3 dicas para começar a investir mesmo com pouco dinheiro

Todo mundo acha que para começar investir é preciso ter muito dinheiro, ou pelo menos uma quantidade razoável para arriscar. Bom, não necessariamente. É possível começar a investir mesmo sem ter muita grana.

Conquistar Wall Street ainda é o destino de um grupo restritíssimo de eleitos, mas qualquer um pode realizar boas aplicações a partir de uma “merreca” (R$ 30, para ser mais preciso), aumentar o patrimônio e, de quebra, adquirir educação financeira no percurso.

Porém, para investir – independente da quantidade de dinheiro que você tenha – você vai precisar fazer uma reorganização do orçamento que, embora simples, requer dedicação e comprometimento. Logo de cara, você vai se deparar com uma realidade triste, óbvia e incontornável: não importa o tamanho do seu ímpeto, a verdade é que não dá para investir sem que haja uma sobra no fim do mês. Segundo o jornal O Globo: “Antes de sair decorando desesperadamente o abecedário dos afluentes (LCI, PGBL, CDB, CRI, LIG, NTN-B etc.), o primeiro passo, segundo especialistas, é se livrar de eventuais dívidas e reequilibrar o orçamento familiar de modo a proporcionar algum capital inicial após o pagamento das despesas”.

Matt Becker, planejador financeiro e no site The Simple Dollar, explica: “Não importa quanto dinheiro você tem e quanto você sabe sobre investimentos, você pode começar agora mesmo com um plano de investimento que te ajudará a alcançar seus objetivos”.

Para te ajudar no processo, Becker mostra três passos simples que irão ajudar a dar o ponta pé inicial no mercado financeiro.

Reconheça o que é importante

3 dicas para começar a investir mesmo com pouco dinheiro

Quando a gente estuda sobre investimentos, temos a impressão que investir se resume a seguir os mercados, saber o que está acontecendo na China e encontrar a próxima grande companhia tecnológica. “Enquanto tudo isso se torna belas matérias, elas não têm quase nada a ver com o seu plano de investimento pessoal. Quando você começa, há apenas duas coisas que realmente importam: seus objetivos e sua disponibilidade para poupar”, explica. Para Becker, a única razão pela qual alguém investe é alcançar seus objetivos pessoais. “Quanto mais certo de suas metas você estiver, mais fácil será para ignorar todas as distrações e criar um plano de investimento que realmente ajude a alcançá-los”, reforça.

Outro ponto é o fato de que, ao iniciar investimentos, o principal foco da maioria das pessoas é o retorno: “É preciso ter em mente que, nos primeiros 10 anos de investimento, o retorno pouco importa. O que realmente importa é a disponibilidade para poupar. Quanto mais você poupar, mais fácil será para alcançar seus objetivos”, reforça.

Use fundos de investimento com data de vencimento e de baixo custo

3 dicas para começar a investir mesmo com pouco dinheiro

Depois de começar a poupar dinheiro, o próximo passo é escolher os investimentos. Neste ponto, o retorno passa a ser o foco. “A maneira mais fácil de investir bem é encontrar um fundo com data de vencimento. Dessa forma, com um único fundo, você investe em vários outros fundos, espalhando assim seu dinheiro em diversos ativos e sabendo até quando aquele investimento irá ser feito. Outro fator é o baixo custo de taxas e administração desse tipo de fundo”, explica o especialista.

Não é um problema ter uma conta poupança

3 dicas para começar a investir mesmo com pouco dinheiro

Embora elas ajudem, não é preciso ter todos as contas sofisticadas de investimento e diversos fundos mútuos no início de vida no mercado financeiro: “Uma conta poupança é uma maneira perfeitamente boa para começar. Lembre-se, sua disponibilidade de poupar é de longe a parte mais importante do seu plano de investimento no início, assim, você não deve se preocupar muito com a baixa taxa de juros que esse tipo de conta oferece”, conclui.

Ou seja, depois de abraçar essas três dicas fundamentais, você pode começar a planejar o seu retorno financeiro a longo prazo! Boa sorte!

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »