Muitas pessoas ainda têm um certo preconceito – e medo – quando o assunto é bolsa de valores. Falam: isso é jogo, é de azar, você vai perder tudo e por aí vai. Entretanto, o mercado de ações é um setor como qualquer outro.
Onde pessoas utilizam como fonte de renda para seu sustento. Assim como toda fonte de renda, você corre riscos, mas dá sim para investir no mercado sem perder todo seu investimento.
Confira abaixo 5 dicas para começar a investir na bolsa de valores:
Ter um capital disponível
É muito importante utilizar um capital para o investimento que você não vá precisar em um futuro próximo. Isso vai fazer com que você consiga fazer seu dinheiro render sem que seja necessário você pegar uma parcela do capital para pagar uma conta de luz, uma parcela de um financiamento.
Cadastrar-se em uma corretora de investimento
Hoje em dia está tudo automatizado. As negociações não acontecem em um salão grande com pessoas gritando e segurando papéis na mão. Agora é tudo via internet, utilizando software específicos para negociações.
Você pode comprar e vender do seu computador, em qualquer lugar que tenha internet. Mas para fazer essas negociações é preciso tem um cadastro em uma corretora que é autorizada a mediar essas transações. Há diversas corretoras de investimento no Brasil.
Tenha disciplina
Disciplina é tudo no mercado de ações. Geralmente, antes de comprar um papel de ação, é preciso estudar certos índices ou gráficos sobre qual área você quer investir.
Essas informações podem te mostrar se a ação pode valorizar ou desvalorizar. Ser disciplinado para respeitar essas informações são primordiais para ter um sucesso no mercado de ações.
Conheça o seu perfil de investidor
Acho que é uma das dicas mais valiosas. Dentro das negociações há vários tipos de investimentos, variando em risco e retorno de capital.
Não adianta você querer um retorno rápido de capital, se você não tem um psicológico para suportar os riscos. Sim, psicológico é um ponto primordial para as negociações. Sabendo seu perfil você consegue fazer o seu gerenciamento de risco para que tenha sucesso a longo prazo de negociações
Estude o mercado
Independente do seu perfil, da sua corretora, sempre é muito importante estudar o mercado. Existem duas vertentes de estudos nessa área. Análise técnica e análise fundamentalista. A primeira voltada mais para gráficos e a segunda para histórico de determinada empresa.
É importante ter em mente que assim como qualquer profissão é necessário dedicação e tempo para desenvolver habilidades nos negócios.
► Texto escrito Henrique Sericaku, trader e curioso. Acredita que pessoas bagunceiras e preguiçosas serão o futuro do país. Enquanto isso espera deitado na rede tentando lembrar onde deixou seu guia de organização.
Quer ter seu texto publicado aqui? Mande um e-mail com sugestão para contato@manualdohomemmoderno.com.br e quem sabe nós não publicamos?
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso