5 coisas sobre roupas sociais (que todo homem deveria saber)

Comprimento do terno

O traje social provavelmente é a combinação de peças que mais exige cuidados na moda masculina. Se vestir bem com esse tipo de visual não significa simplesmente colocar qualquer terno, camisa e gravata.

Para que você use esse tipo de roupa com estilo, preparamos uma pequena lista com as dicas fundamentais a serem seguidas, baseadas na montagem mais clássica e neutra do social, boa para diferentes ocasiões em que se exige o traje (casamentos e trabalho, principalmente).

A medida das peças

Terno grande

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Na hora de escolher as peças do traje social, você precisa saber suas medidas e precisa também ter algo em mente: um bom conjunto só é bom mesmo quando está ajustado.

Ternos gigantes, calças largas demais sobrando sobre o sapato… Isso não é legal e você cai muito no conceito de estilo.

Altura da gravata

Altura da gravata

Uma dúvida natural dos homens é sobre a altura ideal da gravata. Especialistas em moda e estilo colocam a fivela do cinto como referência.

Isso significa que a ponta da gravata pode ir até o cinto ou ficar um pouquinho acima, mas de preferência que a peça não ultrapasse a fivela e “invada” a calça.

Camisa e gravata

Camisa e gravata

A escolha da gravata e da camisa precisa acontecer pensando no coletivo, não em cada peça individualmente. Gravatas com estampa precisam ter padrões diferentes do da camisa, como no exemplo acima (bolas e xadrez).

Os tons de uma peça para a outra precisam ser diferentes também, criando contraste. Mas aposte em tons discretos, para não chamar atenção desnecessária e se sair melhor nas combinações.

Meias

Black socks

Outro ponto importante para a montagem de um visual social clássico é a meia. Sua cor precisa ser a mesma do terno, então se o terno é preto, meias pretas e por aí vai.

Há gente que libera o uso de meias coloridas para combinações de social mais descontraídas, mas aqui não é o caso. Estamos falando do formal, clássico.

Cinto e sapato

Cinto e sapato

Quando o terno é preto, fica fácil: cinto preto e sapato na mesma cor acompanhando. Mas quando você opta por outras cores, preste atenção na combinação de cinto e sapato. Eles precisam ter o mesmo tom, caso contrário você desequilibra o visual.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »