5 vídeos para aprender a lidar com a adolescência

5 vídeos para aprender a lidar com a adolescência

O que faz um garoto de 14 anos passar o dia inteiro emudecido, trancado no quarto? Ou ir do riso à fúria em pouquíssimo tempo? Pode ser realmente difícil entender a cabeça de um adolescente.

Para tentar exercer essa tarefa, a ciência está empreendendo um esforço fantástico. Nos Estados Unidos, ele está sendo capitaneado pelo Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos (NIMH). O órgão – um dos mais respeitados do mundo – está patrocinando uma linha de estudos focada na busca de informações para compreender o que está por trás das oscilações de humor e comportamentos de risco que marcam a adolescência.

E, até agora, as informações trazidas pelos estudos realizados estão construindo uma nova visão da metamorfose sofrida pelos jovens. “O cérebro do adolescente não é um rascunho de um cérebro adulto. Ele foi primorosamente forjado por nossa história evolutiva para ter características diferenciadas do cérebro de crianças e de adultos”, disse à ISTOÉ o neurocientista americano Jay Giedd, pesquisador do NIMH e um pioneiro na investigação do cérebro adolescente.

Além disso, um novo estudo divulgado pela BBC apontou que em vez de terminar aos 19, idade considerada na maioria dos países, a adolescência pode se estender dos 10 até os 24 anos.

O que é a puberdade

5 vídeos para aprender a lidar com a adolescência

Reprodução

Não é a primeira vez que questionam a duração da puberdade. A duração da adolescência já chegou a ser alterada antes, quando se concluiu que, com os avanços da saúde e da nutrição, a puberdade iniciava antes do 14 anos, como se convencionava.

Essa fase começa quando uma parte do cérebro, o hipotálamo, ativa as glândulas hipófise e gônadas, que, entre outras coisas, liberam hormônios sexuais. Ela costumava acontecer por volta dos 14 anos, mas caiu gradualmente no mundo desenvolvido nas últimas décadas até o patamar de 10 anos.

Como consequência, em países industrializados como o Reino Unido a idade média para a primeira menstruação de uma garota caiu quatro anos nos últimos 150 anos, e metade das mulheres agora fica menstruada pela primeira vez entre 12 e 13 anos.

A biologia também é usada como argumento por aqueles que defendem que a adolescência termina mais tarde – e que dizem, por exemplo, que o corpo continua a se desenvolver.

Segundo a BBC, o cérebro continua se desenvolvendo depois dos 20 anos, trabalhando de maneira mais rápida e eficiente. E para muitos os dentes do siso não nascem até que complete 25 anos.

OK: então, como lidar com a adolescência? Nós separamos 5 vídeos que vão te ajudar muito nesse processo:

Como lidar com o bullying

Amor na adolescência

Sexo na adolescência

Como ser maduro

O que fazer depois de se formar no ensino médio

Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »