8 técnicas simples de relaxamento para reduzir o estresse

É difícil chegar ao final de semana com todas as energias, disposto para sair de casa e aproveitar a folga. A rotina de trabalho, trânsito, reuniões pode ser sufocante e te deixar completamente acabado nos poucos momentos que você tem para se divertir.

Todo mundo sabe que o estresse é um dos principais catalisadores de vários problemas de saúde. Então, qualquer técnica para reduzir os hormônios liberados por ele no nosso organismo já é muito bem-vinda.

Os sintomas mais básicos de que você anda estressado demais são:

  • Fadiga
  • Sono prejudicado
  • Ansiedade
  • Falta de motivação
  • Depressão

Felizmente, algumas técnicas de meditação podem diminuir esses sintomas em poucos minutos. Você pode praticá-las assim que acorda, depois do trabalho, em intervalos na empresa ou antes de dormir.

Descubra quais são elas:

Faça posições fáceis de Yoga

A Yoga é praticamente uma arte milenar. São vários os benefícios de praticar suas posições diariamente mas, se você não tem tempo e também não quer pagar por aulas de Yoga, faça, na sua casa, algumas posições simples por 15 ou 20 minutos.

Em pouco tempo, você vai reduzir o estresse e clarear seus pensamentos.

Respire profundamente

Você já deve ter ouvido alguém pedir para você respirar fundo quando está nervoso – e isso realmente funciona. Respirar profundamente é, inclusive, um dos conceitos básicos da Yoga e te ajuda a reduzir os níveis de cortisol, aliviando a ansiedade.

A chave para o sucesso da técnica é respirar devagar e pelo nariz.

Dê risada

Se permitir rir é fundamental para liberar endorfina no cérebro. Esse processo ajuda a neutralizar os níveis de estresse e reduz a fadiga.

Aquele canal de humor no Youtube pode fazer milagres na sua hora de almoço, e não vai demorar muito para você sentir os efeitos positivos de uma boa gargalhada.

Beba chá preto regularmente

Um estudo recente revelou que o consumo de chá preto pode abaixar drasticamente os níveis de cortisol e também te fazer ficar relaxado e mais centrado. Tente tomar o chá pela manhã e no fim da tarde e você vai perceber gradualmente os seus benefícios.

Visualize algo que te acalme

De acordo com o Dr. Michael Breus, especialista em sono, visualizar paisagens reduz o estresse porque essa técnica funciona como um gatilho de relaxamento dos músculos.

Simplesmente fique deitado ou se encoste em uma cadeira reclinável e visualize uma cena que você considera relaxante. Pode ser uma paisagem de montanha, praia, ou simplesmente se lembre de algum momento da sua vida em que você esteve completamente tranquilo.

Mantenha seu pensamento nesse momento, preste atenção nos detalhes, na cor do céu, no movimento das ondas e utilize as técnicas de respiração profunda que falamos anteriormente.

Além de te acalmar, esse método pode eliminar pensamentos negativos e te deixar mais produtivo.

Considere a auto-hipnose

Muito se discute sobre a eficácia de técnicas de hipnose. Dezenas de estudos são publicados anualmente e normalmente um contradiz o outro mas, independente das interpretações da hipnose, uma coisa é certa: essa técnica trabalha a capacidade de foco da nossa mente.

Então, tente induzir uma auto-hipnose através de técnicas de meditação: sente-se ou fique deitado em um lugar completamente silencioso e, gradualmente, tente desligar a sua mente das distrações ao redor. De olhos fechados, concentre a respiração e foque a sua mente em pensamentos relaxantes.

Abrace seus impulsos criativos

Quando trabalhamos as áreas do nosso cérebro responsáveis pela criatividade, estamos nos focando em algo construtivo. Isso tira a nossa mente de pensamentos nocivos e, por isso, reduz o nosso estresse e ansiedade.

Então, tente descobrir alguma atividade que você gosta: pintar, escrever, desenhar, fotografar, enfim. Explore seus talentos pessoais e tire alguns minutos do seu dia para praticá-los.

Beije e abrace

O contato físico regular com quem a gente gosta tem efeitos poderosos na nossa mente.

Sabe quando o dia no trabalho parece um inferno e você sente que precisa de um abraço? Isso tem explicação científica. Um abraço pode reduzir a pressão sanguínea e um simples beijo pode liberar agentes químicos que aliviam deficiências hormonais e também reduzir os níveis de cortisol.

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