Camisa polo: como usar e o que evitar

A camisa polo não está tão em alta como em outros tempos, mas é uma peça obrigatória no armário de um homem e sempre terá seu valor

A camisa polo não vive mais o seu auge no mundo da moda masculina, mas a peça está longe de ter perdido seu valor e ainda é obrigatória no armário de qualquer homem. Inclusive no de David Beckham, ex-jogador e ícone do estilo, que já disse ter a polo como uma de suas peças favoritas.

O uso da polo não é dos mais complicados, até porque ela é um grande coringa no visual masculino. Mas há algumas coisas que não podem ser feitas com ela. Preparamos um guia para você saber como usar e o que evitar na hora de vestir a polo.

Tamanho

Tamanho da polo

O tamanho é importante, porque segue um certo padrão de estilo: nem muito grande, nem muito justa. Larga demais fica feio, caindo sobre a calça e criando um visual largado. Apertada demais fica muito “sertanejo” e denuncia os quilinhos a mais em alguns casos.

Cores, listras e detalhes

Kevingston Polo

Um estilo muito comum de polo é o rugby, com peças que remetem aos uniformes das equipes britânicas. Mas cuidado: não exagere na mistura de cores, detalhes, listras e números. Algumas lojas criam verdadeiros mosaicos nas polos e isso não é legal. Quanto mais simples, melhor.

Acessórios

Acessórios

Colares, pulseiras e acessórios não combinam muito com a polo, que tem estilo mais clássico. Um dos únicos acessórios permitidos e que até incrementam o uso da peça é o relógio, principalmente se tiver desenho tradicional.

Cinto

Cinto

O cinto é uma peça auxiliar no seu visual e você não vai querer chamar atenção para ele. Aposte em cintos bem simples, com fivelas discretas e cores mais neutras. Um cinto colorido demais e/ou de fivela grande com a polo para dentro da calça é um tiro no bom gosto.

Peças sobrepostas

Peça sobreposta

Uma opção legal para o seu visual é a sobreposição de peças. Suéter, cardigan e até um casaco mais pesado por cima da polo funcionam bem. O blazer também pode combinar, mas prefira o uso dele com uma camisa social ou xadrez. Importante: nunca use camiseta por baixo da polo. Nunca.

Com calça

Calça

A aposta na calça jeans é sempre certeira, com uma camisa polo então… Aí é que não dá para errar no visual. Se for usar outras calças, opte pelas lisas e mais neutras. E lembre-se de criar contraste: se a polo é clara, use uma calça mais escura e vice-versa.

Com bermuda

Short com polo

Na combinação com bermudas, melhor escolher modelos mais curtos (no máximo até os joelhos) e de tecido mais fino. A polo com aquelas bermudas cargo, cheias de bolsos, não fica legal porque mistura o descolado demais com o clássico mais básico.

Sapatos e tênis

Tênis Lacoste

A camisa polo é bem democrática quanto à variedade de calçados. Tênis mais descolados, sapatênis e sapatos combinam com a peça. Até chinelos, em um visual com shorts de verão, podem ser usados. Apenas evite tênis esportivo, de corrida e prática de exercícios.

Bruno Rodrigues
Bruno Rodrigues

Paulistano, louco por futebol e jornalista. Necessariamente nessa ordem porque esse sou eu.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso