Quando o assunto é filme pra assistir a dois, sempre rola aquele preconceito de que filme ideal pra casal é o típico romance água com açúcar.
Ainda bem que isso não é verdade e que existem filmes excelentes pra assistir acompanhado da pessoa que você gosta sem precisar encarar 2 horas de diálogos piegas e acontecimentos clichês.
Para fugir do óbvio e dos clássicos, deixamos de fora todos aqueles filmes que você provavelmente já viu ou romances dos quais você ouviu falar – como, por exemplo, o incrível Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças, Diário de uma Paixão e Titanic. Então, veja essas cinco dicas que vão te surpreender:
Procura-se um amigo para o fim do mundo
Esse é um filme surpreendentemente divertido e um romance que foge completamente do padrão. Ao longo da história, você com certeza vai se pegar repensando a sua vida e valorizando as pessoas que estão ao seu redor, mas sem precisar de um roteiro extremamente triste ou depressivo.
Na trama, Steve Carell – sim, ele mesmo! – e Keira Knightley interpretam dois personagens que se encontram por acaso poucos dias antes do mundo acabar.
O planeta está prestes a ser destruído por um enorme meteoro e a população inteira sabe disso mas, em vez do filme ser um drama, ele é uma comédia capaz de fazer a gente dar risada e ao mesmo tempo se emocionar.
O filme é pouco conhecido e, mesmo lançado em 2012, quase ninguém ouviu falar dele. O que é uma pena, já que ele consegue abordar questões que todos nós encaramos ao longo da vida de um jeito ácido e, ironicamente, leve.
Mesmo Se Nada Der Certo
Coincidentemente, esta é outra indicação com a Keira Knightley no elenco, mas é impossível fazer uma lista de filmes novos para ver a dois e não colocar “Mesmo Se Nada Der Certo “ entre eles.
Além da estrela britânica, o longa também tem o Mark Ruffalo no elenco e ele interpreta um produtor musical falido que descobre na personagem de Keira uma chance de ser novamente reconhecido.
O filme é repleto de músicas originais incríveis – o vocalista do Marrom 5, aliás, é um dos personagens principais – e uma mensagem nada clichê no final.
Se você anda repensando as suas escolhas profissionais e a sua maneira de encarar a vida, Mesmo Se Nada Der Certo vai mexer com você.
O romance está lá, mas não da forma que você espera.
John Carney, o diretor do filme, é bem conhecido por criar longas com uma trilha sonora absurdamente incrível. Apenas uma vez, por exemplo, é outro filme dirigido por ele e igualmente emocionante.
Questão de Tempo
Uma comédia romântica com elementos de ficção cientifica que vai te deixar de boca aberta e com certeza surpreender a pessoa que está do seu lado no sofá.
Muito leve e despretensioso, Questão de Tempo é uma imensa lição de vida e, como prometemos no começo do texto, nada piegas.
O filme trabalha com viagem no tempo mas esse não é foco da história, é apenas o pano de fundo para uma história muito mais ampla sobre a forma como enxergamos o nosso tempo e o que fazemos com ele.
Além de ter um romance como centro, o filme também trabalha as relações familiares de um jeito incrível e é capaz de fazer muito marmanjo soluçar no final.
Tudo Acontece em Elizabethtown
Dirigido por Cameron Crowe – queridinho por muitos por ser responsável pelos já clássicos Quase Famosos e Vanilla Sky, Tudo Acontece em Elizabethtown é uma comédia dramática esquecida por muitos mas que deve ser valorizada.
Lançado em 2005, o filme conta a história de Drew, interpretado por Orlando Bloom, um cara que acabou de ser demitido e precisa viajar para a sua cidade natal para o velório do seu pai. No avião, ele conhece a aeromoça Claire, vivida pela Kristen Dunst.
Com pitadas de humor negro e uma mensagem forte, o filme não é apenas uma comédia romântica, é um drama sobre a vida, sobre família e sobre o passado que raramente nos abandona.
Se você procura um filme com músicas que vão te arrepiar e com um romance de fácil conexão, pode apostar em Tudo Acontece em Elizabethtown.
Trilogia do Antes
O primeiro filme, Antes do Amanhecer, é de 1995, o segundo, Antes do Pôr-do-Sol é de 2004 e o terceiro, Antes da Meia-Noite, é de 2013. No primeiro, acompanhamos dois estranhos que se conhecem em um trem na Europa. Eles, como o próprio titulo já induz, vivem intensamente um relacionamento que precisa acabar no amanhecer do dia, quando ambos precisam voltar para seus países de origem.
Extremamente marcante e cheio de diálogos que podem se encaixar em vários segmentos da sua vida, o filme é um dos melhores romances da história do cinema e tem reflexões incríveis sobre relacionamentos e sobre as escolhas que tomamos ao longo da nossa vida. Além, é claro, de uma paisagem européia incrível.
Na sequência, vale assistir toda a trilogia que acompanha os mesmos personagens anos depois do primeiro encontro.