Como começar a administrar o seu dinheiro se você nunca soube lidar com finanças

Como você gerencia, gasta e investe o seu dinheiro pode ter um impacto profundo na sua vida, mas poucas escolas ensinam essas habilidades importantes. Aprender a lidar com o seu dinheiro pode demorar um pouco, mas o básico é bastante simples e nunca muda. Veja por onde começar:

Antes de tudo, você tem que entender as razões pelas quais é importante saber gerenciar o seu dinheiro. Você precisa entender como é importante criar um orçamento, investir no seu futuro e até mesmo aprender como funciona cada detalhe dos investimentos mais básicos.

As regras de ouro das finanças pessoais

Como começar a administrar o seu dinheiro se você nunca soube lidar com finanças

Gerenciar suas finanças é saber lidar com papelada e números. Por exemplo: você faz X quantidade de dinheiro por mês, e aí você gasta o montante de Y, e você tenta garantir que Y seja inferior a X. No entanto, lidar com suas finanças envolve outros fatores nada exatos: sua mente, por exemplo, hábitos e valores que você usa para encarar a vida. Dito de outra forma, sua mentalidade importa tanto quanto a matemática das coisas.

Sob todo o software e os orçamentos, existem algumas regras que sempre ajudarão a melhorar a sua vida financeira:

Gaste menos dinheiro do que você ganha

Como começar a administrar o seu dinheiro se você nunca soube lidar com finanças

Se você ganhar, por exemplo, R$30.000/ano e gastar R$ 31.000/ano, você vai acabar em uma espiral de dívidas difícil de se afastar. Se você gastar exatamente o que ganha todos os anos, você nunca estará preparado para emergências ou grandes mudanças de vida. Gastar menos do que você ganha te dá uma gordura para respirar e se preparar para o futuro e lidar com as inevitáveis ​​crises que a vida possa lançar. Quanto maior o fosso entre sua renda e seus gastos, melhor.

Sempre planeje o futuro

Como começar a administrar o seu dinheiro se você nunca soube lidar com finanças

Isso não significa apenas pensar na aposentadoria. Quando, por exemplo, você vai comprar alguma coisa e tem a opção de parcelar em 6x mas pra começo de conversa nem tinha a necessidade de comprar esse item, você precisa saber que pode pagá-lo ou evitar se prejudicar na futuro. Estabelecer um fundo de emergência permitirá que você lide com reparos inesperados do carro, por exemplo, ou contas médicas. Ter um plano de aposentadoria irá garantir que você tenha renda quando você não conseguir mais trabalhar.

Faça seu dinheiro virar mais dinheiro

Como começar a administrar o seu dinheiro se você nunca soube lidar com finanças

Quer saber como o rico continua ficando mais rico? É porque o dinheiro pode se multiplicar enquanto você dorme, de verdade – desde que você economize parte disso, é claro. O dinheiro investido corretamente vira mais dinheiro. Não basta guardar todo o seu dinheiro em uma conta poupança de juros baixos, para multiplicá-lo, invista em coisas que irão gerar mais dinheiro do que antes. Nós já falamos sobre isso aqui, dê uma olhada.

As regras de finanças pessoais mais importantes não mudam. Sempre haverá ferramentas mais novas e melhores para gerenciar seu dinheiro. No entanto, gastar menos do que você ganha sempre será uma dica de ouro. Investir seu dinheiro sempre será melhor do que não fazer nada com ele, e o planejamento para o futuro sempre será melhor que queimar a grana assim que ela entra na sua conta.

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »