Descubra se você, na verdade, tem medo do sucesso (e como mudar isso)

Descubra se você, na verdade, tem medo do sucesso (e como mudar isso)

Um conceito difícil de engolir é a ideia de temer o sucesso. Por que as pessoas teriam medo do sucesso? O medo do fracasso faz muito mais sentido, o fracasso pode ser assustador, mas o sucesso? O que é tão assustador sobre o sucesso?

O sucesso é um resultado desejável em todos os domínios da vida, incluindo negócios, esportes, carreira, e, é claro, a vida pessoal. Nós queremos ser bem sucedidos, então como pode existir o medo do sucesso? Existe um nível de sucesso que preferimos não alcançar por medo?

Psicólogos dizem que sim. Existe uma forma muito específica de medo relacionada ao sucesso. E como o medo do fracasso, esse é um medo complexo com múltiplas facetas. Estudado extensivamente no contexto da performance atlética, medo do sucesso consiste em cinco pontos: isolamento social e emocional; sentimentos de culpa sobre auto-afirmação; medo de perceber o seu verdadeiro potencial; se preocupar em superar no desempenho um outro admirado; e pressão para manter um bom desempenho e continuar a impressionando.

Com sucesso vem a responsabilidade. E com mais responsabilidade vem mais pressão. Sucesso também significa mais trabalho. Há mais demandas, mais expectativas, mais coisas para aprender, mais obstáculos para lidar e menos tempo para aproveitar outras coisas da vida. O risco de falha aumenta e as consequências da falha podem ser mais graves. O baixo desempenho poderia ser muito mais angustiante para um orador da turma do que para um aluno médio. Ser bem-sucedido também significa que você é mais visível e, portanto, um alvo mais fácil de análise e crítica. Mais pessoas se preocupam com o desempenho do medalhista de ouro do ano passado do que com o atleta que não chegou ao topo. Mais atenção é dada ao desempenho do CEO da empresa do que ao desempenho de centenas ou milhares de funcionários.

Embora o medo do sucesso tenha sido mencionado pela primeira vez na literatura psicanalítica, você não precisa ir à psicanálise para lidar com isso! Há muito mais opções para alavancar o medo do sucesso e evitar que ele se torne um obstáculo desnecessário ao seu crescimento e realização. Aqui estão algumas idéias:

Abrace a responsabilidade do sucesso

Descubra se você, na verdade, tem medo do sucesso (e como mudar isso)

Reprodução

Em muitos contextos, a responsabilidade acrescida é um sinal de competência e bom desempenho. No trabalho, as promoções invariavelmente se traduzem em mais responsabilidade: gerenciar mais pessoas, estar no comando de contas maiores ou assumir um papel mais ativo no crescimento da organização. Michael Port, autor de Book Yourself Solid, diz que muitas vezes o sucesso, em todos os aspectos da vida, depende de quanta responsabilidade podemos lidar a qualquer momento. As responsabilidades adicionais são um sinal de sua competência. Eles são a afirmação de que você fez o trabalho e ganhou a confiança. Em vez de evitar o sucesso, aprender a lidar com a responsabilidade aumentada pode preparar o caminho para mais sucessos.

Lembre-se que estar no topo não é sinônimo de solidão

Descubra se você, na verdade, tem medo do sucesso (e como mudar isso)

Reprodução

Um dos temas que emerge no medo da literatura de sucesso é o isolamento social que pode vir depois.

Você costuma ouvir as pessoas dizerem que é o “topo” é um lugar solitário, mas este ditado não é nem uma verdade absoluta, nem implica que você nunca vá se sentir sozinho estando em outros patamares financeiros e sociais. As pessoas de sucesso são cercadas por outras pessoas que querem aprender com elas, ser orientadas por elas. Sem dúvida, a quantidade de trabalho necessária para alcançar e manter um certo nível de sucesso é considerável, mas isso não significa que sua vida social será extinta. Grandes empreendedores são tão sociais e tão populares quanto qualquer outra pessoa. Tudo o que é necessário para se manter conectado com as pessoas em sua vida, enquanto trabalha para alcançar seus objetivos, é disciplina e bom planejamento, qualidades que são requisitos para qualquer tipo de sucesso.

Priorize suas prioridades

Descubra se você, na verdade, tem medo do sucesso (e como mudar isso)

Reprodução

Com o sucesso vem a pressão para continuar a ser bem sucedido. Se você é um bom aluno, por exemplo, o mundo espera que você entre em uma ótima faculdade, escolha uma profissão altamente respeitada, construa uma carreira de sucesso, ganhe muito dinheiro, case-se jovem e tenha uma vida livre de problemas. O que as pessoas pensarão se você quebrar os planos? Atingir altos níveis de desempenho em qualquer domínio da vida não obriga você a continuar superando a si mesmo, seja para a auto-validação ou para a aprovação contínua de outras pessoas.

Prioridades na vida mudam, e embora você tenha trabalhado duro para conseguir alguma coisa, você tem a liberdade de descansar ou até reduzir a marcha completamente. Muitas pessoas, por exemplo, renunciam a uma carreira de sucesso para ficarem em casa cuidando dos filhos, porque é isso que elas priorizam nesse ponto de suas vidas. Considere quais são suas prioridades, em vez de tentar cumprir um contrato imaginário que você assinou com a sociedade para continuar a bater seu próprio recorde.

Mantenha o foco nos benefícios

Descubra se você, na verdade, tem medo do sucesso (e como mudar isso)

Reprodução

Os benefícios a longo prazo do sucesso superam os custos de curto prazo. Mais responsabilidade poderia se traduzir em mais controle, autonomia, liberdade, reconhecimento e alegria, um salário mais alto ou até mesmo um lugar melhor para se acomodar.

Ser capaz de alcançar seus objetivos também pode ajudar a aumentar a confiança para que você possa continuar buscando níveis mais altos de desempenho. Pense no sucesso como um treino intenso, que pode parecer doloroso pouco antes de começar, mas você sabe que os benefícios a longo prazo para sua saúde e condicionamento serão superiores àquele breve momento de pavor de ter que passar por ele a cada vez. Na verdade, o custo emocional de não alcançar seus objetivos pode ser maior do que a pressão de ter que corresponder à sua nova reputação e ter que trabalhar duro para manter seus novos padrões de desempenho.

Lembre-se que o progresso não é linear

Descubra se você, na verdade, tem medo do sucesso (e como mudar isso)

Reprodução

O progresso na vida não é um processo perfeitamente linear. Haverá altos e baixos no seu desempenho. Você provavelmente não quebrará seu próprio recorde toda vez que fizer uma corrida. Você não pode se tornar um autor de sucesso em cada livro que escreve. Você pode não ter tantas visualizações em seu blog quanto na última vez. Daniel Kahneman, em seu livro Thinking Fast and Slow, refere-se à regressão à média para explicar por que existem flutuações em nosso desempenho.

Nossos esforços e os resultados que obtemos não são perfeitamente correlacionados, e é por isso que nosso desempenho será inconsistente de uma instância para outra, mas irá pairar em torno do mesmo nível, em média. Portanto, se você teve um momento de grande sucesso, não desanime se o próximo momento não for tão estelar, porque estatisticamente não poderia ser. O progresso, por outro lado, significa aumentar a média pouco a pouco com o tempo. Portanto, busque os grandes resultados e não se preocupe com os pequenos contratempos. Eles são inerentes ao processo.

Dê créditos quando necessário

Descubra se você, na verdade, tem medo do sucesso (e como mudar isso)

Reprodução

Se você se preocupa que suas altas realizações possam ofuscar as pessoas que outrora foram seus professores, seus mentores, seus treinadores ou seus ídolos, informe-os como eles foram inspiradores e demonstre gratidão pelo que você aprendeu com eles. Não evite atribuir as devidas atribuições e reconhecer as pessoas que o ajudaram ao longo do caminho.

Na maioria dos casos, isso os encherá de orgulho. E se houver alguns que, apesar de seus agradecimentos, se ressentem de que seu histórico de conquistas seja agora mais impressionante do que o deles, lembre-se de que esse é o problema deles, e não o seu.

Não se defina pelo resultado

Descubra se você, na verdade, tem medo do sucesso (e como mudar isso)

Reprodução

Por fim, e mais importante, a pressão aumenta quando nos importamos mais com o resultado do que com o esforço. Às vezes, o impulso pela realização pode ser tão poderoso que se torna inseparável de nossa autoestima. Nesse caso, a pressão para o sucesso é alta e o sucesso se torna autodefinido. As pessoas que dividem o mundo em vencedores e perdedores desfrutam da vitória mais do que do jogo, podem evitar enfrentar desafios sem garantias de sucesso e tornam-se críticos mais duros de si mesmos e dos outros. O sucesso, no entanto, não é um meio para proteger o ego. Você não precisa vencer para ser uma boa pessoa. Mas se você quer ser bem sucedido, você precisa saber como jogar um bom jogo, porque o esforço determina o resultado. E enquanto você se concentrar no esforço, você pode ter mais controle sobre o resultado, aprender mais sobre si mesmo e diminuir a pressão que vem com a necessidade de ter sucesso.

Então, fique com essa pergunta: no começo deste texto, eu mencionei que eu tenho dificuldade em lidar com o conceito de medo do sucesso. Agora, depois de pontuar cada dica, eu fiquei com a seguinte dúvida: estamos com medo do sucesso, ou estamos preocupados que seremos incapazes de sustentá-lo? Em outras palavras, você acha que o medo do sucesso é um medo real, ou é uma versão mascarada do medo do fracasso?

Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »