Seu plano de carreira começa no estágio

Planejar o futuro profissional é essencial para não pegar atalhos traiçoeiros

Foguete plano de carreira

“Eu entrei como estagiário e hoje sou presidente da empresa”. Essa frase genérica pode ser aplicada a dezenas de empresários bem-sucedidos no Brasil e também fora dele.

E a lista não é fraca. Paulo Sérgio Kanikoff, por exemplo, foi presidente da Audi no brasil de 2009 a 2012. O começo dele? Como estagiário de administração na Volkswagen. Outro nome conhecido é o de Rodrigo Kede, presidente mais jovem da história da IBM Brasil. Ele ingressou na empresa em 1993 e com apenas 40 anos de idade tomou as rédeas da companhia.

Longe de fórmulas prontas, essa turma que começou de baixo, traçou conscientemente (na maioria dos casos) um plano de carreira. Apesar de alguns especialistas cravarem que a ideia de pensar no futuro a longo prazo dentro de uma empresa hoje em dia está obsoleto, planejar o futuro profissional é essencial para não pegar atalhos traiçoeiros.

Pensando nisso, selecionamos dicas para você que está entrando (ou vai) entrar no mercado de trabalho em 2016. Afinal, começar o ano com um objetivo claro já é meio caminho andando para o sucesso.

Acerte o alvo

shutterstock


É comum na hora de procurar um estágio acabar atirando para todos os lados. Rola aquela ansiedade natural de encontrar seu lugar no mercado, receber o primeiro salário, ter seu trabalho reconhecido… Pise no freio. Aqui vale andar em marcha baixa.

O ideal é procurar um trabalho que vai oferecer a possibilidade de você crescer nas suas competências. Ou seja, é bom com idiomas? Gosta de falar em público? Então busque por uma posição em que essas características são valorizadas. Acertar no alvo é nada mais que crescer fazendo o que gosta dentro de uma empresa.

Fique de olhos abertos

estagio olhos abertos


Dentro de qualquer empresa é fundamental estar com o radar ligado. Seja para novas oportunidades, como uma vaga que ficou disponível em outro setor, seja nos colegas que cumprem funções que você gostaria de exercer um dia.

Observar a postura de gestores, chefes e companheiros de baia darão a medida do que você precisa fazer para subir na empresa. Através deles será possível observar erros, acertos e tentativas. No final é só recolher o saldo positivo e desviar das coisas que deram errado.

Procure por feedbacks

ideia feedback estagio


Como saber se está no caminho certo? Perguntando! Não tenha medo de pedir um retorno de desempenho pessoal para seus chefes. Eles, mais do que ninguém, sabem o que a empresa precisa e essa é uma boa maneira para você descobrir como alinhar seu plano de carreira com a necessidade da empresa.

São com papos como esse que você pode perceber, por exemplo, que seria bom juntar uma grana para fazer um curso específico de Excel. E não se limite a análises corporativas. Faça uma avaliação pessoal também. É indispensável que você esteja bem com você mesmo.

Invista no Lazer

sono estagio


Parece fácil, mas é difícil desligar a cabeça do trabalho durante a semana. Principalmente se você decide levá-lo para cara. Fuja dessa. Aproveite o tempo livre para relaxar e se divertir. Uma pesquisa feita pela Universidade de São Francisco, nos Estados Unidos, mostrou que gastar um tempinho do dia com um hobby ajuda a garantir produtividade no trampo.

Então, tenha na cabeça que não é crime pegar um cinema na quinta-feira ou jogar uma bola na terça. Essas atividades são essenciais para você ter mais pique no dia a dia corporativo.

Tenha Comportamento

sucesso estagio


Apesar de ser um estágio, não encare apenas como período de teste. É fundamental mostrar que você tem total capacidade de fazer parte do grupo. Para isso, não vacile com prazos, entenda sua posição na hierarquia e quando tiver chance, saia da zona de conforto. Fazer algo inesperado e que vai melhorar algum processo pode ser sua porta de entrada para um lugar fixo na empresa.

Compartilhe
Lucas Vilela
Lucas Vilela

Jornalista e degustador de hambúrgueres. Está sempre pronto para: bater uma bola (inclusive no videogame), encarar bons filmes e ler livros que ensinam a ficar bilionário em apenas 30 minutos.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso