5 atitudes que te tornam um pé no saco

Se você já se perguntou “por que eu sou tão chato?” ou buscou na internet dicas para “ser menos chato”, você não está sozinho. Às vezes, a melhor maneira de descobrir as coisas é dar uma boa olhada em você mesmo, na sua vida, ou procurar conselhos e exemplos em outras pessoas. Brian Lee, um psicólogo que trabalha no RH de uma grande empresa norte-americana, listou sinais que costumam indicar uma pessoa que é vista com maus olhos pelos outros – em outras palavras: uma pessoa chata.

Ficou curioso? Veja quais são as 5 principais atitudes que te tornam um pé no saco:

Você não se dá bem lidando com pessoas socialmente

5 atitudes que te tornam um pé no saco

A menos que você tenha uma desordem que afete sua capacidade de interagir com outras pessoas de forma social, você deve ter uma compreensão básica das “noções sociais”. Ou seja: se você fica bocejando em publico, não interage com as pessoas direito ou fica com cara de tédio e ar de superioridade sempre que está por perto de alguém, talvez você seja considerado um saco.

Mesmo as pessoas mais interessantes deslizam às vezes, mas esse deslize não é uma constante, e elas se preocupam em manter uma linha social agradável no trabalho, na escola ou na faculdade.

Outro sinal de que você não lida muito bem com pessoas, e não entende gestos ou sinais sociais, é não perceber quando é hora de parar de falar ou deixar uma pessoa ir embora. Pois é: esse é o outro extremo. Pessoas que ignoram outras pessoas são vistas como pessoas chatas, e pessoas que não param de falar ou não percebem os sinais para acabar com o papo também são vistas como insuportáveis.

Você se preocupa demais com o que os outros pensam

5 atitudes que te tornam um pé no saco

É natural querer projetar uma imagem positiva que mostre sua confiança e competência, mas alguém que se preocupa demais como que as outras pessoas vêem é um saco.

Não ter uma opinião sobre coisa alguma é algo chatíssimo, mas também é muito chato ter uma opinião sobre tudo. O segredo é o equilíbrio.

As pessoas mais interessantes estão dispostas a apresentar suas opiniões – mesmo que suas idéias sejam diferentes das pessoas ao seu redor. Ser autêntico exige vulnerabilidade.

Você sempre tem uma atitude negativa

5 atitudes que te tornam um pé no saco

Reclamar é normal, ter um dia ruim também, mas encarar tudo o que acontece na vida com uma atitude negativa é um saco. Ninguém quer ficar por perto de alguém que só sabe ver o lado negativo de tudo o tempo todo, assim como ninguém quer manter uma amizade com alguém que sempre vai parecer desanimado para fazer qualquer coisa.

Lamentar problemas é fácil, mas tomar medidas requer esforço e atitude. Quem não está disposto a trabalhar para melhorar a situação está com medo. Reclamar faz com que essa pessoa coloque essa frustração pra fora, mas ao mesmo tempo a mantém na zona de conforto, e não há nada menos interessante do que observar alguém permanecer preso em sua própria negatividade.

Você acha que todo mundo é chato

5 atitudes que te tornam um pé no saco

Esta é uma forma sutil de narcisismo que o psicólogo Brian Lee declarou ter visto várias vezes durante suas entrevistas de emprego. As pessoas que não podem se interessar por outras pessoas geralmente não gostam de novas experiências e não estão dispostas a fazer conexões.

Essa pessoa é aquela que corta os outros para contar suas próprias histórias, que sempre tem algo mais legal para dizer e que insiste em voltar toda a atenção da conversa para ela.

Não seja essa pessoa.

Você não vê as coisas em outras perspectivas

5 atitudes que te tornam um pé no saco

Pesquisadores da Universidade da Virgínia realizaram um estudo para descobrir quais atitudes eram consideradas extremamente “chatas” em qualquer ambiente. Drew Austin, um dos entrevistados, disse: “As pessoas chatas geralmente são aquelas que não conseguem – ou não querem – entender a perspectiva da outra pessoa. A capacidade dela se colocar no lugar dos outros é nula, e isso a torna extremamente desinteressante”.

Ou seja: falta de empatia é um porre.

E aí, se identificou com algum desses sinais?

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »