O MMA teve sua origem no famoso Vale Tudo, e, por isso, o esporte ainda é visto como violento e sem regras. Porém, apesar disso, quem pratica o MMA garante que as coisas não são bem assim e, apesar da fama de “vale tudo”, o esporte tem técnica e é seguro.
Aliás, se você acha que MMA é algo extremamente novo, se engana: os primeiros registros datam do séculoVII a.C., quando os gregos criaram o pankration – um tipo de mistura de boxe com luta livre, que, inclusive, chegou a ser o esporte mais popular dos jogos Olímpicos da Antiguidade.
Porém, o surgimento do MMA que conhecemos hoje aconteceu apenas no século passado pelas mãos do brasileiro Carlos Gracie, que aprendeu judô e, depois, o transformou em uma nova modalidade chamada de jiu-jitsu. Para promover essa modalidade, Gracie e seus irmãos criaram o Gracie Challenge, luta onde desafiavam lutadores de outras modalidades para mostrar como os lutadores de jiu-jitsu poderiam vencer qualquer oponente, independente do seu estilo de luta.
Depois disso, foi só uma questão de tempo para o MMA se tornar o que é hoje. Se você tem curiosidade ou desejo de praticar, mas não sabe direito quais são os benefícios do esporte para a saúde, nós separamos os 5 principais:
Melhora sua autoconfiança e autoestima
Assim como várias modalidades, o MMA também é capaz de te fazer confiar mais em si mesmo. Como você aperfeiçoa suas técnicas de defesa pessoal, a luta te ajuda a melhorar sua autoestima. A disciplina, aliás, é ponto fundamental nos treinamentos de MMA e aliada aos treinos físicos intensos e combates constantes, ela faz com que o lutador melhore sua capacidade física e mental.
MMA te ajuda a emagrecer
É claro que emagrecer ou manter o peso é o objetivo de muitas pessoas que praticam alguma atividade física, e o MMA é um esporte que te faz queimar muitas calorias: mais de 1.000 por treino, para sermos exatos. Então, se o que você procura é um esporte que te faça emagrecer e ainda fortaleça os seus músculos, pode apostar no MMA.
MMA alivia o estresse
De acordo com uma pesquisa realizada em 2013 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o estresse atinge 90% da população mundial. Ou seja: você provavelmente sofre desse mal, e o MMA é um esporte que pode te ajudar a aliviar esse problema: a energia liberada nos treinos é um dos fatores, mas durante a luta o cérebro libera substâncias benéficas que proporcional bem estar e aliviam o estresse.
Especialistas dizem que o que faz o cérebro relaxar durante a luta é o ato de chutar e socar, dois dos principais movimentos que todo lutador pratica em um treino.
MMA melhora seu condicionamento físico
Diferente de outros esportes, o MMA trabalha todos os músculos do corpo com uma intensidade impressionante e, por isso, a luta melhora muito o seu condicionamento físico e te deixa preparado para encarar qualquer atividade.
O ortopedista Fabio Costa, da Confederação Brasileira de Artes Marciais Mistas, explica: “Durante o treino o aluno faz movimentos em pé, sentado e deitado e acaba trabalhando o corpo de uma forma mais ampla”, afirma Costa. Outra vantagem é que o MMA é um esporte considerado funcional porque exige que o lutador realize movimentos que usa realmente no cotidiano, ao, por exemplo, levantar uma caixa pesada e colocá-la em outro lugar.
MMA te ajuda a desenvolver o raciocínio
De acordo com Fabio Costa, o MMA te ajuda a pensar melhor, afinal, ele estimula o desenvolvimento mental, pois, além do trabalho físico, o lutador “precisa desenvolver uma estratégia escolhendo a melhor forma de aplicar as técnicas conhecidas para derrotar o oponente”, disse em entrevista para o portal Terra.
E aí, se convenceu a começar a praticar?
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso