A sua vida financeira anda complicada? Essa situação pode ser consequência de uma desorganização que vem de berço. É claro, o seu pai, na grande maioria das vezes, não tem culpa alguma das suas escolhas, mas, assim como qualquer ser humano, ele pode ter pegado leve demais ou te orientado financeiramente de um jeito mais simples e humilde.
Isso não é problema algum, mas, se por escolhas erradas ou falta de conhecimento administrativo quando o assunto é finanças você se enrolou com o seu dinheiro, nós selecionamos 4 dicas sobre grana que o seu pai provavelmente não te ensinou:
Pare de poupar e comece a investir
Guardar dinheiro é o primeiro passo, mas saber como investir a grana que você consegue guardar por mês vai te tornar o mestre da sua grana e te fazer enxergar o seu dinheiro render.
A poupança, por exemplo, não rende tão bem. Então, procure formas de investimento que vão fazer seu dinheiro aumentar: existem várias maneiras de aplicar sua grana de forma simples, e guias na internet para te ajudar.
Cartão de crédito não é dinheiro na mão
Passar no crédito pode ser uma alternativa excelente. Mas nem sempre é a melhor opção – principalmente se você não tem tanto controle financeiro e não entende muito bem como as suas contas estão organizadas.
É claro, se você se planejar, pode usar o crédito como um aliado, mas, como não é tão fácil assim desenvolver essa mentalidade, saiba que o cartão de crédito não é grana na mão: mesmo quando você parcela as compras em 10x e acredita que o gasto foi menor. Aos poucos, as parcelas podem se transformar em uma bola de neve e você pode se ver mergulhado em dívidas. Por isso, anote sempre os seus gastos no crédito e estipule um limite mensal.
Dívida gera dívida
Simples assim: se você ficou com dívida no último mês, você precisa parar e analisar seus gastos para eliminá-la de uma vez. Não empurre a dívida com a barriga, não pague, por exemplo, sua fatura do cartão de crédito em parcelas para aliviar as prestações, afinal, cada parcela tem juros e você vai acabar entrando em um buraco difícil de sair.
Então, se você criou uma dívida, liste todos os seus gastos do último mês e entenda para onde o seu dinheiro está indo e como fazer para economizar e conseguir pagar o que deve.
Não confie em aposentadoria
Não precisamos dizer que na atual situação do Brasil, o melhor que você pode fazer é investir no seu futuro sem depender de terceiros, certo? Então, não confie em aposentadoria. Crie a sua própria renda para o futuro de acordo com a sua realidade e com os seus ganhos mensais.
Pesquise, se informe, e pense no seu futuro!