Suas calças estão no comprimento certo?

Cada tipo de calça pede um comprimento diferente e, independente do seu estilo, descobrir se você está usando a sua de forma correta é fundamental para transmitir uma boa imagem e também destacar os pontos fortes do seu corpo.

Estamos em 2016 e você ainda acha que se preocupar com a sua roupa é frescura? Já passou da hora de começar a entender o seu corpo e descobrir quais cortes, tecidos e cores combinam com ele e podem, ainda, destacar seus pontos fortes!

Para não transmitir aquela imagem desleixada e também equilibrar as proporções do seu corpo, é fundamental prestar atenção no comprimento e na largura das suas roupas. Hoje, o foco vai ser o comprimento certo de uma calça, não importa o estilo dela – ou o seu.

Entendendo a costura da calça masculina

Créditos: Reprodução

Tenha em mente que a calça masculina é levemente mais curta na parte da frente do que na parte de trás. Se você for fazer a barra dela, saiba que ela deve apenas encostar no sapato!

Você segue um estilo mais moderno? Então, pode encurtar a barra, no máximo, 2 centímetros acima do sapato. O tornozelo à mostra transmite uma imagem mais atual – só preste bem atenção no tamanho para não sair por aí como quem está preparado para uma enchente.

Se você for mais clássico e não quiser ousar, pode esticar um pouco o comprimento – um dedo abaixo do tornozelo é o ideal.

Fique de olho na altura do sapato

Créditos: Reprodução

Digamos que você foi para a loja comprar uma calça social mas, no provador, experimentou a calça com um tênis, descalço ou de meia. Na hora, o comprimento pareceu ótimo mas, quando você foi se arrumar para trabalhar, percebeu que ela ficou mais comprida que o esperado? Pois é: isso aconteceu porque você não experimentou a roupa com o sapato que você vai usar.

Sapatos tem alturas diferentes e, obviamente, características diferentes. Quando for comprar uma calça ou fazer a barra, leve junto o sapato que você mais vai usar com ela.

A altura ideal para calças sociais

Créditos: Reprodução

Calças sociais com o corte reto pedem uma altura mais discreta: a barra deve encostar levemente na frente do sapato e seguir a linha de cima do salto na parte de trás.

Não precisa ficar inseguro: esse tipo de caimento é perfeito para a maioria dos homens, não importa se você for gordo, magro ou baixinho.

Tecidos nobres seguem algumas regras: os cadarços do sapato nunca devem ser cobertos pela barra da calça.

Para usar sem meia

Créditos: Reprodução

Quer fazer um estilo mais descolado? Faça a barra da calça alguns centímetros acima do sapato, mais ou menos no meio do osso do tornozelo. Esse tipo de caimento combina com calças mais justas, jeans e sarja.

Esse tipo de corte também deve ser usado sem meia, ok? E combina mais com homens mais magros – afinal, tornozelos à mostra podem dividir a imagem do seu corpo e te fazer parecer maior.

Se você não quiser fazer a barra, pode apenas dobrá-la e, assim, variar de acordo com o sapato que você vai escolher. Essa dica é excelente para calças jeans.

Comprimento atual

Créditos: Reprodução

Esse tipo de barra quase não encosta na parte da frente do sapato e, por isso, os cadarços ficam à mostra e ainda dá para ver um pouco da meia. É o corte mais comum para jovens que precisam trabalhar com calça social mas que, mesmo assim, não querem perder a originalidade e a personalidade.

Para não errar

Créditos: Reprodução

 

É melhor evitar o comprimento conhecido como “tradicional” das calças sociais. Esse tipo de barra sobrepõe os sapatos e transmite a ideia de que você errou no tamanho.

Se mesmo assim você quiser arriscar, tome cuidado para na pisar na calça e faça a barra considerando que o tecido deve cair sobre o sapato. É comum, nesse caso, fazer pelo menos duas quebras e a parte de trás da barra deve ficar na altura do salto.

A barra italiana

Créditos: Reprodução

A barra dobrada, com cerca de 4cm, é típica das calças sociais e mesmo que você não entenda muito dessas coisas, provavelmente já reparou nesse modelo por aí. Ele ajuda a alongar as pernas mas, para isso, a barra deve ser reta, com o mesmo comprimento na parte da frente e na parte de trás.

Barras em ateliês

Créditos: Reprodução

Se você for levar sua calça para fazer a barra em um ateliê, saiba que os quatro principais tipos de barra são a: barra à mão, barra italiana, a barra simples e a original.

A barra à mão – ou invisível – é a mais utilizada nas calças sociais. Como o nome diz, ela é toda feita à mão com pontos delicados e só dá para vê-los do lado de dentro da peça. A medida mais comum da barra social é uma virada de 5cm.

A barra italiana, como já falamos antes, é utilizada em peças mais clássicas e pode ser feita à mão ou em uma máquina.

A barra simples é bem simples mesmo: a virada do tecido é feita na largura desejada e a costura também não é muito elaborada. Esse tipo de barra é ideal para calças de sarja e normalmente é feita na máquina.

Por último, a barra original é a barra que conserva as características originais da peça, como o efeito da calça e a lavagem. Ela é cortada no tamanho certo e depois é aplicada a mesma barra, não deixando sobra por dentro. Você já deve ter visto esse tipo de barra em calças jeans porque ela é a mais comum na produção industrial.

Compartilhe
Maria Confort
Maria Confort

Jornalista, cinéfila, fanática por literatura e, por isso, apaixonada pela ideia de entender pessoas.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso