A sua vontade é quebrar a casa inteira e jogar a mesa do escritório pela janela? Calma, respira…ou não. É possível usar o estresse a seu favor e transformar todo o seu nervosismo em arma para alcançar o sucesso pessoal ou profissional. Quer saber como?
- Veja 8 técnicas simples para reduzir o estresse
- Descubra TUDO o que você precisa saber sobre o estresse
Se liga:
Você deve cobiçar o sucesso no nível mais profundo
Você deve ter um desejo louco de alcançar o seu objetivo. Se esse fogo todo não está dentro de você, as próximas dicas não vão funcionar. Para isso, você deve estar trabalhando para algo que você realmente quer!
O estresse que surge quando você está trabalhando com algo que ama – ou para conquistar algo que ama – é o tipo de energia que você pode aproveitar para ter o gás de correr até o seu objetivo final.
Portanto, certifique-se de que você está no caminho, alimentado pela paixão e comprometido com a viagem.
Determine seu papel
Seu papel na vida é alcançar seu sonho? Então, tenha isso em mente. Por exemplo, um cara que largou a escola e não tem diploma em algum curso superior pode achar que a vida está perdida, certo? Bom, não é bem assim. O seu papel pode ser se tornar um empreendedor. Mas, para isso, é preciso enxergar o propósito e manobrar a vida de acordo com esse desejo.
Então, se o seu objetivo é esse, foque nas pequenas conquistas. Consiga um emprego, por mais simples que seja, e junte dinheiro. Então, invista esse dinheiro e se organize para, aos poucos, levantar a grana necessária para se tornar um empreendedor de sucesso.
Para isso, entretanto, o passo anterior é fundamental. Você deve ter o desejo de vencer te consumindo por dentro. Caso contrário, vai ser difícil alcançar o seu objetivo.
Esse pensamento já está te deixando estressado? Então, você pode converter essa ansiedade ao criar um propósito. Transforme o estresse em foco, em liderança. Assuma o controle.
Identifique o estresse positivo e o estresse negativo
No processo dos passos anteriores, você vai se sentir estressado e nervoso. Então, tente identificar qual é o estresse positivo e o negativo. O corpo cresce e amadurece com o estresse, e é esse tipo de estresse que pode evoluir seu caráter, te dar amadurecimento emocional e até físico. Quando você está correndo atrás dos seus sonhos, o estresse vai te fortalecer.
Porém, o tipo negativo de estresse é aquele que toma o controle da sua vida, te faz esquecer a sua paixão, machuca as outras pessoas e te faz ficar doente. Esse tipo de estresse é debilitante, te enfraquece. Nenhum sonho foi construído com base em pena.
Se cerque de histórias de sucesso
Coloque-se em uma situação onde você possa ver as pessoas alcançando o que você está lutando para alcançar. Isso vai te ajudar a enxergar o caminho que elas percorreram e ter a energia necessária para fazer o mesmo. Comece a se ver como uma dessas pessoas; transforme a ansiedade em foco.
Por exemplo, converse com as pessoas que estão em uma posição profissional acima da sua, procure entender como elas chegaram até lá, discuta o assunto, aprenda.
Não desista ao ouvir críticas negativas
Ao longo da sua vida, você vai ouvir muita gente dizer que você deveria desistir, e, na maioria das vezes, essas pessoas não estão agindo por maldade. Elas realmente querem o seu bem e acham que estão te ajudando, mas você deve ignorar esse tipo de opinião quando você tem certeza do seu sonho e do seu objetivo de vida.
Em vez de se estressar com esses comentários, use cada um deles para se fortalecer e pense que, ao vencer, você vai provar que essas pessoas estavam erradas.
Não fique paralisado por medos irracionais
Vamos dar um exemplo bem simples: tem medo de altura? Pule de um avião. Tem medo de água? Mergulhe. Tem medo de avião? Voe. Você consegue combater medos irracionais ao encará-los de frente. Use esse exemplo em tudo na sua vida. O estresse que antecede uma ação que te assusta vai te fazer crescer, amadurecer e vencer. Pode ter certeza.
O sentimento é libertador!
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso