outros

Como ser bem sucedido: descubra a real definição do sucesso!

A comparação nem sempre é uma coisa ruim. Quando a gente se compara com os outros, acabamos nos esforçando mais e não nos contentamos com a mediocridade.

Porém, a coisa muda de figura quando você fica obcecado, e quando acredita que a vida da outra pessoa é melhor que a sua em todos os aspectos. Você só pode controlar sua vida, não a vida dos outros. Em última análise, você está perdendo um tempo precioso se concentrando mais na vida de outras pessoas do que na sua.

Concentre-se nas coisas boas da sua vida e sinta e expresse gratidão por elas. Quando você fizer isso, você vai começar a se sentir mais positivo e grato por sua vida e vai parar de se concentrar naquilo que está faltando.

Tente escrever um “diário de gratidão” – e calma, isso não é papo de autoajuda – você pode fazer isso à noite ou de manhã: mas anote tudo o que você foi grato naquele dia e também escreva memórias ou coisas que você fez que te fizeram feliz.

Isso realmente ajuda a se concentrar em todas as coisas boas e a permanecer positivo em relação à sua vida, em vez de comparar o que você não tem com outra pessoa.

Quando você tiver essas coisas em mente, vai perceber que ser bem sucedido é, na verdade, entender quais são seus objetivos de vida e correr atrás deles.

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »