Suas calças estão no comprimento certo?

Créditos: Reprodução

Estamos em 2016 e você ainda acha que se preocupar com a sua roupa é frescura? Já passou da hora de começar a entender o seu corpo e descobrir quais cortes, tecidos e cores combinam com ele e podem, ainda, destacar seus pontos fortes!

Para não transmitir aquela imagem desleixada e também equilibrar as proporções do seu corpo, é fundamental prestar atenção no comprimento e na largura das suas roupas. Hoje, o foco vai ser o comprimento certo de uma calça, não importa o estilo dela – ou o seu.

Entendendo a costura da calça masculina

Créditos: Reprodução

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Tenha em mente que a calça masculina é levemente mais curta na parte da frente do que na parte de trás. Se você for fazer a barra dela, saiba que ela deve apenas encostar no sapato!

Você segue um estilo mais moderno? Então, pode encurtar a barra, no máximo, 2 centímetros acima do sapato. O tornozelo à mostra transmite uma imagem mais atual – só preste bem atenção no tamanho para não sair por aí como quem está preparado para uma enchente.

Se você for mais clássico e não quiser ousar, pode esticar um pouco o comprimento – um dedo abaixo do tornozelo é o ideal.

Fique de olho na altura do sapato

Créditos: Reprodução

Digamos que você foi para a loja comprar uma calça social mas, no provador, experimentou a calça com um tênis, descalço ou de meia. Na hora, o comprimento pareceu ótimo mas, quando você foi se arrumar para trabalhar, percebeu que ela ficou mais comprida que o esperado? Pois é: isso aconteceu porque você não experimentou a roupa com o sapato que você vai usar.

Sapatos tem alturas diferentes e, obviamente, características diferentes. Quando for comprar uma calça ou fazer a barra, leve junto o sapato que você mais vai usar com ela.

A altura ideal para calças sociais

Créditos: Reprodução

Calças sociais com o corte reto pedem uma altura mais discreta: a barra deve encostar levemente na frente do sapato e seguir a linha de cima do salto na parte de trás.

Não precisa ficar inseguro: esse tipo de caimento é perfeito para a maioria dos homens, não importa se você for gordo, magro ou baixinho.

Tecidos nobres seguem algumas regras: os cadarços do sapato nunca devem ser cobertos pela barra da calça.

Para usar sem meia

Créditos: Reprodução

Quer fazer um estilo mais descolado? Faça a barra da calça alguns centímetros acima do sapato, mais ou menos no meio do osso do tornozelo. Esse tipo de caimento combina com calças mais justas, jeans e sarja.

Esse tipo de corte também deve ser usado sem meia, ok? E combina mais com homens mais magros – afinal, tornozelos à mostra podem dividir a imagem do seu corpo e te fazer parecer maior.

Se você não quiser fazer a barra, pode apenas dobrá-la e, assim, variar de acordo com o sapato que você vai escolher. Essa dica é excelente para calças jeans.

Comprimento atual

Créditos: Reprodução

Esse tipo de barra quase não encosta na parte da frente do sapato e, por isso, os cadarços ficam à mostra e ainda dá para ver um pouco da meia. É o corte mais comum para jovens que precisam trabalhar com calça social mas que, mesmo assim, não querem perder a originalidade e a personalidade.

Para não errar

Créditos: Reprodução

 

É melhor evitar o comprimento conhecido como “tradicional” das calças sociais. Esse tipo de barra sobrepõe os sapatos e transmite a ideia de que você errou no tamanho.

Se mesmo assim você quiser arriscar, tome cuidado para na pisar na calça e faça a barra considerando que o tecido deve cair sobre o sapato. É comum, nesse caso, fazer pelo menos duas quebras e a parte de trás da barra deve ficar na altura do salto.

A barra italiana

Créditos: Reprodução

A barra dobrada, com cerca de 4cm, é típica das calças sociais e mesmo que você não entenda muito dessas coisas, provavelmente já reparou nesse modelo por aí. Ele ajuda a alongar as pernas mas, para isso, a barra deve ser reta, com o mesmo comprimento na parte da frente e na parte de trás.

Barras em ateliês

Créditos: Reprodução

Se você for levar sua calça para fazer a barra em um ateliê, saiba que os quatro principais tipos de barra são a: barra à mão, barra italiana, a barra simples e a original.

A barra à mão – ou invisível – é a mais utilizada nas calças sociais. Como o nome diz, ela é toda feita à mão com pontos delicados e só dá para vê-los do lado de dentro da peça. A medida mais comum da barra social é uma virada de 5cm.

A barra italiana, como já falamos antes, é utilizada em peças mais clássicas e pode ser feita à mão ou em uma máquina.

A barra simples é bem simples mesmo: a virada do tecido é feita na largura desejada e a costura também não é muito elaborada. Esse tipo de barra é ideal para calças de sarja e normalmente é feita na máquina.

Por último, a barra original é a barra que conserva as características originais da peça, como o efeito da calça e a lavagem. Ela é cortada no tamanho certo e depois é aplicada a mesma barra, não deixando sobra por dentro. Você já deve ter visto esse tipo de barra em calças jeans porque ela é a mais comum na produção industrial.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »