Como ser mais persistente para alcançar seus objetivos

Diariamente você sente que vive uma constante batalha entre a sua lista interminável de tarefas e uma quantidade limitada de tempo? Essa luta pode nos fazer sentir extremamente sobrecarregados, o que causa uma sensação de pânico e incapacidade de aumentar a nossa produtividade. Quando o dia termina, sentimos uma sensação de culpa e raiva por não ter realizado o que pretendíamos fazer.

Mas não se desespere. Existe uma maneira de se livrar dessa sensação desagradável e começar a se sentir útil e capaz de realizar seus objetivos. Veja como:

Escolha apenas uma coisa

Como ser mais persistente para alcançar seus objetivos

A sensação de que você está sobrecarregado muitas vezes acontece quando você sente que tem muito a fazer – é óbvio. Mas preste atenção: independentemente do quanto você precisa fazer, você só pode fazer uma coisa por vez. Ao contrário da crença popular, a multitarefa não funciona porque você não faz várias coisas ao mesmo tempo e consegue obter um resultado de qualidade.

A ideia de apenas fazer uma coisa por vez pode parecer estressante porque você pode sentir que está ignorando projetos importantes que precisam ser feitos. Mas experimente! Escolha um item da sua lista de tarefas e diga a si mesmo: só vou me concentrar neste ponto até eu terminar ou chegar em determinada parte deste projeto.

Você vai perceber que aumentar sua concentração em algo vai te fazer ser mais produtivo.

Aumente sua motivação

Como ser mais persistente para alcançar seus objetivos

Se você se sente sobrecarregado em uma determinada tarefa, é provável que você esteja com medo – e mesmo se você voltar todo o seu foco e atenção para essa mesma tarefa, você vai continuar procrastinando porque a teme de alguma forma.

Então, aumente sua motivação e espante o medo. Tente ouvir uma música que te empolgue e cante ela. Mude sua postura física enquanto exerce determinada função, estique seus ombros, sorria e mantenha um ar de confiança. Se você precisar, falsifique essa emoção – aos poucos ela se tornará verdadeira.

Quando conseguir concluir uma etapa do processo, crie uma recompensa para você mesmo – dê um presente para você mesmo para comemorar o progresso.

Quebre a tarefa em várias

Como ser mais persistente para alcançar seus objetivos

Talvez você esteja se sentindo sobrecarregado não pelo excesso de tarefas ou por falta de ânimo, mas pelo tamanho do projeto que precisa realizar. Pessoas que têm que cumprir grandes objetivos como, por exemplo, escrever um livro, muitas vezes experimentam isso.

O truque para reduzir a pressão de um grande projeto é dividi-lo em passos acionáveis para torná-lo mais gerenciável. Então tire uma folha de papel (uma planilha de Excel ou algo do tipo) e liste as etapas para o seu projeto. Se for um livro, por exemplo, as etapas podem ser: visão geral, idéias para capítulos, esboços, contornos detalhados, etc.

Esse exercício é ótimo porque te ajuda a conter o medo que vem com a superação, e também porque te ajuda a ver os passos para um projeto e te auxilia no planejamento e na execução.

Estipule pequenos prazos

Como ser mais persistente para alcançar seus objetivos

Este hack de produtividade é o favorito entre aqueles que procuram métodos para aumentar a concentração e a sua produção – você inclusive pode encontrar aplicativos de “timeboxing” que vão te ajudar no processo! Mas a premissa principal é a seguinte: estipule uma quantidade razoável de tempo para se concentrar em uma tarefa, apenas uma tarefa. Em seguida, configure um alarme. Quando o alarme disparar, você deve finalizar a tarefa ou passar para a próxima.

É inacreditável como é mais fácil fazer algo quando você diz a si mesmo: vou trabalhar por apenas 20 minutos. Estipular um limite tira a pressão que é fruto da falta dele.

Entenda os motivos pelos quais deseja seus objetivos

Como ser mais persistente para alcançar seus objetivos

Por fim, uma maneira rápida para se sentir menos sobrecarregado ou ansioso é pensar nas razões pelas quais você tem determinado objetivo. Quando olhamos para o quadro maior, muitas vezes encontramos a força necessária para realizar uma lista de tarefas particularmente difícil. Quando sabemos por que fazemos o que fazemos, o processo se torna mais fácil.

Se o motivo é seus filhos, ou o sucesso de sua empresa, ou melhorar a vida dos outros de alguma forma, pense nisso. Concentre-se nisso. Lembre-se disso. E você encontrará a motivação que te faltava.

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »