Cazuza já dizia: “o tempo não para” e, se não parava nos anos 1980, hoje em dia é que ele não para mesmo.
Há tempos a gente escuta que a globalização e a internet elevaram ainda mais as exigências profissionais e pessoais.
+ Como manter o foco nos estudos
+ Método do pomodoro ajuda a aumentar produtividade e concentração
A gente tem acesso amplo aos mas variados tipos de informação e, por isso mesmo, a gente precisa lutar para mostrar que conhecemos mais coisas que os nossos concorrentes.
Você pode concordar ou discordar do sistema em que vivemos, mas para sobreviver nele é inegável: temos que nos adaptar e acelerar nosso aprendizado.
Para facilitar a sua vida, listamos 9 truques que vão te ajudar a aprender tudo mais rápido. Vale tentar:
Engane a sua mente
Quebre tarefas longas e difíceis em tarefas menores. Por exemplo: você precisa ler um livro de 500 páginas? Faça uma lista priorizando 10 páginas de cada vez e considere essa quantidade menor de informações como uma única tarefa.
Mantenha o foco em uma única tarefa
Pense, por exemplo, em um jogo de videogame que te dá uma tarefa gigantesca e várias tarefas pequenas para serem completadas ao longo da jornada do seu personagem. Para conseguir completá-las com eficiência, você não fica pensando na próxima pequena tarefa, fica? Então não faça isso na sua vida!
Comemore seus erros e aprenda com eles
Isso é importante para treinar o seu cérebro a não se sentir desmotivado quando você errar ou demorar para chegar ao seu objetivo.
Estude por poucas horas, mas constantemente
É melhor manter pequenos períodos diários de estudo do que estudar apenas um dia ou dois na semana por horas sem parar.
Monitore o seu progresso
E reconheça que você conquistou seus pequenos objetivos! Cada comemoração te motiva a continuar.
Faça testes com você mesmo
Elabore perguntas com alternativas sobre o conteúdo que você estudou e respoda o questionário para ter certeza que está aprendendo.
Repasse o conhecimento
Quando você estiver estudando algo e sentir que aprendeu, repasse o conhecimento e tente ensinar outras pessoas. A gente também aprende enquanto ensina.
Conheça e aplique a lei dos 80/20
Essa lei foi criada pelo economista italiano Vilfredo Pareto e consiste na ideia de que 80& das consequências advêm de 20% das causas. Por exemplo: 80% da riqueza mundial está nas mãos de 20% das pessoas.
As porcentagens podem variar, mas dificilmente fogem dessa proporção.
Na vida, você pode aplicar essa proporção para aumentar sua produtividade. O princípio diz que você deve manter o foco nos 20% que realmente importa. Por exemplo: um quinto do tempo de um dia de trabalho – que representa as tarefas mais relevantes – provavelmente vai produzir quatro quintos dos resultados.
Então elabore uma lista com as prioridades e mantenha o foco nelas. No fim do dia, reserve alguns minutos para revisar essas ações e você vai sentir que foi mais produtivo.
Crie um ritual de aprendizado
Os japoneses não são repletos de rituais à toa. Rituais são importantes para programar o cérebro e colocar a sua mente no lugar onde ela deve estar. Então, crie e siga o seu ritual de estudo.
Por exemplo: separe um lugar na sua casa exclusivo para isso, posicione sempre os materiais na mesa seguindo uma lógica ou vista sempre a mesma roupa quando for estudar. Parece bobeira, mas você vai ver a diferença!