Se é possível parafrasear o Fábio Jr. em algum momento na nossa vida, o momento é este. Todo mundo na faixa etária das duas décadas de vida “quer saber bem mais que os seus 20 e poucos anos” mas a realidade é que ninguém alcança essa máxima.
Os 20 e tantos anos são assustadores: dos 20 poucos, quando acabamos de terminar a faculdade ou estamos começando a trabalhar, até os 20 e muitos, quanto já saímos de casa e encaramos responsabilidades até então inimagináveis.
Se o desespero já bateu na sua porta ao lado do IPVA e do IPTU, a gente está aqui pra te dizer que você não está sozinho.
Veja os 5 Erros mais comuns que as pessoas comentem em seus 20 e tantos anos:
Se obrigar a descobrir todas as coisas importantes na vida, e esperar que elas aconteçam de uma só vez
Os jovens de hoje estão sob uma incrível quantidade de pressão para estabelecer uma carreira de sucesso o mais rápido possível, para encontrar o parceiro perfeito na primeira oportunidade e para descobrir a sua visão final aos 30 anos de idade.
É de se admirar que os problemas psicológicos são tão comuns nessa faixa etária? Lembre-se que você tem muitos anos à frente para tentar uma nova carreira, novas formas de vida, e para descobrir seus verdadeiros valores.
Não é razoável esperar que sua vida esteja em perfeita ordem cinco, dez ou até quinze anos depois da formatura.
Viver para trabalhar em vez de trabalhar para viver
Sim, amigo: estou falando com você, viciado em trabalho que acha que deve ser CEO aos 26 anos e dar palestra no TED. Não há nada errado em se orgulhar da sua carreira e ganhar um bom salário para conquistar seus sonhos.
Mas algumas pessoas deixam seus relacionamentos, hobbies e interesses de lado para perseguir esse desejo doido por dinheiro e, no fim das contas, abrem mão do que realmente importa na vida – ou pelo menos, do que deveria ser.
Então, não deixe isso acontecer com você. Tente encontrar um equilíbrio.
Ser cínico em vez de realmente tomar uma atitude
Não há dúvida de que este mundo é imperfeito e que há muito que nós, como sociedade, precisamos mudar. É fácil ser cínico e se concentrar no ponto negativo de tudo, mas uma abordagem mais construtiva que pode mudar a sua vida é identificar os passos que você pode tomar para tornar o mundo um lugar melhor.
Isso pode ser tão simples como fazer doações regulares para caridade, realizar algum trabalho voluntário, ou se envolver em uma causa que é importante para a sua comunidade local.
Essas atitudes realmente vão fazer diferença; os seus textões no Facebook, não tanto.
Acreditar que o amor, por si só, é o bastante para sustentar um relacionamento
O amor é, sem dúvida, um ingrediente-chave para fazer um relacionamento funcionar. Isso é óbvio.
No entanto, ele não é suficiente.
É possível estar muito apaixonado por alguém, mas perceber que vocês dois são fundamentalmente incompatíveis.
Os melhores relacionamentos são baseados não no amor romântico mas em valores, sonhos e objetivos compartilhados. As habilidades de comunicação e a capacidade de argumentar sem prejudicar um ao outro também são vitais.
Culpar seus pais e esquecer que eles também são humanos
A forma como você foi criado e o relacionamento que você teve com seus pais provavelmente influenciou a sua personalidade e como você se relaciona com outras pessoas.
No entanto, muitas pessoas cometem o erro de se concentrar muito no que seus pais fizeram errado e esquecem tudo o que fizeram de bom.
Tente ter uma visão mais equilibrada dos seus pais. Raramente encontramos alguém inteiramente mau ou bom. A maioria das pessoas não tem idéia do que está fazendo quando recebe seu primeiro filho no mundo, e todo mundo tem o direito de errar de vez em quando. Lembre-se que seus pais são apenas humanos, e eles são os únicos que você tem.