5 dicas básicas para tirar uma foto perfeita com qualquer câmera

Algumas pessoas pensam que uma boa fotografia requer uma câmera cara, mas uma boa técnica é mais importante do que um equipamento caro. Se você não está muito satisfeito com a qualidade de suas fotos,  você pode revisar alguns conceitos básicos que fotografia que vão te ajudar a fotografar melhor independente da câmera. Por exemplo, a iluminação desempenha um papel importante na qualidade das suas fotos, então aprender a encontrar, ajustar e se adaptar à luz disponível no ambiente também pode ajudar. O enquadramento também é fundamental, assim como entender a mensagem que você quer passar na foto.

É claro que como tudo na vida, a fotografia também é uma técnica que exige prática, e você só vai conseguir aprimorar seus conhecimentos se realmente praticar e tirar muitas fotos ruins até aprender a tirar uma boa fotografia. Veja como realizar esse processo:

Saiba usar a luz disponível

5 dicas básicas para tirar uma foto perfeita com qualquer câmera

Encontre sua fonte de luz. Identificar da onde sua luz está vindo é uma atitude importante de garantir a melhor iluminação para o objeto que você quer fotografar. A luz precisa estar direcionada para o objeto para iluminá-lo corretamente. Então, antes de tirar uma foto tire um momento para olhar ao redor e determinar de qual direção a luz vem.

Por exemplo, se você estiver ao ar livre, descubra onde o sol está e observe como ele está iluminado o objeto que você quer fotografar – ou a pessoa. Considere que o ângulo dessa iluminação e brinque com o jogo de luz e sombra.

Evite tirar fotos com a fonte de luz diretamente atrás de você, isso pode fazer com que suas fotos pareçam chatas e planas. Em vez disso, sempre tente se posicionar para que você esteja mirando o objeto que está diretamente na direção da luz.

Outra dica importante é tirar suas fotos durante a “hora dourada” sempre que possível. A hora dourada acontece duas vezes por dia – na hora antes do nascer do sol e na hora após o pôr-do-sol. Durante este tempo, você notará que os objetos ficarão com uma luz quente sobre eles, e haverá também algumas sombras que podem resultar em detalhes interessantes.

Tente tirar fotografias ao ar livre durante a “hora dourada” para colher os benefícios dessa luz. Você notará que as sombras são mais longas durante esse período, o que também pode agregar interesse visual às suas fotos.

Identifique a história que você quer contar

5 dicas básicas para tirar uma foto perfeita com qualquer câmera

Tirar um tempo para pensar sobre a composição da sua foto também é importante. Isso significa pensar sobre a história que você quer contar sobre o objeto ou pessoa em questão. Por exemplo, se você está fotografando um homem sentado em um banco em um parque, qual é a história dele? Ele está esperando por alguém? Ele está triste? Feliz? Preocupado? O que mais está acontecendo que é relevante para este homem? Como você pode enquadrar seu assunto para contar esta história?

Se você quiser retratar o homem como solitário, então você pode optar por moldá-lo de uma maneira que nenhuma outra pessoa estará no quadro. Você também pode procurar coisas interessantes em segundo plano ou primeiro plano para ajudar a contar sua história sobre o homem. Por exemplo, enquadrar a foto para que uma estátua de mulher esteja no fundo pode ajudar a fazê-lo parecer solitário.

Investigue seus arredores e experimente diferentes ângulos e intervalos para enquadrar sua foto e contar sua história.

Tenha um foco

5 dicas básicas para tirar uma foto perfeita com qualquer câmera

É importante ter um foco central para sua foto. Este item ou pessoa deve estar no centro da fotografia ou destacado de alguma forma. Uma maneira de fazer isso é usar um objeto físico como um quadro.
Por exemplo, você pode usar um arco ou janela como um quadro para o objeto ou pessoa. Tirar a foto de uma forma que a pessoa esteja dentro do arco ou da janela, em primeiro plano ou plano de fundo, ajudará a colocar ênfase nela.

Você também pode usar as pessoas como um quadro. Depois de escolher seu foco central, enquadre sua foto para que a pessoa esteja cercada por pessoas de todos os lados.
Você também pode enfatizar seu foco usando a regra dos terços: isso é quando você divide sua foto em três seções verticais e três seções horizontais e, em seguida, tira a foto com seu ponto focal no centro desta grade.

Se aproxime do objeto

5 dicas básicas para tirar uma foto perfeita com qualquer câmera

Às vezes, as suas fotos não ficam tão boas porque você está muito longe do seu objeto. Se você perceber que os detalhes do objeto ou pessoa não estão nítidos o suficiente, tente se aproximar um pouco mais Por exemplo, se você tirou a primeira foto enquanto estava a 5 metros de distância, tire o próximo a 3 metros de distância. Continue verificando suas fotos e ajustando sua distância até ter capturado a quantidade desejada de detalhes!

Registre com os olhos antes de fotografar

5 dicas básicas para tirar uma foto perfeita com qualquer câmera

Treinar o seu olhar é fundamental para tirar boas fotos. Tente observar paisagens e ângulos que resultariam em fotos bonitas, e faça isso constantemente ao longo do seu dia e, depois, registre essas imagens em fotografias. O mais importante para ter uma boa foto é saber olhar.

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »