Quase metade dos brasileiros está com problemas para dormir. Conheça 12 dicas para melhorar o sono

12 dicas para melhorar o sono

Você sente que anda dormindo mal neste quarentena? Se isso pode confortá-lo de alguma forma, saiba que não está sozinho. Uma recente pesquisa realizada com 780 brasileiros apontou que quase metade deles (44%) afirmam estar com dificuldades para dormir depois da Pandemia da Covid-19.

Mas não foi só o estudo da empresa global de inovação corporativa The Bakery que apontou isso. Pesquisas e cientistas do mundo tem uma opinião comum ao cenário atual em que vivemos. “A pandemia é uma ‘tempestade’ perfeita para problemas de sono”, destacou o psiquiatra Doon Posner, da Universidade Stanford, nos EUA.

Entre os motivos alegados pela falta de sono, o principal está a alteração na rotina. Dessa forma, horários irregulares ao acordar, trabalhar, sair de casa, fazer exercícios, entre outras coisas contribuem.

Ainda mais existe o fato de estarmos menos expostos à luz do sol. Por outro lado, estamos mais expostos a luz de dispositivos eletrônicos, principalmente durante a noite.

Assim, tudo isso afeta o relógio biológico do corpo, desregulando o mesmo.

Juntamente com tudo isso, ainda podemos acrescentar mais um motivo de perturbação: a ansiedade. Outro estudo brasileiro apontou que o isolamento provocou o aumento da ansiedade em 42% das pessoas.

12 dicas para melhorar o sono

12 dicas para melhorar o sono

Os próprios participantes da pesquisa feita pela The Bakery afirmaram que começaram a tomar medidas para diminuir as noites mal dormidas. Entre as táticas adotadas, as principais são: meditação, exercícios físicos, melhor alimentação, ingestão de medicamentos e uso de aplicativos que monitoram o sono.

Dessa forma, se você também está sofrendo com isso, confira abaixo as principais dicas para melhorar o sono, recomendadas pela National Sleep Foundation e pela Associação Brasileira do Sono durante esta quarentena.

1.  Crie uma rotina para acordar e dormir sempre no mesmo horário

2. Após uma noite ruim de sono, evite compensar cochilando durante o dia

3. Assim como no sono, crie uma rotina mais fixa para outras atividades do dia, como trabalho, refeições, exercícios e lazer.

4. Monte um ritual para dormir.

problemas para dormir melhor

Aliás, nele, você precisa desconectar do celular e aparelhos eletrônicos pelo menos 1 hora antes de dormir. Somado a isso, realize algo relaxante, como tomar um banho quente, um chá, meditar, ler, desenhar, ouvir música, entre outros.

5. Se a insônia bater, não fique se revirando na cama. Levante e procure uma atividade relaxante (como as citadas acima).

6. Deixe a luz entrar em casa. Tome sol no período diurmo (com moderação e cuidados, é claro).

7. Reduza o consumo de bebidas e alimentos com cafeína (café, refrigerante de cola, chá mate, chá preto, entre outros)

8. Reduza ou evite o consumo de bebidas alcoólicas, principalmente perto da hora de dormir.

o que fazer para melhorar o sono

9. Crie um tempo para o seu hobbie. Dessa maneira, faça algo que te dê prazer e ajude a melhorar o humor.

10. Deixe sua cama, ou mesmo o quarto (se puder) para o momento de descanso. Ou seja, nada de comer ou trabalhar deitado.

11. Faça atividade física regular. Só tome cuidado com os exercícios de bastante intensidade à noite, que podem prejudicar no sono.

12. Caso as dicas acima não resolvam, procure ajuda de um médico ou profissional especialista.

Aliás, lembre-se que o sono é fundamental para uma boa saúde mental e também para melhorar a imunidade.

Fontes: National Sleep Foundation, Associação Brasileira do Sono

 

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »