Por que os caras estão doidos pela mulher alta de Resident Evil?

Sabe quem é a "mulher alta do Resident Evil"? Nós explicamos por que muitos caras estão com tesão em uma personagem de videogame de 2,9 m de altura.

Lady Dimitriescu, a mulher alta do Resident Evil: Village

Se você viu qualquer coisa sobre Resident Evil: Village, o novo jogo da franquia de videogame de terror que faz sucesso há décadas, deve ter esbarrado em Lady Dimitrescu. A personagem, vilã da história, está fazendo sucesso como “a mulher alta do Resident Evil”. Mas por quê?

Com 2,9 metros de altura (confirmados pelos próprios desenvolvedores), a personagem é caracterizada por um visual meio mulher-vampiro, um corpão de coroa, e roupas que lembram os vestidos do começo do século passado. Isso foi o suficiente para que muitos nerds pelo mundo todo desenvolvessem um tipo de fetiche por ela. E isso é algo interessante.

Quem é Lady Dimitrescu

Lady Dimitrescu, a mulher alta do Resident Evil: Village

Quase nada se sabe sobre a personagem até começar o jogo. Apenas que o protagonista de Resident Evil 7, Ethan Winters, viaja a um castelo gótico no leste da Europa, onde Dimitrescu e suas filhas fantasmagóricas aparentemente mantêm seu filho prisioneiro. Não vamos falar mais que isso para não estragar a experiência de quem for jogar.

Mesmo com poucas imagens divulgadas, a mulher alta de Resident Evil viralizou. Desenvolvedores de videogames, imprensa e até mesmo fabricantes de consoles entraram na piada e começaram a compartilhar os memes. Mas por que diabos todos estão de repente tão obcecados por essa figura?

Entendendo o fetiche

Meme com a Lady Dimitrescu de Resident Evil Village

Isso não é uma coisa nova. Uma investigação do jornal inglês The Guardian explica que a mulher incrivelmente alta é um arquétipo tradicional da mitologia: as Amazonas da Grécia Antiga; Skadi, a gigante deusa nórdica das montanhas; Putana, o demônio hindu morto por Krishna; Hachishakusama, a mulher de 2,5 m que rouba crianças na tradição japonesa; e a poderosa mãe de Grendel em Beowulf são exemplos bem conhecidos.

Há uma explicação psicanalítica para a coisa. Essas mulheres fazem referência à teoria freudiana da mãe arcaica, uma figura que representa a primeira compreensão que o bebê tem de sua mãe como fornecedora de alimento e, ao mesmo tempo, uma presença monstruosa e sedutora.

No cinema, os filmes de terror exploram isso muito bem. Um dos melhores exemplos é a série de filmes Alien, em que os Xenomorfos são alegorias de mulheres com partos violentos e respingos de fluidos constantes. Com 2,9 metros, Lady Dimitrescu tem aproximadamente a mesma altura do monstro de Alien.

Lady Dimitrescu

Os videogames também exploram em larga escala esse terror e abjeção do corpo feminino. Monstros femininos gigantes com sangue e sujeiras escorrendo de si aparecem como chefões em jogos como Bloodborne, The Witcher, God of War e Devil May Cry. A mulher alta de Resident Evil faz parte disso, exercendo ao mesmo tempo apelo sexual e pavor – daí seus seios grandes e garras cortadoras de pênis.

É compreensível que você tenha sentido medo e tesão por Lady Dimitrescu, portanto. Assim como os Xenomorfos, a Medusa e a Bruxa, ela representa medos primitivos. É ao mesmo tempo uma mãe e uma sedutora, ameaçando todos os homens com seu poder de castração.

Ninguém disse que a cabeça do homem é algo fácil de entender.

Compartilhe
Felipe Blumen
Felipe Blumen

Historiador, jornalista de lifestyle e fã de foguetes, Corinthians, gibis e outras bagunças.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso