Como manter o foco nos estudos

Justamente as tarefas que exigem um nível maior de concentração parecem nos dispersar com mais rapidez.

Como manter o foco nos estudos

Provais finais, concursos, vestibular… Não importa qual desafio seja, a dúvida é a mesma: Como manter o foco nos estudos? Justamente as tarefas que exigem um nível maior de concentração parecem nos dispersar com mais rapidez.

Porém, há alguns fatores que atrapalham bastante a nossa capacidade de manter o foco nos estudos que podem ser resolvidos rapidamente.

O gestor da área de educação do CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos), Luciano Rudnik, listou algumas dicas simples, mas que se aplicadas de fato, poderão te ajudar a manter o foco na hora de estudar. Se liga:

Elimine as distrações

Studying-book

Nos momentos reservados ao estudo, verifique se você está livre de músicas, televisão, pessoas conversando, celular, etc.

Ache um ambiente propício

Para que seus estudos sejam eficazes, procure um local arejado e confortável. Temperatura (nem calor demais, nem frio demais) e uma cadeira adequada, que auxilia na sua postura, ajudam você a se concentrar melhor.

Organize-se

Seja organizado com seus estudos. Estabelecer um cronograma de atividades diárias e prazos para executar tarefas ajudam você a não se dispersar e alcançar objetivos de forma consistente.

FreddeGredde-Studying

Aproveite o ar livre

Para renovar o ânimo e se concentrar melhor nos estudos, faça um passeio ao ar livre. Ambientes naturais, como parques e praças, possuem um alto poder de redução da fadiga. Por isso, procure por este ambientes parasua mente se recompor.

Faça intervalos

Pequenas pausas são necessárias para manter o foco nos estudos. Quando a concentração nos estudos cai, é hora de dar um tempinho, tomar uma água para depois retornar com muito mais energia!

Edson Castro
Edson Castro

Jornalista, ilustrador, apaixonado pela vida e por viver aventuras. Coleciona HQs, tênis e boas histórias para contar.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso