Muitas angustias e medos são consequência de tentar mudar coisas imutáveis. Por não refletirmos sobre algo, ou simplesmente por sermos duros demais com nós mesmos, acreditamos que a felicidade só é possível de ser alcançada se conquistarmos certas coisas ou posições.
Incertezas e medo são características fundamentais no nosso amadurecimento diário e a gente não vai conseguir se livrar delas ao longo da vida. Podemos vencer barreiras e incertezas passadas, mas outras virão para substituir aquelas com as quais já lutamos.
A persistência também é fundamental para nos tornamos indivíduos melhores e para alcançarmos nossos objetivos, porém, também é fundamental ter discernimento para entender onde vale a pena investir o seu tempo.
Então, para conseguir encarar a vida com mais leveza e reduzir, pelo menos um pouco, seus níveis de ansiedade, descubra 6 coisas que você deve parar de gastar seu tempo tentando mudar.
É impossível agradar todo mundo
Você já deve ter ouvido essa afirmação antes, mas realmente parou para pensar nela? Quando alguém diz isso pra gente, a nossa reação imediata é concordar, afinal, é óbvio que não dá pra agradar todo mundo.
Mas no nosso dia a dia esse fantasma continua assombrando as nossas ações e influenciando negativamente a nossa maneira de encarar uma conquista ou uma possível derrota.
Por mais que a gente saiba que é impossível fazer todo mundo gostar da gente, a gente continua sabotando nossos sentimentos e nos sentindo mal quando alguém parece não valorizar quem somos ou simplesmente não gostar da gente ou do nosso trabalho.
Então, quando esse sentimento surgir, lembre-se que é impossível, aliás, tenha certeza que ninguém agrada todo mundo. Você não precisa da aprovação de todos para ser feliz ou se sentir realizado e bem consigo mesmo, muitas vezes, a aprovação daqueles que amamos também não é imediata, o importante é saber que você está fazendo o bem para si mesmo e não machucando ninguém no processo. Fim.
A culpa não vai mudar coisa alguma
Quando você errar e se sentir extremamente desapontado e decepcionado consigo mesmo, saiba que a culpa não vai te levar a lugar algum e não vai mudar o que já aconteceu.
Todos erramos e precisamos aprender com nossos erros para seguir em frente. Porém, remoer o passado e mergulhar em uma culpa cruel não vai te fazer ser alguém melhor. Pelo contrário: vai te prender no mesmo lugar e te impedir de avançar com as mudanças necessárias.
Você não pode mudar os outros
Aceite. Você não pode e não vai mudar alguém. Qualquer esforço para mudar uma pessoa que não está disposta a abrir mão do seu comportamento destrutivo, por exemplo, ou crenças só será contraproducente já que os mecanismos de defesa dessa pessoa vão criar uma barreira tão firme que nenhuma das suas palavras vai conseguir destruir.
A única maneira de realmente ajudar alguém – se você não for um profissional na área, é claro – é entender que todo mundo tem o próprio caminho e vai lidar com suas questões pessoais e problemas no seu próprio tempo e do seu próprio jeito. Você só precisa mostrar que está por perto se a pessoa for importante pra você.
Você não é imortal
Olha só que novidade: você não vai viver para sempre. É fácil se esquecer disso na rotina, não é? Mas tente se lembrar disso todos os dias. A maioria de nós coloca o nosso trabalho em primeiro lugar e entra em um ciclo vicioso de sempre conquistar mais coisas e ganhar mais.
Nesse processo, esquecemos de descansar, tomar conta da nossa saúde e aproveitar tempo com quem realmente amamos. Nós achamos que temos todo o tempo do mundo.
Enxergar a fragilidade da nossa vida é assustador, mas é fundamental. Só assim a gente consegue viver da maneira que realmente queremos.
Quanto mais cedo enxergarmos essa verdade, mais cedo pararemos de extrapolar os limites do nosso psicológico sem enxergar o mundo ao nosso redor.
Você só está competindo com você mesmo
Medir o seu próprio sucesso, saúde, riqueza e aparência de acordo com as conquistas de terceiros só vai te impedir de progredir. Você é único, sua vivência, personalidade e tempo também. Você não deveria e nem pode competir com outra pessoa porque a vida dos outros não te diz respeito.
Cada um tem o seu caminho e a única coisa na qual você deveria se concentrar é em fazer melhor do que você fez no dia anterior.
Você é responsável pelo o que sente
É claro que existem questões psicológicas que devem ser trabalhadas com especialistas mas, no geral, você é responsável pelo o que sente. Nada que outra pessoa diz pode te impactar se você não permitir.
Nós não podemos controlar os pensamentos e ações dos outros, mas podemos escolher como vamos reagir e como seremos afetados.
Aprender a não deixar que as reações dos outros afetem o modo como nos sentimos nos ajudará a economizar energia para trabalharmos no nosso próprio crescimento.