Inscreva-se no Canal

Como parar de se fazer de vítima e ter sucesso na vida

Todo mundo já se fez de vítima alguma vez na vida, mesmo sem ser vítima de fato na situação e, muitas vezes, mesmo sendo absolutamente culpado por ela. Porém, algumas pessoas seguem esse padrão e levam esse comportamento pra vida inteira, algo extremamente prejudicial não só para as pessoas que estão ao redor, mas também para quem banca a vítima o tempo todo, afinal, essa pessoa provavelmente vai ficar sempre estagnada e não vai conseguir evoluir na vida.

Quer saber como parar por isso de uma vez por todas? Veja nossas dicas para finalmente ter sucesso na vida – ou caminhar para isso!

Pare de focar nas suas fraquezas

Como parar de se fazer de vítima e ter sucesso na vida

Para ser bem-sucedido, você deve resistir ao desejo de se concentrar nas suas fraquezas e começar a capitalizar seus pontos fortes.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Receber feedbacks construtivos e ter um olho crítico para as suas próprias atitudes são pilares para melhorar seus comportamentos futuros. Nós passamos tempo demais enxergando e sofrendo com os nossos próprios defeitos, então, pra mudar isso, precisamos de uma mudança de paradigmas. Quando nos concentramos demais nos nossos pontos fracos acabamos ficando mais fracos ainda.

Em vez de passar todo o tempo possível se criticando, tente tomar uma abordagem objetiva para entender seu comportamento. Alguns psicólogos entrevistados pelo portal LifeHack trabalham com uma técnica chamada de FFOA. Essa técnica não passa de um “mantra” que, quando decorado, vai te dar um norte nos dias de crise.

F – Força: Liste as áreas nas quais você se destaca. Quais os tipos de trabalho que você achou mais recompensador, e qual o treinamento que você tem para exercer essas funções? Se você não muita certeza da resposta, pense sobre o que as pessoas sempre te encarregam de fazer em casa, na faculdade ou no trabalho;
F – Fraqueza: Que tipos de trabalho você tem medo de fazer? Há coisas que você sempre evita ou adia até o último minuto? Tome nota das deficiências de treinamento e habilidades que você possa ter;
O – Oportunidades: Nomeie maneiras específicas de trabalhar para crescer. Você tem acesso a ajuda profissional? Você pode fazer cursos ou obter treinamento para que seus pontos fortes se destaquem e superem seus pontos fracos?
A – Ameaças: As inseguranças, a saúde física e mental e as forças externas podem ameaçar a sua capacidade de se concentrar e se tornar a melhor versão de si mesmo. Então, pense sobre isso em momentos de crise.

Todos nós precisamos fazer um balanço de onde estamos para alcançar o sucesso. A análise FFOA pode nos ajudar a fazer isso sem fazer com que a gente fique atolado em nossas fraquezas.

Ao identificar pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças, a gente consegue traçar metas realistas, identificar comportamentos destrutivos e também entender onde devemos focar os nossos esforços.

Pode parecer exaustivo, mas é bem melhor passar um tempo exercendo a análise que destacamos acima do que perder tempo chorando e reclamando da vida.

Maximize sua força

Como parar de se fazer de vítima e ter sucesso na vida

Desenvolva uma mentalidade de crescimento e reconheça que as pessoas bem-sucedidas sempre estão se esforçando para a melhor. Você deve considerar fraquezas, mas em alguns casos, você pode delegar tarefas que não são seu ponto forte para outras pessoas, por exemplo. Se você reclama que não consegue exercer determinadas funções no trabalho e fica se lamentado por isso com medo de ser demitido, pode ser sincero com o seu chefe e falar que prefere delegar determinadas funções para um terceiro funcionário.

Se você adotar uma abordagem negativa para sua vida e se concentrar apenas na sua fraqueza, você só crescerá nas áreas onde você identificou um problema.

Não entendeu? Vamos explicar de um jeito bem óbvio, mas eficaz: J.K Rowling, a autora da série Harry Potter, por exemplo, se tornou uma das pessoas mais influentes e uma das mulheres mais ricas do mundo com seus livros. Porém, você acha que ela seria capaz de traduzir seu livro para os 68 idiomas de todos os países onde a obra foi publicada? É claro que ela delegou essa função para terceiros, assim como ela também pediu ajuda posterior para realizar as pesquisas que precisava para a produção dos últimos livros da série.

Na vida, a dica é esta: deixe alguém usar seus pontos fortes em conjunto com os seus para que todos possam ser mais produtivos, e para que ninguém fique se fazendo de vítima.

Ser bem-sucedido é trabalhar de forma inteligente e lembrar estas 5 coisas:

Identifique as coisas que deseja alcançar

Como parar de se fazer de vítima e ter sucesso na vida

Defina metas realistas para definir um caminho para você. Por exemplo: você quer emagrecer? Decida começar emagrecendo 5kg nos primeiros 3 meses. Uma meta assim é mais fácil de alcançar, e vai te deixar mais motivado para continuar, do que você criar uma meta difícil de atingir, como 10kg em um mês.

Descubra como seus pontos fortes podem te ajudar a alcançar seus objetivos

Como parar de se fazer de vítima e ter sucesso na vida

Os pontos fortes que você definiu com sua análise FFOA podem servir como um mapa para o seu futuro! Se você, por exemplo, descobriu que um dos seus talentos e um dos seus pontos fortes é escrever, mas também notou que não escreve muito no seu emprego atual, pode começar a pensar em empregos que te ajudem a exercer esse talento de forma mais abrangente. É bem mais fácil alcançar o sucesso dessa maneira.

Concentre-se nas habilidades que você precisa para desenvolver seus pontos fortes

Como parar de se fazer de vítima e ter sucesso na vida

Em vez de enfatizar as coisas que você não faz bem, coloque a maior parte de sua energia na refinação de seus talentos exclusivos.

Obstáculos no caminho podem te ajudar

Como parar de se fazer de vítima e ter sucesso na vida

Você pode encontrar obstáculos ao longo do caminho, mas são eles que vão te mostrar quais pontos fracos você deve trabalhar primeiro.

As fraquezas que interferem na capacidade de atingir seus objetivos precisam ser abordadas. Você pode fazer isso adquirindo novos conjuntos de habilidades ou também pode tentar encontrar um colega com pontos fortes nas áreas que mais te desafiam.

Por exemplo: você decidiu que quer escrever um livro e até conseguiu fazer isso, mas agora não sabe como divulgar esse produto ou conseguir uma editora. Você pode desenvolver habilidades em marketing ou relacionamento com o cliente para fazer contato com editoras, ou encontrar alguém que faça isso pra você.

Sempre se concentre em melhorar seus pontos fortes

Como parar de se fazer de vítima e ter sucesso na vida

Há coisas que você pode fazer melhor do que qualquer outra pessoa. Se você consegue descobrir quais são essas coisas, você pode passar o tempo trabalhando para melhorar ainda mais.

Se, por exemplo, você curte escrever e é muito criativo, você pode desenvolver habilidades dentro desse nicho como, por exemplo, aprimorar sua gramática, fazer cursos de escrita criativa, roteiro, desenvolvimento de personagens, enfim, não importa: o importante é você se dedicar para explorar ainda mais suas habilidades.

Não se afogue nos seus defeitos

Como parar de se fazer de vítima e ter sucesso na vida

Quando você se ocupa com o lado negativo das coisas, você não se dá a chance de brilhar. Ao treinar o que falamos acima, você vai parar de ficar se lamentando e se enxergando como vítima e começar a agir ativamente na sua vida. Assim, quem sabe, você pode encontrar o sucesso com mais facilidade.

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »