5 coisas sobre roupas sociais (que todo homem deveria saber)

Na hora de usar roupa social, principalmente a combinação clássica do terno (paletó, calça e gravata), existem alguns cuidados que você precisa tomar

O traje social provavelmente é a combinação de peças que mais exige cuidados na moda masculina. Se vestir bem com esse tipo de visual não significa simplesmente colocar qualquer terno, camisa e gravata.

Para que você use esse tipo de roupa com estilo, preparamos uma pequena lista com as dicas fundamentais a serem seguidas, baseadas na montagem mais clássica e neutra do social, boa para diferentes ocasiões em que se exige o traje (casamentos e trabalho, principalmente).

A medida das peças

Terno grande

Na hora de escolher as peças do traje social, você precisa saber suas medidas e precisa também ter algo em mente: um bom conjunto só é bom mesmo quando está ajustado.

Ternos gigantes, calças largas demais sobrando sobre o sapato… Isso não é legal e você cai muito no conceito de estilo.

Altura da gravata

Altura da gravata

Uma dúvida natural dos homens é sobre a altura ideal da gravata. Especialistas em moda e estilo colocam a fivela do cinto como referência.

Isso significa que a ponta da gravata pode ir até o cinto ou ficar um pouquinho acima, mas de preferência que a peça não ultrapasse a fivela e “invada” a calça.

Camisa e gravata

Camisa e gravata

A escolha da gravata e da camisa precisa acontecer pensando no coletivo, não em cada peça individualmente. Gravatas com estampa precisam ter padrões diferentes do da camisa, como no exemplo acima (bolas e xadrez).

Os tons de uma peça para a outra precisam ser diferentes também, criando contraste. Mas aposte em tons discretos, para não chamar atenção desnecessária e se sair melhor nas combinações.

Meias

Black socks

Outro ponto importante para a montagem de um visual social clássico é a meia. Sua cor precisa ser a mesma do terno, então se o terno é preto, meias pretas e por aí vai.

Há gente que libera o uso de meias coloridas para combinações de social mais descontraídas, mas aqui não é o caso. Estamos falando do formal, clássico.

Cinto e sapato

Cinto e sapato

Quando o terno é preto, fica fácil: cinto preto e sapato na mesma cor acompanhando. Mas quando você opta por outras cores, preste atenção na combinação de cinto e sapato. Eles precisam ter o mesmo tom, caso contrário você desequilibra o visual.

Bruno Rodrigues
Bruno Rodrigues

Paulistano, louco por futebol e jornalista. Necessariamente nessa ordem porque esse sou eu.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso