Está cansado de ir à igreja sempre com a mesma camisa surrada e aquela calça que você tem há tanto tempo que nem se lembra mais de onde comprou? Então está na hora de renovar o armário – ou pelo menos garantir novas peças e roupas para ir ao culto.
- 5 estilos de roupas masculinas para você se inspirar
- Cantadas para evangélicos: 7 opções para mandar para a varoa
Para isso, é preciso ter algumas coisas em mente. Entram na conta tanto o seu estilo como as regras de vestimenta da sua igreja. É o que vai definir se você vai de gravata ou polo, por exemplo.
A regra geral é ser básico. Montar bons looks com roupas básicas que você já usaria diariamente para trabalhar ou ir a algum evento mais arrumado. Não precisa usar só preto, cinza e azul, mas tente privilegiar cores sóbrias em vez de estampas. Afinal, a ideia é ir à casa de Deus para renovar sua conexão com Ele – não desfilar.
Entendendo as regras de vestimenta da igreja
Muitas igrejas evangélicas têm códigos claros de conduta e vestimenta. Peças como bermudas, chinelos, regatas e camisas de time de futebol geralmente são proibidas. Ou seja, não devem estar na sua lista de roupas para ir ao culto.
Mas isso não significa necessariamente terno e gravata. Enquanto certas igrejas são, sim, mais formais e pedem blazer ou roupa social, outras são mais modernas e permitem roupas bastante casuais ou simples, como calças jeans e camisetas ou polos. Na dúvida, pergunte na sua igreja se há alguma regra específica.
Indo ao culto de dia
Se você frequenta a igreja durante o dia, tem várias opções de roupas para usar. Pode combinar algo de social com peças mais casuais, buscando também cores mais claras e tecidos mais leves.
Peças-chave: calças de sarja ou alfaiataria de linho, camisas sociais, polos.
Como usar: a proposta é combinar leveza e frescor para não passar calor durante o dia, por isso a sarja e o linho. Seja qual for o tecido, repare como tanto os tons mais beges quantos um azul mais escuro vão bem com camisas e polos em tons claros e pasteis. O segredo para ficar bem é o de sempre: comprar roupas com o corte certo para o seu corpo, nada apertado demais nem muito largo. Veja aqui como acertar no comprimento da calça, por exemplo.
Onde comprar: calça de sarja
Onde comprar: calça de linho
Onde comprar: camisa masculina azul
Onde comprar: polo masculina
Indo ao culto de noite
Quem frequenta a igreja durante a noite pode precisar se arrumar um pouco mais. Aposte mais no social do que no casual – embora algumas peças possam ser mais relaxadas. As cores podem ser mais escuras. Os tecidos, mais pesados.
Peças-chave: calça de alfaiataria, costume, tricô (ou suéter, veja como usar).
Como usar: aposte em blazers, tricôs ou camisas mais grossas. O mesmo vale para as calças, que podem ser jeans ou alfaiataria em cores mais escuras. Se você tiver um costume (o conjunto de paletó + calça social), essa é a hora de usá-lo. E vale a mesma dica diurna: cortes sempre de acordo com seu corpo.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso