Inscreva-se no Canal

5 dicas de ouro para conquistar o seu primeiro emprego

Entrar no mercado de trabalho não é tão fácil assim, mas também não é um bicho de sete cabeças.

Infelizmente, a crise no Brasil deixou um grande números de desempregados. A taxa de desemprego de abril de 2017, por exemplo, ficou em 13,6% e atingiu uma marca de 14 milhões de pessoas.

Se a situação já está difícil para quem tem experiência, você deve estar imaginando que conseguir um emprego sem nunca ter trabalhado vai ser impossível no cenário atual, certo? Bom, pode ficar feliz: o mercado está receptivo para novos profissionais sim, e se você tem gás e vontade de trabalhar, e não se importa de começar por baixo e garantir seu lugar no mercado de trabalho, este pode ser um bom ano para você.

Segundo Patrícia Sanchez, especialista em gestão de pessoas e diretora de RH da FS, a dica para os jovens que nunca trabalharam é: manter o foco em seu objetivo, fazer cursos e mapear oportunidades em empresas que oferecem crescimento e desenvolvimento profissional.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Se você tem muitas dúvidas sobre como conseguir o seu primeiro emprego, e não sabe muito bem por onde começar a trabalhar, nós separamos 5 dicas de ouro para você conquistar seu lugar no mundo e garantir aquela vaga que tanto quer.

Procure qualificação

5 dicas de ouro para conquistar o seu primeiro emprego

Em entrevista para o G1, a especialista Patrícia Sanchez reforça que é importante adquirir novos conhecimentos, ampliar e aprimorar habilidades porque esses pontos são essenciais para planejar uma carreira. Ela ressalta: “A boa notícia é que existem muitos cursos profissionalizantes gratuitos com disciplinas específicas e atividades presenciais ou à distância”.

Além disso, toda experiência é válida: então, faça um trabalho voluntário, ajude algum amigo ou parente, mesmo sem ganhar por isso, e garanta pelo menos uma base de conhecimento para expor no currículo.

Cuidado com as suas redes sociais

5 dicas de ouro para conquistar o seu primeiro emprego

É difícil encontrar um jovem que não tenha uma conta em redes sociais, como o Facebook e o Twitter, por exemplo. Porém, é preciso tomar muito cuidado para não expor sua vida e acabar dando uma bola fora na imagem que você transmite para o contratante. Se sua rede for aberta, cuidado com o vocabulário e com as imagens que você expõe, tente evitar participar de temas polêmicos ou que transmitam algum ideia desvirtuosa ou pronceituosa. Em outras palavras, fique longe de tretas porque o seu futuro entrevistador pode checar suas redes sociais e jogar o seu nome no Google.

Amplie seus contatos

5 dicas de ouro para conquistar o seu primeiro emprego

Converse com amigos, familiares e colegas de classe – na faculdade ou na escola – para tentar criar um networking interessante e garantir indicações. É importante ser sempre receptivo e gostar de conversar com as pessoas. Além disso, se cadastre em portais de busca de emprego e em sites de empresas do seu interesse – quando uma vaga abrir, eles terão acesso ao seu currículo.

Saiba se comportar na entrevista

5 dicas de ouro para conquistar o seu primeiro emprego

Você vai achar na internet vários vídeos com dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego, mas a principal regra é ser você mesmo – a não ser que você não seja uma boa pessoa, aí é melhor mudar de comportamento, não é? Mas falando sério: é importante ser verdadeiro e honesto na entrevista porque qualquer mentira é facilmente detectada e, além disso, se você passar e garantir a vaga, pode ser demitido quando for confrontado sobre alguma mentira que falou na entrevista.

Na hora da entrevista, aliás, é interessante demonstrar que você conhece a empresa e pesquisou sobre ela e sobre o cargo antes da conversa. Demonstrar otimismo também é fundamental, e você precisa adotar um discurso seguro que demonstre interesse pelos valores da empresa e desejo de crescer com ela.

Saiba aprender com a rejeição

5 dicas de ouro para conquistar o seu primeiro emprego

A verdade é que ninguém gosta de ser rejeitado e ouvir um não é frustrante, mas você precisa aprender com isso porque ao longo da sua vida você vai ouvir muitas outras negações.

Quando for rejeitado depois de uma entrevista, tente usar o não como um pontapé para a reflexão e veja onde você pode melhorar. Muitos profissionais de RH acabam não retornando ou dando um feedback sobre a entrevista, então, de uma forma educada, tente enviar um e-mail ou ligar pedindo um retorno sobre o seu comportamento na entrevista e onde você falhou. Isso vai te ajudar muito a se entender como profissional e também entender o que o mercado de trabalho procura.

Por último: tire o rei da barriga. Saiba que todo mundo começa de baixo e nenhum emprego é motivo de vergonha.

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »