16 coisas que eu gostaria que eu soubesse aos 16 anos

Neste momento, quando eu tinha 16 anos, provavelmente não estava fazendo as melhores escolhas. Eu provavelmente estava morrendo de amores por alguém que não ligava pra mim, me preocupando com o que os colegas de escola estavam pensando sobre mim e me irritando com os meus pais por absolutamente qualquer motivo. Mas e se eu tivesse a mentalidade que tenho hoje quando eu tinha 16 anos? Eu me comportaria de uma forma diferente? Certamente sim.

Você já deve ter se perguntado como a sua vida seria se você agisse de uma maneira diferente, certo? Então, se você ainda é um adolescente, pode realmente mudar seu comportamento e ter a mentalidade de uma pessoa adulta mesmo antes dos 20 anos. Aproveite a oportunidade que a gente já deixou escapar e veja o que você pode aprender com as 16 coisas que eu gostaria que eu soubesse aos 16 anos:

Nem todo mundo é seu amigo, mantenha por perto os poucos que realmente importam

16 coisas que eu gostaria que eu soubesse aos 16 anos

Em breve, você descobrirá quem são seus verdadeiros amigos. Por enquanto, certifique-se de se livrar das amizades tóxicas e dar o seu melhor para não abrir mão das boas.

Seus pais te entendem, eles não estão tentando arruinar sua vida

Aos 16 anos, você acha que sabe muito mais do que sua mãe ou seu pai. Confie em mim quando eu digo que eles não estão tentando ser maus (na maioria das vezes): eles realmente sabem o que é melhor para você. É claro que eles podem errar, afinal, eles são humanos. Mas tente entendê-los também, eles realmente só querem o seu bem.

Família é importante

Amigos podem ir embora, a família fica. Dê valor para seus parentes que realmente se importam e gostam de você, e saiba que eles vão estar sempre do seu lado, não importa o que acontecer: um laço familiar é realmente indestrutível se ele for sincero.

Normalidade é superestimada

Há apenas um de você, então tenha certeza de que você é o melhor que você pode ser. Ser original irá levá-lo mais longe do que se você tentar se encaixar em comportamentos padronizados.

Registre momentos, mas os viva também

16 coisas que eu gostaria que eu soubesse aos 16 anos

Não veja suas lembranças como garantidas. Algum dia você poderá não se lembrar com tanta facilidade de tudo o que viveu, então tenha certeza de que você registrou momentos importantes em fotos e vídeos – mas não exagere, viver o momento também é fundamental.

Busque amigos que te façam bem

Não deixe ninguém te derrubar. Tenha por perto apenas as melhores pessoas.

Não tente crescer antes da hora

Deixe este momento da sua vida durar o máximo possível. Só fica mais difícil a partir daqui, não tente se precipitar para a próxima etapa da vida antes mesmo de experimentar essa.

Acredite em você mesmo

Nunca deixe alguém lhe dizer que você não pode fazer algo ou que você é muito fraco. Acredite em si mesmo, e se você errar em alguma aposta, saiba que ainda é novo e pode consertar as coisas.

Siga suas paixões

16 coisas que eu gostaria que eu soubesse aos 16 anos

Você quer fazer dança ou canto enquanto todos os outros estão jogando futebol? Faça o que quiser, a vida é curta para não seguir seus sonhos.

Coma aquela sobremesa

É claro que você precisa manter uma dieta saudável, mas adolescência é a hora para não passar vontade e nem abrir mão de momentos especiais que envolvem comida – principalmente doces. Então, tenha equilíbrio, mas não passe vontade.

Sua crush pode não ser o amor da sua vida (e provavelmente não é)

Relaxa, um coração partido pode parecer o fim do mundo aos 16 anos, mas você vai sobreviver e provavelmente a garota que você está apaixonado não é o amor da sua vida.

Seja leve

Não tenha medo de ser você mesmo. Seja leve, bobo, engraçado, divertido. Você nem sempre vai estar com o cabelo perfeito, a pele ótima ou o melhor sorriso, mas você pode sorrir todos os dias e isso está completamente no seu controle.

Leia mais livros

16 coisas que eu gostaria que eu soubesse aos 16 anos

Novelas de mistério, thrillers, livros de romance. Não importa o gênero! Apenas leia. Você vai agradecer mais tarde por ter tomado essa decisão, e abrir mão da leitura na adolescência é um péssimo passo para a sua carreira no futuro.

Não deixe as redes sociais assumirem a sua vida

É fácil ficar o tempo todo no Facebook e no Instagram e acreditar que a vida das outras pessoas é melhor que a sua. Bom, amigo, saiba que isso não é verdade, e mergulhar nesse universo por tempo demais só vai te deixar ansioso e te fazer mal.

Crie memórias

Faça novos amigos, descubra lugares novos, passeie pela sua cidade, viva experiências, faça loucuras, aproveite. Você só vai ser adolescente e ter toda essa energia e disposição uma vez na vida. Aliás, o sentimento de intensidade da adolescência é muito difícil de se recuperar, então viva isso ao máximo.

Tudo passa

Nenhum sofrimento dura pra sempre, e durante a adolescência a gente costuma achar que não vamos sobreviver aos nossos problemas. Mas todo mundo sobrevive! Nenhum adolescente morre de coração partido, qualquer problema é passageiro e, se quiser, você sempre pode procurar ajuda de um médico ou especialista.

Por fim: aproveite. A adolescência é uma das fases mais leves da vida.

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »