Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Odontologia Preventiva e Social da FOA/UNESP, revelaram que adolescentes vítimas de bullying tem 3 vezes mais chances de apresentarem uma autoestima muito negativa.
- Aprenda a melhorar sua autoestima
- Veja 10 vídeos que podem mudar a sua vida
- Veja como aumentar a sua produtividade
Segundo o artigo “Nível da autoestima de adolescentes brasileiros vítimas de bullying e sua relação com a necessidade de tratamento ortodôntico” publicado no primeiro número de 2017 da Revista Gaúcha de Odontologia, além do bullying, os estudantes com a cor da pele parda ou negra, apresentaram quase 2 vezes mais chance de terem essa mesma condição. Triste.
Os pesquisadores investigaram também a incidência de má oclusão entre os estudantes, no entanto, esta variável não teve interferência no nível de autoestima, embora mais de 90% dos participantes revelaram que desejavam corrigir os dentes para melhorar a aparência.
Porém, não é só o bullying que causa problemas de autoestima.
O que causa problemas de autoestima
Na maioria das vezes, o problema começa na infância. Veja algumas experiências negativas precoces que levam a baixa autoestima:
- Castigos frequentes
- Negligência frequente
- Abuso crônico
- Normas parentais severas
- Ser intimidado / boicotado
- Estar na extremidade receptora do stress ou do desespero de alguma outra pessoa
- Falta de elogios, calor e carinho
- Permanecer em uma família ou grupo onde outros membros são preconceituosos
Na infância, formamos nossa base e criamos nossas regras de vida, e elas afetam a maneira como pensamos. É por isso que todas as experiências negativas precoces podem ter um efeito muito duradouro na nossa vida adulta.
Quer aprender a lidar com isso? Veja 5 vídeos que podem te ajudar nesse processo:
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso