Como fazer seu dinheiro render e investir quando você é pobre

Todo mundo te fala que é importante investir o seu dinheiro em algum lugar que não seja a poupança, por exemplo, ou que você não pode deixar o seu dinheiro parado para ele render. Mas como fazer isso se você não tem muito dinheiro pra começo de conversa? Será que é possível começar a investir mesmo sendo pobre – ou quase isso?

A resposta, amigo, é sim. Você pode começar a investir mesmo ganhando pouco.

Com a crise política que o país está vivendo, foi constatado que o brasileiro procurar ajuda para seus investimentos. Na Guide Life, braço de planejamento financeiro da Guide Investimentos, houve um aumento de 50% na captação de novos clientes no último mês. Segundo o jornal Estado de São Paulo, a preocupação também é notada nos clientes mais antigos: 30% deles já procuraram a empresa com dúvidas sobre as reformas e como elas afetariam seu planejamento, por exemplo.

O normal – caso você esteja se perguntando – pelo menos nos períodos de menor turbulência na economia, é a empresa entrar em contato com os clientes para sugerir mudanças.

Então, se você é uma dessas pessoas que procura começar a investir mas não tem muito dinheiro pra isso, veja como começar:

Como começar a investir dinheiro se você não tem muito dinheiro

Como fazer seu dinheiro render e investir quando você é pobre

Acabe com suas dívidas

Antes de começar a investir, você precisa quitar suas dívidas. Concentre-se nesse ponto para só depois conseguir separar uma grana extra para os próximos passos.

Monte uma reserva de emergência

Quando você não precisar se preocupar com dívidas, separe uma reserva financeira para emergências. Ela não precisa ser muito ampla, na verdade, 10% do seu salário é o suficiente.

Entenda o porquê de ter dinheiro

Se você não entender a importância de ter uma grana guardada ou de investir o seu dinheiro, não adianta nada começar a pensar nisso porque nenhum esforço será válido, afinal, você vai sempre adiar o ato de economizar, e investir vai sempre ficar no segundo plano.

Crie objetivos financeiros

Quando você entender as razões pelas quais vale a pena fazer o seu dinheiro render, comece a listar os seus objetivos com isso – que normalmente são derivados das razões pelas quais você guarda dinheiro.

Invista em renda fixa pós-fixada para o curto prazo

Comece a investir em ativos de renda fixa pós-fixada com liquidez diária. Quando você tem pouca grana, a dica é fazer isso investindo no tesouro direto. Através dessa plataforma você pode começar a investir em títulos públicos com apenas R$30,00!

Monte uma diversificada carteira de renda fixa para seus planos de médio prazo

Por médio prazo, entende-se um período de 2 a 5 anos. Seus objetivos de médio prazo podem ser alcançados nesse período, por exemplo: você quer viajar para X lugar em 3 anos, ou começar um negócio, por exemplo. Então, você usa a renda adquirida nesse tipo de investimento para alcançar esse objetivo.

Nesse caso, você pode pode investir em títulos públicos atrelados à inflação (NTN-B e NTN-B Principal) e títulos prefixados (como a LTN). Além disso, você pode incluir títulos privados, como CDB, LCI, LCA, etc. Procure um consultor financeiro para conseguir mais detalhes sobre isso!

Monte uma carteira diversificada em várias classes de ativos para o longo prazo

O “retorno” financeiro pode demorar pra aparecer, mas esse investimento é um dos melhores que você pode fazer. O retorno da bolsa de valores, por exemplo, é imprevisível, mas, em prazos mais longos, ele pode superar o investimento em renda fixa. Porém, antes de se aventurar por esse lado, é melhor procurar um consultor – se não o barato pode sair caro!

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »